Translate

Inscreva-se no canal ProAlex

19.9.17

Colocação Pronominal - Amor I love you - Paródias Pedagógicas - ProAlex

Olá, amigo(a)!

Depois de muito tempo sem gravar, por motivos alheios a minha vontade, eis aqui mais um vídeo. Claro, sempre acompanhado do pequeno ukulele.

Desta vez, o assunto é a colocação ou posição dos pronomes pessoais oblíquos átonos dentro da frase. Sim, isso pode não ser levado muito a sério ao falarmos, em nossas conversas do dia a dia, mas na escrita é muito importante que saibamos quando usar um ou outro. Ainda mais quando temos que prestar algum vestibular ou fazer alguma avaliação, das mais simples às mais importantes.

Espero que o vídeo seja útil para que estudes ou relembres os usos formais destas pequenas palavrinhas: me, te, se, nos, vos, lhe, lhes, a, as, o, os. Se isso acontecer, gentilmente, dê um "like" e compartilhe o vídeo.

Bons estudos!...


Link de inscrição no canal ProAlex: http://bit.ly/proalex
Blog do ProAlex: www.letralex.blogspot.com.br


Colocação pronominal – Amor I love you – Marisa Monte – Paródias Pedagógicas – ProAlex
Vamos falar de pronomes, pois é preciso entender                 
Onde eu coloco o pronome oblíquo e suas regras sabeer        
Ele virá antes do verbo se um atrativo tiver:                 
“P.A.C.I.” comigo e os Pronomes - Próclise o seu nome é    
É um assunto bem leegal. Quer entender?... Atenção!        
Deixa eu dizer outra coisa, quando o verbo estiver
Em tempo futuro, pronome no meio. Será a mesóclise, éé!      
Se o verbo for imperativo ou infinito
Sua posição será na frente, chama-se ênclise, afiiiinal    
Posiçãããão dos pronomes. Quer entender?..... Ateeenção!
Minha mente está concentrada. Estudo a lição todo diia. E os pronomes entendi.
Posição dos pronomes. Posição dos pronomes.
Posição dos pronomes. Agora eu entendi.
Posição dos pronomes. Me, te, se nos, vos,
Lhe, lhes, a, as, o, os. Agora eu eeentendi.
Tinha memorizado, após anotar no caderno diversas vezes.
Era a milésima vez que estudava aquelas formalidades.
E a minha ignorância extinguia-se ao pensar nas regras advindas delas.
Como um atendente de telemarketing que se animava com uma xícara de café quentinho,
Sentia um acréscimo de estima por mim mesmo.
E eu era, então, o desbravador de um mundo que pode nos trazer um futuro mais brilhante
E onde cada conceito tem o seu motivo coerente,
Cada regra tem a sua lógica.
E meu cérebro se enche, assim, de uma energia radiosa e contagiante
Posição dos pronomes. Posição dos pronomes.
Posição dos pronomes. Agora eu eeentendi.
Posição dos pronomes. Me, te, se nos, vos,
Lhe, lhes, a, as, o, os. Agora eu eeentendi.
Posição dos pronoooooomes. Posição dos pronoooooomes.
Posição dos pronoooooomes. Agora eu entendiiiiiiiiiiiiiiiii.

Apostila com todas as letras das paródias do canal ProAlex disponível aqui: http://bit.ly/apostilaparódiaproalex

Nenhum comentário:

Postar um comentário