ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR(A) _____________________________________
ROTEIRO DE ESTUDOS – ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ROTEIRO DE ESTUDOS Nº: _____ SEMANA: de ___/06 a ___/06 TURMA: 6º ANO(s) _____________.
DISCIPLINA: Língua Portuguesa PROFESSOR: _______________
HABILIDADES ESSENCIAIS DO 2º BIMESTRE – 2020
CURRÍCULO PAULISTA - LÍNGUA PORTUGUESA – 6º ANO
DESCRITOR: Produzir
textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de
produção e circulação
CAMPO DE ATUAÇÃO:
Jornalístico/midiático
PRÁTICA DE LINGAUGEM:
Produção de textos
CÓDIGO: EF69LP07B
OBJETO DO CONHECIMENTO: Textualização
DESCRITOR:
Identificar crítica ou ironia/humor presente em tirinhas, memes,
charges, por exemplo.
CAMPO DE ATUAÇÃO:
Jornalístico/midiático
PRÁTICA DE LINGAUGEM:
Leitura
CÓDIGO: EF69LP03D
OBJETO DO CONHECIMENTO: Estratégia de leitura: apreender
DESCRITOR:
Desenvolver atitude crítica frente aos textos jornalísticos.
CAMPO DE ATUAÇÃO: Jornalístico/midiático
PRÁTICA DE LINGAUGEM:
Leitura
CÓDIGO: EF06LP01B
OBJETO DO CONHECIMENTO: Reconstrução do contexto de
produção, circulação e recepção de
textos. Caracterização do campo jornalístico e relação entre os gêneros em
circulação, mídias e práticas da
DESCRITOR: Utilizar,
ao produzir textos em diferentes gêneros, conhecimentos
linguísticos e gramaticais: tempos verbais, concordância nominal e verbal, regras ortográficas, pontuação etc.
linguísticos e gramaticais: tempos verbais, concordância nominal e verbal, regras ortográficas, pontuação etc.
CAMPO DE ATUAÇÃO:
Todos
PRÁTICA DE LINGAUGEM:
Análise Linguística/Semiótica
CÓDIGO: EF06LP11
OBJETO DO CONHECIMENTO: Elementos notacionais
OBJETO DO CONHECIMENTO: Elementos notacionais
DESCRITOR:
Identificar recursos estilísticos e semióticos presentes em textos
jornalísticos e publicitários.
CAMPO DE ATUAÇÃO:
Todos
PRÁTICA DE LINGAUGEM: Análise Linguística/Semiótica
PRÁTICA DE LINGAUGEM: Análise Linguística/Semiótica
CÓDIGO: EF69LP17
OBJETO DO CONHECIMENTO: Estilo
DESCRITOR:
Justificar, em textos multissemióticos, o efeito de sentido (humor,
ironia ou crítica) produzido pelo uso de palavras, expressões, imagens,
clichês, recursos iconográficos, pontuação, entre outros.
CAMPO DE ATUAÇÃO:
Jornalístico/midiático
PRÁTICA DE LINGAUGEM:
Leitura
CÓDIGO: EF69LP05B
OBJETO DO CONHECIMENTO: Efeitos de sentido
P.S.: ATIVIDADES ADAPTADAS PARA ESSE CONTEXTO DE ESTUDOS.
Caro aluno,
após
ler e estudar um pouco sobre notícias nos roteiros anteriores, ter assistido e
refletido sobre os textos e vídeos apresentados em: https://bit.ly/noticia-proalex você
deve estar mais preparado para fazer as atividades a seguir. São atividades para
aprofundarmos os estudos sobre o gênero NOTÍCIA. Então, faça tudo com muita
dedicação. Anote em seu caderno (Número da Missão, número da atividade e as letras
de cada item, na hora de responder), de forma bem organizada, isso será bom
para sua própria organização e para apresentar o caderno ao professor quando
retornarem as aulas presenciais, ok?.... Qualquer dúvida, me procure no grupo
do WhatsApp Escolar ou no meu e-mail: ____________________ Desejo sucesso em seus estudos! Foco,
força e fé! #tmjunto
Professor(a) ___________________
VÍDEO:
Noticiando na escola (Esperando na janela) - Gilberto Gil -
Paródias Pedagógias - ProAlex
1. Leia o título da NOTÍCIA abaixo, extraída do site G1. Qual
será o assunto da notícia?
