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9.6.20



ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR(a): __________________________________________
ROTEIRO DE ESTUDOS – ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ROTEIRO DE ESTUDOS Nº: _____        SEMANA: de _____/06 a ____/06              TURMA: 8º ANO.
DISCIPLINA: Língua Portuguesa                             PROFESSOR(a): ________________

HABILIDADES ESSENCIAIS DO 2º BIMESTRE – 2020
CURRÍCULO PAULISTA - LÍNGUA PORTUGUESA – 8º ANO E

DESCRITOR:   Revisar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, considerando o contexto de produção e as regularidades dos gêneros em termos de suas construções composicionais e estilos.
CAMPO DE ATUAÇÃO:  Práticas de Estudo e Pesquisa
PRÁTICA DE LINGAUGEM:  Produção de textos
CÓDIGO:  EF69LP36B
OBJETO DO CONHECIMENTO:  Estratégias de escrita: textualização, revisão e edição

DESCRITOR:   Utilizar em apresentações próprias os modos de introdução de outras vozes no texto as pistas linguísticas responsáveis por introduzir no texto a posição do autor e dos outros autores citados e os elementos de normatização em textos científicos.
CAMPO DE ATUAÇÃO:  Práticas de Estudo e Pesquisa
PRÁTICA DE LINGAUGEM:   Análise Linguística/Semiótica
CÓDIGO:  EF69LP43D
OBJETO DO CONHECIMENTO: Marcas linguísticas Intertextualidade

DESCRITOR: Utilizar em apresentações próprias os modos de introdução de outras vozes no texto as pistas linguísticas responsáveis por introduzir no texto a posição do autor e dos outros autores citados e os elementos de normatização em textos científicos.
CAMPO DE ATUAÇÃO:  Práticas de Estudo e Pesquisa
PRÁTICA DE LINGAUGEM:   Análise Linguística/Semiótica
CÓDIGO:  EF08LP43B
OBJETO DO CONHECIMENTO:  Marcas linguísticas Intertextualidade

DESCRITOR:   Comparar as editorias de jornais impressos, digitais e de sites noticiosos.
CAMPO DE ATUAÇÃO:  Jornalístico/midiático
PRÁTICA DE LINGAUGEM:   Leitura
CÓDIGO:  EF08LP01B
OBJETO DO CONHECIMENTO:  Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos

DESCRITOR:   Ler, de forma autônoma, textos de gêneros variados.
CAMPO DE ATUAÇÃO:  Artístico-literário
PRÁTICA DE LINGAUGEM:   Leitura
CÓDIGO:  EF89LP33A
OBJETO DO CONHECIMENTO:  Estratégias de leitura Apreciação e réplica

DESCRITOR:   Identificar recursos estilísticos e semióticos presentes em textos jornalísticos e publicitários.
CAMPO DE ATUAÇÃO:  Jornalístico/midiático
PRÁTICA DE LINGAUGEM:   Análise Linguística/Semiótica
CÓDIGO:  EF69LP17
OBJETO DO CONHECIMENTO:  Estilo

DESCRITOR:   Identificar os modos de introdução de outras vozes no texto as pistas linguísticas responsáveis por introduzir no texto a posição do autor e dos outros autores citados e os elementos de normatização (tais como as regras de inclusão e formatação de citações e paráfrases, de organização de referências bibliográficas) em textos científicos, desenvolvendo reflexão sobre o modo como a intertextualidade e a retextualização ocorrem nesses textos.
CAMPO DE ATUAÇÃO:  Práticas de Estudo e Pesquisa
PRÁTICA DE LINGAUGEM:   Análise Linguística/Semiótica
CÓDIGO:  EF69LP43A
OBJETO DO CONHECIMENTO:  "Marcas linguísticas Intertextualidade"


P.S.: ATIVIDADES ADAPTADAS PARA ESSE CONTEXTO DE ESTUDOS.

 VÍDEO:

Crônica narrativa (Wave) - Tom Jobim - Paródias Pedagógicas - ProAlex

Caro aluno,

                nesta semana, vamos ler uma crônica chamada Tatuagens para todos, de Carol Bensimon[1] . Também vamos avançar no estudo da Exposição Oral. Para complementar os seus estudos sobre o gênero Crônica Narrativa, acesse: bit.ly/crônicanarrativa Após assistir ao vídeo você estará mais preparado para fazer as atividades a seguir. São atividades para aprofundarmos os estudos sobre esse gênero. Então, faça tudo com muita dedicação. Anote em seu caderno (Número da Missão, número da atividade e as letras de cada item, na hora de responder), de forma bem organizada, isso será bom para sua própria organização e para apresentar o caderno ao professor quando retornarem as aulas presenciais, ok?.... Qualquer dúvida, me procure no grupo do WhatsApp Escolar ou no meu e-mail: _______________________________  Desejo sucesso em seus estudos! Foco, força e fé! #tmjunto

  
Professor(a) _________________

  
MISSÃO 1 - CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO

1. Leia em silêncio o primeiro parágrafo da Crônica a seguir e o início do segundo até a frase “Melhor ter certeza”. Depois, responda às questões propostas.

