Translate

Inscreva-se no canal ProAlex

9.6.20




ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR(A) _____________________________________
ROTEIRO DE ESTUDOS – ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ROTEIRO DE ESTUDOS Nº: _____        SEMANA: de ___/06 a ___/06              TURMA: 6º ANO(s) _____________.
DISCIPLINA: Língua Portuguesa                             PROFESSOR: _______________

HABILIDADES ESSENCIAIS DO 2º BIMESTRE – 2020
CURRÍCULO PAULISTA - LÍNGUA PORTUGUESA – 6º ANO

DESCRITOR:  Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação
CAMPO DE ATUAÇÃO:  Jornalístico/midiático
PRÁTICA DE LINGAUGEM:  Produção de textos
CÓDIGO:  EF69LP07B
OBJETO DO CONHECIMENTO:  Textualização

DESCRITOR:  Identificar crítica ou ironia/humor presente em tirinhas, memes, charges, por exemplo.
CAMPO DE ATUAÇÃO:  Jornalístico/midiático
PRÁTICA DE LINGAUGEM:  Leitura
CÓDIGO:  EF69LP03D
OBJETO DO CONHECIMENTO: Estratégia de  leitura: apreender

DESCRITOR:  Desenvolver atitude crítica frente aos textos jornalísticos.
CAMPO DE ATUAÇÃO:  Jornalístico/midiático
PRÁTICA DE LINGAUGEM:  Leitura
CÓDIGO:  EF06LP01B
OBJETO DO CONHECIMENTO: Reconstrução do contexto de produção,  circulação e recepção de textos. Caracterização do campo jornalístico e relação entre os gêneros em circulação, mídias e práticas da

DESCRITOR:  Utilizar, ao produzir textos em diferentes gêneros, conhecimentos
linguísticos e gramaticais: tempos verbais, concordância nominal e verbal, regras ortográficas, pontuação etc.
CAMPO DE ATUAÇÃO:  Todos
PRÁTICA DE LINGAUGEM:  Análise Linguística/Semiótica
CÓDIGO:  EF06LP11
OBJETO DO CONHECIMENTO:  Elementos notacionais

DESCRITOR:  Identificar recursos estilísticos e semióticos presentes em textos jornalísticos e publicitários.
CAMPO DE ATUAÇÃO:  Todos
PRÁTICA DE LINGAUGEM:  Análise Linguística/Semiótica
CÓDIGO:  EF69LP17
OBJETO DO CONHECIMENTO: Estilo

DESCRITOR:  Justificar, em textos multissemióticos, o efeito de sentido (humor, ironia ou crítica) produzido pelo uso de palavras, expressões, imagens, clichês, recursos iconográficos, pontuação, entre outros.
CAMPO DE ATUAÇÃO:  Jornalístico/midiático
PRÁTICA DE LINGAUGEM:  Leitura
CÓDIGO:  EF69LP05B
OBJETO DO CONHECIMENTO: Efeitos de sentido

P.S.: ATIVIDADES ADAPTADAS PARA ESSE CONTEXTO DE ESTUDOS.


Caro aluno,

                após ler e estudar um pouco sobre notícias nos roteiros anteriores, ter assistido e refletido sobre os textos e vídeos apresentados em: https://bit.ly/noticia-proalex você deve estar mais preparado para fazer as atividades a seguir. São atividades para aprofundarmos os estudos sobre o gênero NOTÍCIA. Então, faça tudo com muita dedicação. Anote em seu caderno (Número da Missão, número da atividade e as letras de cada item, na hora de responder), de forma bem organizada, isso será bom para sua própria organização e para apresentar o caderno ao professor quando retornarem as aulas presenciais, ok?.... Qualquer dúvida, me procure no grupo do WhatsApp Escolar ou no meu e-mail: ____________________    Desejo sucesso em seus estudos! Foco, força e fé! #tmjunto

Professor(a) ___________________
VÍDEO: 
Noticiando na escola (Esperando na janela) - Gilberto Gil - Paródias Pedagógias - ProAlex


MISSÃO 1 - CAMPO JORNALÍSTICO-MIDIÁTICO
1. Leia o título da NOTÍCIA abaixo, extraída do site G1. Qual será o assunto da notícia?


2. Rede de Ideias: Você já sabe que todo texto é escrito por alguém (um autor), com uma finalidade (informar, ensinar, divertir, orientar...), um assunto (um tema), um destinatário (um leitor, um público-alvo) e que precisa ser publicado em algum lugar (jornal, revista, mural, site...), para que o leitor tenha acesso a ele. Já sabe também que esse conjunto de informações se chama CONTEXTO DE PRODUÇÃO. O contexto de produção de um texto é muito importante para a sua interpretação, pois ele interfere no seu conteúdo. A NOTÍCIA é um gênero textual que demonstra facilmente essa relação entre o contexto de produção e o conteúdo de um texto, já que ela está diretamente relacionada aos acontecimentos do dia a dia. Lembre-se sempre de analisar o contexto de produção de qualquer texto que você venha a ler!