2. Rede de Ideias: Você já sabe que todo texto é escrito por
alguém (um autor), com uma finalidade (informar, ensinar, divertir,
orientar...), um assunto (um tema), um destinatário (um leitor, um
público-alvo) e que precisa ser publicado em algum lugar (jornal, revista, mural,
site...), para que o leitor tenha acesso a ele. Já sabe também que esse
conjunto de informações se chama CONTEXTO DE PRODUÇÃO. O contexto de produção
de um texto é muito importante para a sua interpretação, pois ele interfere no
seu conteúdo. A NOTÍCIA é um gênero textual que demonstra facilmente essa
relação entre o contexto de produção e o conteúdo de um texto, já que ela está
diretamente relacionada aos acontecimentos do dia a dia. Lembre-se sempre de
analisar o contexto de produção de qualquer texto que você venha a ler!
Quanto à NOTÍCIA do site G1, identifique o seu contexto de
produção:
a. Quem a escreveu? R:
b. Para quem ela foi escrita? R:
c. Onde ela foi publicada? R:
d. Qual a finalidade da NOTÍCIA, isto é, com que objetivo
você acha que a NOTÍCIA foi escrita? R:
e. Qual o assunto da NOTÍCIA? R:
3. Em relação ao título da notícia – DIGITAL INFLUENCER DE 77 ANOS USA REDE SOCIAL PARA COMPARTILHAR ROTINA DE ISOLAMENTO, responda:
a. É possível antecipar o assunto da notícia apenas pela
leitura do título? Explique. R:
b. Que outras informações sobre o assunto da notícia podem
ser antecipadas pela leitura do subtítulo: CORACY FARIA MANTÉM PÁGINA NO
INSTAGRAM E FAZ LIVES E POSTS COM DICAS DO QUE FAZER EM CASA. INFLUENCER DA
TERCEIRA IDADE TEM 20 MIL SEGUIDORES. R:
c. Qual é a relação de sentidos estabelecida entre as
palavras DIGITAL INFLUENCER – INSTAGRAM – LIVES – POSTS – SEGUIDORES e o
contexto atual em que vivemos? Explique. R:
d. O que as palavras acima significam? Você as conhece? Onde
essas palavras são utilizadas com mais frequência? Você deve ter percebido que
esses termos não são exatamente próprios da Língua Portuguesa. Por que você
acha que “emprestamos” certos termos estrangeiros em nossa comunicação?
Explique. R:
MISSÃO 2 - CAMPO JORNALÍSTICO-MIDIÁTICO
4. Agora leia a LEAD da NOTÍCIA a seguir:
Uma idosa, de 77 anos, de São José dos Campos, usa uma rede
social para mostrar sua rotina durante o isolamento. Coracy Faria dá dicas de
maquiagem, receitas, formas de usar o tempo e até lives com sessões de pilates.
O perfil do blog tem mais de 20 mil seguidores e até patrocinadores.
Você consegue identificar as informações principais da
NOTÍCIA presentes no LEAD? Tente responder às perguntas abaixo:
a. O que aconteceu/ qual é o fato noticiado? R:
b. Quando aconteceu o fato? R:
c. Onde aconteceu o fato noticiado? R:
d. Com quem aconteceu o fato? R:
e. Por quê aconteceu o fato? R:
5. Leia novamente o LEAD da notícia e análise o tipo de
linguagem empregada nesse parágrafo. Você considera esse trecho de fácil
entendimento, escrito com clareza e objetividade? Explique. R:
6. Releia o TÍTULO, o SUBTÍTULO e o LEAD da notícia e
identifique as seguintes informações: a. o tempo verbal empregado em cada parte
da notícia:
( ) presente ( ) passado ( )
futuro . Por que você acha que esse
tempo verbal está sendo utilizado na notícia, ou seja, que sentido o uso desse
tempo verbal provoca no leitor (sentido de ação de ainda pode ocorrer, de ação
concluída, de ação em andamento ou rotineira etc.)? Explique. R:
7. Leia os próximos parágrafos da NOTÍCIA:
Cora conta que sempre foi analógica. Escutava música só de
vinil e o mais tecnológico que tinha contato era a TV. Foi por lá que teve a
ideia de criar o blog depois de perder o marido e a irmã e começar a se sentir
solitária. Com a ajuda do neto, comprou um celular e criou o perfil no
Instagram e o canal no Youtube.
Ela conta que no começo foi difícil aprender, mas o atrativo
de estar conectada com muitas pessoas ao mesmo tempo, ver de perto a rotina de
seus ídolos e encontrar pessoas que tinham passado por sua vida há décadas a
mantiveram firmes.
"O mais legal era que eu podia entrar no perfil do
Leonardo, ver o dia a dia dele. Ele até já me respondeu. Ver minhas amigas pela
tela. Antes, nem WhatsApp eu tinha, pensa como isso tudo foi uma
revolução", conta.
a. Como você explicaria a seguinte oração da NOTÍCIA a um
colega que não tivesse entendido o trecho: Cora conta que sempre foi analógica
? O que seria uma pessoa analógica? R:
b. Qual seria o oposto, o contrário de ANALÓGICO? Das
palavras abaixo, quais você acha que estão relacionadas a esse contexto? Você
acha que a escolha dessas palavras à notícia cria um efeito de sentido de
atualidade ao texto? Explique. VINIL – TV – BLOG – INSTAGRAM – YOUTUBE –
DIGITAL INFLUENCER – LIVES – POSTS – SEGUIDORES – REDES SOCIAIS – CONECTADA –
PERFIL – TELA – WHATSAPP R:
Quanto às informações apresentadas no segundo, terceiro e
quarto parágrafos da NOTÍCIA, responda:
c. As informações contidas nesses parágrafos são mais
importantes do que aquelas apresentadas no LEAD da notícia? Explique. R:
d. A partir da resposta que você deu para a questão acima,
assinale VERDADEIRO ou FALSO às afirmativas a seguir:
( ) Em uma notícia as informações principais são
apresentadas no primeiro parágrafo do texto, chamado de LEAD, que deve
responder a perguntas como O QUE ACONTECEU, QUANDO, ONDE, COMO, POR QUE, COM
QUEM, entre outras. Isso significa dizer que os demais parágrafos de uma
notícia apresentam informações secundárias, complementares ao fato noticiado no
primeiro parágrafo.
( ) Pode-se afirmar
que a NOTÍCIA emprega uma linguagem objetiva, explícita, segundo a norma padrão
da Língua Portuguesa, mas com uma escolha de vocabulário de conhecimento geral
do público-alvo.
e. Retome o terceiro parágrafo da NOTÍCIA a seguir e observe
o uso de ASPAS (sinal de pontuação). O que esse sinal indica? Explique. R:
"O mais legal era que eu podia entrar no perfil do
Leonardo, ver o dia a dia dele. Ele até já me respondeu. Ver minhas amigas pela
tela. Antes, nem WhatsApp eu tinha, pensa como isso tudo foi uma
revolução", conta.
f. No trecho a seguir: “Antes, nem WhatsApp eu tinha, pensa
como isso tudo foi uma revolução", conta – a palavra destacada, o verbo
contar, refere-se a quem? O que a escolha desse verbo revela sobre o contexto
de produção dessa notícia? Explique. R:
MISSÃO 3 - CAMPO JORNALÍSTICO-MIDIÁTICO
8. Termine de ler a NOTÍCIA:
Coracy Faria mantém página no Instagram e faz lives e posts
com dicas do que fazer em casa e compartilhando sua rotina —
Foto: Reprodução/ Instagram
Hoje, sozinha ela já faz suas lives, storys mostrando os
recebidos enviados por marcas e produtores locais que ela usa o perfil para
divulgar. Com a pandemia, incluiu a agenda de conteúdos storys compartilhando
sua rotina em 60 dias dentro de casa, sem perder o bom humor.
Ligada nas tendências e virais, recentemente fez um vídeo no
estilo 'challenge' com o antes e depois de uma maquiagem feita por ela mesma.
Além de lives para conversar com seus seguidores sobre o isolamento, dar dicas
de receitas de vó para mandar bem na cozinha e falar sobre a importância de
ficar em casa.
"Essa ferramenta é ótima para aproximar as pessoas, a
gente descobre várias possibilidades e não se sente mais tão sozinho. Nesse
tempo distante um do outro, isso pode ser ainda mais importante para pessoas na
minha idade".
Como 'influencer' já foi convidada por uma agência de
viagens em uma parceria paga para fazer um cruzeiro pela costa brasileira.
"Foi algo que eu nunca imaginei viver, Foi mágico". É patrocinada
também por lojas de roupas e cosmético, além de restaurantes da região.
Apesar de toda a tecnologia, diz não se render a plataformas
digitais de som. Seu jeito favorito de ouvir música ainda é na vitrola. Coloca
pelas manhãs no mais alto volume e dança pela casa. "Eu ainda faço coisas
de pessoas da minha idade. Faço bolinho de chuva para o meu neto. Coleciono
vinis, mas não deixo de amar meus amiguinhos da internet".
a. Retome a resposta que você deu à questão E, da atividade 7,
sobre o uso de ASPAS, e observe novamente o uso desse sinal de pontuação em
parágrafos acima. Se achar necessário, corrija, acrescente ou altere sua
resposta. R:
MISSÃO 4 - CAMPO JORNALÍSTICO-MIDIÁTICO
Descreva no seu caderno, na forma de tópicos, tudo que você
aprendeu com essas atividades; Depois relate também em seu caderno, suas
dificuldades ou facilidades ao desenvolver as atividades propostas.
As dificuldades transformam pessoas comuns em pessoas
extraordinárias
Bons estudos
ATIVIDADES ADAPTADAS DO SITE: Portal LEDI
Nenhum comentário:
Postar um comentário