Translate

Inscreva-se no canal ProAlex

13.1.16

Depoimento de leitura

Leitura, um mundo encantado - ProAlex

Não sou um viciado em livros, mas, digo com convicção, gosto de ler. Acredito que a leitura seja uma necessidade básica do ser humano, pois é por ela que nos tornamos realmente reflexivos, adquirimos o saber, aprendemos a entender mais sobre os problemas do cotidiano, sobre a vida e as pessoas.

Recordo-me de minhas primeiras experiências com a leitura, antes mesmo de adentrar aos portões da escola. Devia ser por volta dos meus quatro anos de idade (ano de 1980), quando minha querida mãe comprou para mim alguns livrinhos de estórias infantis, cheios de imagens que se destacavam ao abrir das páginas. Lembro-me de algumas dessas estórias: O patinho feio, Chapeuzinho vermelho, O gato de botas e Rapunzel. Esse era meu mundo fantástico. Eu passava horas lendo aquelas imagens e interpretando-as. Que época maravilhosa, um mundo encantado e cheio de finais felizes que até hoje me inspira.

Mas quando chegou a adolescência senti que meu mundo maravilhoso começou a mudar. Foi nesse período que comecei a fazer algumas perguntas até hoje tão intrigantes como antes: “De onde vim?”, “Pra onde vou?”, “O que é ser feliz?”, “Quem é Deus?”, "O que é pecado ou errado, o que não é pecado ou certo?" e tantos outros questionamentos intrínsecos ao ser humano.  Como sou de uma família que sempre foi muito católica e de uma educação pautada nos princípios cristãos, isso influenciou muito minhas escolhas de leitura na adolescência onde lia muita literatura cristã. Eu passava horas e horas lendo esses livros, e muito do que li hoje faz parte de mim, do meu pensar, do meu caráter.

Posso dizer que a leitura é mais do que um instrumento para busca de conhecimento, ela é uma necessidade básica para a vida. Ler é mais uma forma de se aventurar, de lutar, de viver, de sonhar e ser feliz. Ler me faz bem.

por Alex S. S. Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário