A decolonização como forma de valorizar a cultura local e
romper com a segregação étnica e cultural
Decolonial é um processo de valorização da cultura local que não despreza as
demais culturas. Consiste em uma teoria, mas vai além, buscando formas práticas
de romper com a segregação étnica e cultural. Nesse sentido, é uma forma de ser
e atuar no mundo valorizando sua própria cultura, consequentemente, causando o
rompimento com a colonialidade - pensamentos, atitudes e práticas culturais
provenientes da colonização - que persiste em meio a modernidade.
Um exemplo prático de decolonização é dado por Joaquim
Torres Garcia, em sua obra Nuestro norte el er sur, na qual apresenta o
mapa da América do Sul invertido. Ao fazer isso, o autor provoca uma reflexão
sobre as influências europeias sobre os países americanos, ajudando-nos a
pensar sobre como a dominação política, econômica e religiosa – muitas vezes,
com a violência justificada pelo direito de “civilizar” - segrega étnica e
culturalmente outros povos de forma a subjugá-los.
De acordo com Souza (2019) e em conformidade com o que diz
Mignolo (2007, p. 301 apud SOUZA 2019), a segregação étnica e cultural
proveniente do Eurocentrismo - termo que “não dá nome a um lugar geográfico,
mas à hegemonia de uma forma de pensar”, está presente em nossa história, em
nossa Arte, principalmente na dimensão visual - a qual, muitas vezes, é aceita
de maneira dócil e acrítica pelos profissionais da educação, e reflete os
ideias estéticos colonizadores.
Enfim, considerando todo esse contexto de segregação étnica
e cultural e a necessidade de valorização da cultura local, é possível, justo e
necessário que as instituições responsáveis pela Educação reflitam sobre estas
questões relacionadas à decolonização e invistam na formação contínua de
estudantes e professores, de modo que possam atuar de forma menos dócil e mais
acrítica e promovam uma Educação que vai de encontro ao rompimento da
ignorância, do desprezo e do silenciamento sobre a segregação étnica e cultural
que ainda persiste em nossos dias.
Referências:
OLIVEIRA, L. F. de, CANDAU, V. M. F. Pedagogia decolonial e educação
antirracista e intercultural no brasil. v.26. n.01. Belo Horizonte: Educação em
Revista. Abril de 2010, p.15-40. Acesso em: <
http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n1/02.pdf> Acesso em: 11 abril 2020
SOUZA, Rubens. Arte, Cultura Visual e Educação das Relações Étnico-Raciais.
Santos: Núcleo de Educação a Distância da UNIMES, 2019. (Material didático.
Curso de Licenciatura em Artes Visuais). Disponível em: Acesso em: 11 abril
2020
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