Quanto à NOTÍCIA do site G1, identifique o seu contexto de produção:
a. Quem a escreveu? R:
b. Para quem ela foi escrita? R:
c. Onde ela foi publicada? R:
d. Qual a finalidade da NOTÍCIA, isto é, com que objetivo você acha que a NOTÍCIA foi escrita? R:
e. Qual o assunto da NOTÍCIA? R:



3. Em relação ao título da notícia – DIGITAL INFLUENCER DE 77 ANOS USA REDE SOCIAL PARA COMPARTILHAR ROTINA DE ISOLAMENTO, responda:
a. É possível antecipar o assunto da notícia apenas pela leitura do título? Explique. R:

b. Que outras informações sobre o assunto da notícia podem ser antecipadas pela leitura do subtítulo: CORACY FARIA MANTÉM PÁGINA NO INSTAGRAM E FAZ LIVES E POSTS COM DICAS DO QUE FAZER EM CASA. INFLUENCER DA TERCEIRA IDADE TEM 20 MIL SEGUIDORES. R:

c. Qual é a relação de sentidos estabelecida entre as palavras DIGITAL INFLUENCER – INSTAGRAM – LIVES – POSTS – SEGUIDORES e o contexto atual em que vivemos? Explique.  R:

d. O que as palavras acima significam? Você as conhece? Onde essas palavras são utilizadas com mais frequência? Você deve ter percebido que esses termos não são exatamente próprios da Língua Portuguesa. Por que você acha que “emprestamos” certos termos estrangeiros em nossa comunicação? Explique. R:

MISSÃO 2 - CAMPO JORNALÍSTICO-MIDIÁTICO

4. Agora leia a LEAD da NOTÍCIA a seguir:

Uma idosa, de 77 anos, de São José dos Campos, usa uma rede social para mostrar sua rotina durante o isolamento. Coracy Faria dá dicas de maquiagem, receitas, formas de usar o tempo e até lives com sessões de pilates. O perfil do blog tem mais de 20 mil seguidores e até patrocinadores.

Você consegue identificar as informações principais da NOTÍCIA presentes no LEAD? Tente responder às perguntas abaixo:

a. O que aconteceu/ qual é o fato noticiado? R:
b. Quando aconteceu o fato? R:
c. Onde aconteceu o fato noticiado? R:
d. Com quem aconteceu o fato? R:
e. Por quê aconteceu o fato? R:

5. Leia novamente o LEAD da notícia e análise o tipo de linguagem empregada nesse parágrafo. Você considera esse trecho de fácil entendimento, escrito com clareza e objetividade? Explique. R:

6. Releia o TÍTULO, o SUBTÍTULO e o LEAD da notícia e identifique as seguintes informações: a. o tempo verbal empregado em cada parte da notícia:

(    ) presente             (      ) passado                      (     ) futuro .  Por que você acha que esse tempo verbal está sendo utilizado na notícia, ou seja, que sentido o uso desse tempo verbal provoca no leitor (sentido de ação de ainda pode ocorrer, de ação concluída, de ação em andamento ou rotineira etc.)? Explique. R:

7. Leia os próximos parágrafos da NOTÍCIA:


Cora conta que sempre foi analógica. Escutava música só de vinil e o mais tecnológico que tinha contato era a TV. Foi por lá que teve a ideia de criar o blog depois de perder o marido e a irmã e começar a se sentir solitária. Com a ajuda do neto, comprou um celular e criou o perfil no Instagram e o canal no Youtube.
Ela conta que no começo foi difícil aprender, mas o atrativo de estar conectada com muitas pessoas ao mesmo tempo, ver de perto a rotina de seus ídolos e encontrar pessoas que tinham passado por sua vida há décadas a mantiveram firmes.
"O mais legal era que eu podia entrar no perfil do Leonardo, ver o dia a dia dele. Ele até já me respondeu. Ver minhas amigas pela tela. Antes, nem WhatsApp eu tinha, pensa como isso tudo foi uma revolução", conta.


a. Como você explicaria a seguinte oração da NOTÍCIA a um colega que não tivesse entendido o trecho: Cora conta que sempre foi analógica ? O que seria uma pessoa analógica? R:

b. Qual seria o oposto, o contrário de ANALÓGICO? Das palavras abaixo, quais você acha que estão relacionadas a esse contexto? Você acha que a escolha dessas palavras à notícia cria um efeito de sentido de atualidade ao texto? Explique. VINIL – TV – BLOG – INSTAGRAM – YOUTUBE – DIGITAL INFLUENCER – LIVES – POSTS – SEGUIDORES – REDES SOCIAIS – CONECTADA – PERFIL – TELA – WHATSAPP  R:

