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19.8.20

A decolonização como forma de valorizar a cultura local e romper com a segregação étnica e cultural


A decolonização como forma de valorizar a cultura local e romper com a segregação étnica e cultural

Decolonial é um processo de valorização da cultura local que não despreza as demais culturas. Consiste em uma teoria, mas vai além, buscando formas práticas de romper com a segregação étnica e cultural. Nesse sentido, é uma forma de ser e atuar no mundo valorizando sua própria cultura, consequentemente, causando o rompimento com a colonialidade - pensamentos, atitudes e práticas culturais provenientes da colonização - que persiste em meio a modernidade.


Um exemplo prático de decolonização é dado por Joaquim Torres Garcia, em sua obra Nuestro norte el er sur, na qual apresenta o mapa da América do Sul invertido. Ao fazer isso, o autor provoca uma reflexão sobre as influências europeias sobre os países americanos, ajudando-nos a pensar sobre como a dominação política, econômica e religiosa – muitas vezes, com a violência justificada pelo direito de “civilizar” - segrega étnica e culturalmente outros povos de forma a subjugá-los.

De acordo com Souza (2019) e em conformidade com o que diz Mignolo (2007, p. 301 apud SOUZA 2019), a segregação étnica e cultural proveniente do Eurocentrismo - termo que “não dá nome a um lugar geográfico, mas à hegemonia de uma forma de pensar”, está presente em nossa história, em nossa Arte, principalmente na dimensão visual - a qual, muitas vezes, é aceita de maneira dócil e acrítica pelos profissionais da educação, e reflete os ideias estéticos colonizadores.

Enfim, considerando todo esse contexto de segregação étnica e cultural e a necessidade de valorização da cultura local, é possível, justo e necessário que as instituições responsáveis pela Educação reflitam sobre estas questões relacionadas à decolonização e invistam na formação contínua de estudantes e professores, de modo que possam atuar de forma menos dócil e mais acrítica e promovam uma Educação que vai de encontro ao rompimento da ignorância, do desprezo e do silenciamento sobre a segregação étnica e cultural que ainda persiste em nossos dias. 

Referências:

OLIVEIRA, L. F. de, CANDAU, V. M. F. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no brasil. v.26. n.01. Belo Horizonte: Educação em Revista. Abril de 2010, p.15-40. Acesso em: < http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n1/02.pdf> Acesso em: 11 abril 2020

SOUZA, Rubens. Arte, Cultura Visual e Educação das Relações Étnico-Raciais. Santos: Núcleo de Educação a Distância da UNIMES, 2019. (Material didático. Curso de Licenciatura em Artes Visuais). Disponível em: Acesso em: 11 abril 2020



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