Quanto às informações apresentadas no segundo, terceiro e quarto parágrafos da NOTÍCIA, responda:
c. As informações contidas nesses parágrafos são mais importantes do que aquelas apresentadas no LEAD da notícia? Explique.  R:

d. A partir da resposta que você deu para a questão acima, assinale VERDADEIRO ou FALSO às afirmativas a seguir:

(    ) Em uma notícia as informações principais são apresentadas no primeiro parágrafo do texto, chamado de LEAD, que deve responder a perguntas como O QUE ACONTECEU, QUANDO, ONDE, COMO, POR QUE, COM QUEM, entre outras. Isso significa dizer que os demais parágrafos de uma notícia apresentam informações secundárias, complementares ao fato noticiado no primeiro parágrafo.
(    ) Pode-se afirmar que a NOTÍCIA emprega uma linguagem objetiva, explícita, segundo a norma padrão da Língua Portuguesa, mas com uma escolha de vocabulário de conhecimento geral do público-alvo.

e. Retome o terceiro parágrafo da NOTÍCIA a seguir e observe o uso de ASPAS (sinal de pontuação). O que esse sinal indica? Explique. R:

"O mais legal era que eu podia entrar no perfil do Leonardo, ver o dia a dia dele. Ele até já me respondeu. Ver minhas amigas pela tela. Antes, nem WhatsApp eu tinha, pensa como isso tudo foi uma revolução", conta.

f. No trecho a seguir: “Antes, nem WhatsApp eu tinha, pensa como isso tudo foi uma revolução", conta – a palavra destacada, o verbo contar, refere-se a quem? O que a escolha desse verbo revela sobre o contexto de produção dessa notícia? Explique. R:


MISSÃO 3 - CAMPO JORNALÍSTICO-MIDIÁTICO

8. Termine de ler a NOTÍCIA:

Coracy Faria mantém página no Instagram e faz lives e posts com dicas do que fazer em casa e compartilhando sua rotina —
Foto: Reprodução/ Instagram

Hoje, sozinha ela já faz suas lives, storys mostrando os recebidos enviados por marcas e produtores locais que ela usa o perfil para divulgar. Com a pandemia, incluiu a agenda de conteúdos storys compartilhando sua rotina em 60 dias dentro de casa, sem perder o bom humor.
Ligada nas tendências e virais, recentemente fez um vídeo no estilo 'challenge' com o antes e depois de uma maquiagem feita por ela mesma. Além de lives para conversar com seus seguidores sobre o isolamento, dar dicas de receitas de vó para mandar bem na cozinha e falar sobre a importância de ficar em casa.
"Essa ferramenta é ótima para aproximar as pessoas, a gente descobre várias possibilidades e não se sente mais tão sozinho. Nesse tempo distante um do outro, isso pode ser ainda mais importante para pessoas na minha idade".
Como 'influencer' já foi convidada por uma agência de viagens em uma parceria paga para fazer um cruzeiro pela costa brasileira. "Foi algo que eu nunca imaginei viver, Foi mágico". É patrocinada também por lojas de roupas e cosmético, além de restaurantes da região.
Apesar de toda a tecnologia, diz não se render a plataformas digitais de som. Seu jeito favorito de ouvir música ainda é na vitrola. Coloca pelas manhãs no mais alto volume e dança pela casa. "Eu ainda faço coisas de pessoas da minha idade. Faço bolinho de chuva para o meu neto. Coleciono vinis, mas não deixo de amar meus amiguinhos da internet".



a. Retome a resposta que você deu à questão E, da atividade 7, sobre o uso de ASPAS, e observe novamente o uso desse sinal de pontuação em parágrafos acima. Se achar necessário, corrija, acrescente ou altere sua resposta. R:

9. Que tal criar um MEME utilizando a fotografia abaixo?! Crie uma legenda, título ou balão de diálogo, criando um efeito de humor ao texto. R:



MISSÃO 4 - CAMPO JORNALÍSTICO-MIDIÁTICO

Descreva no seu caderno, na forma de tópicos, tudo que você aprendeu com essas atividades; Depois relate também em seu caderno, suas dificuldades ou facilidades ao desenvolver as atividades propostas.



As dificuldades transformam pessoas comuns em pessoas extraordinárias
Bons estudos

ATIVIDADES ADAPTADAS DO SITE: Portal LEDI

Nenhum comentário:

Postar um comentário