Tatuagens para todos[2]

                Sou o último ser humano que se imaginava com uma tatuagem – a tela em branco entre os amigos, a pessoa que não muda tanto assim, mas que tem medo do aspecto permanente da tinta. Um belo dia, no entanto, começo a pensar em carregar para sempre no braço um tipo específico de árvore, que simbolizaria uma experiência x, muito importante na minha vida, e blá blá blá. Instantes depois, estou falando sobre essa vontade no Facebook. Estou pedindo opiniões. Estou recebendo incontáveis incentivos. Um conhecido me passa o contato de uma tatuadora que está com a agenda cheia pelos próximos 10 meses. Por que agora todo o tipo de gente, de todas as idades, quer rosas, nomes de filho, frases em alemão ou robôs guerreiros na pele?
Começo a pensar sobre a popularização da tatuagem e deixo minha árvore meio de lado. Melhor ter certeza.

a. Qual é a situação apresentada no texto? R: 
b. De que modo as características atribuídas à narradora contribuem para essa situação? Que reflexões poderiam ser feitas a partir da situação levantada? R:
c. Na oração: “Sou o último ser humano que se imaginava com uma tatuagem – a tela em branco entre os amigos, a pessoa que não muda tanto assim, mas que tem medo do aspecto permanente da tinta”, explique o sentido da expressão sublinhada no trecho. R:
d. Sabendo-se que uma metáfora é, segundo definição da Wikipédia: “uma figura de linguagem que produz sentidos figurados por meio de comparações”, pode-se dizer que o trecho sublinhado a tela em branco entre os amigos é uma metáfora? Explique. R:

2. Siga lendo o texto até o final do quarto parágrafo. Depois, responda às questões propostas.

Sinto que apenas isso – “um tempo para amadurecer a ideia” – já me coloca anos-luz distante do pessoal de vinte e poucos anos, que normalmente não frita a cabeça refletindo sobre o desenho perfeito, o mais significativo entre todas as opções cogitadas, ou se ele vai fazer sentido depois de uma década ou mais. Segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos em 2014, 36% dos jovens norte-americanos de 18 a 25 anos tinham ao menos uma tatuagem.
Quando falamos em tatuagem, não há dúvida de que estamos falando da construção e da exposição de uma identidade. Nessa segunda metade do século 21, além de querermos nos sentir muito especiais e únicos, parece que precisamos estampar o que somos em praça pública – ou na arena virtual – o mais rápido possível, já que quase ninguém tem tempo ou paciência para se conhecer de fato. Nesse sentido, etiquetas facilitam e likes são muito bem-vindos. Em texto para a revista The Atlantic sobre tatuagens, o escritor Chris Weller resume muito bem essa ideia: “A modernidade nos leva a declarar nossa identidade com convicção, quer já a tenhamos encontrado ou não”.
Weller acredita, além disso, que o ato de tatuar-se não se relaciona simplesmente com a busca por esse “eu”; a narrativa que vai se construindo na pele é a própria identidade. Ler esse acúmulo de desenhos e frases como uma narrativa da vida de alguém, aliás, pode explicar o fato de que a maioria dos tatuados consegue lidar com marcas do passado que talvez não façam tanto sentido hoje, algo semelhante a “essa cicatriz aqui foi de quando sofri um acidente de moto”. Uma parte de nossa história, em resumo, para o bem ou para o mal. Ainda assim, segundo uma pesquisa divulgada pelo The Guardian, 23% dos adultos britânicos se dizem arrependidos de ter feito uma tatuagem.

e. Quais reflexões a dúvida “fazer ou não fazer uma tatuagem” gerou?
f. Que opiniões e dados são apresentados para trazer diferentes perspectivas sobre o tema? Que outras perspectivas poderiam ser levantadas?
g. O narrador cita algumas pesquisas que fez sobre o tema da tatuagem. Que pesquisas são essas? Que impacto essas pesquisas podem ter na decisão de fazer ou não uma tatuagem, trazida pelo narrador da Crônica? Explique.



MISSÃO 2 - CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO

3. Leia o último parágrafo e expresse seus entendimentos, reações e opiniões sobre a Crônica.

Um tempo atrás, eu achava que essa questão da permanência era de certa forma uma contradição, afinal havia nas tatuagens algo de tão instantâneo, tão transitório, tão dependente da estética de determinado período, que o fato de elas serem algo inapagável me parecia uma espécie de “apesar”. O mesmo para a dor do processo (em uma época em que tentamos a todo custo evitar dores, físicas ou psicológicas). De maneira que fiquei surpresa quando, no já citado texto, Weller oferece uma outra chave de interpretação: a nova geração não está fugindo de um senso de estabilidade e permanência, mas está buscando isso desesperadamente. Faz sentido. Ela está dizendo que não quer que o mundo gire tão rápido. Que precisa se definir, ser e ter alguma coisa, no meio desse turbilhão. Soma-se a isso o fato de que, diferente das anteriores, essa é uma geração que ainda não conquistou coisas concretas (e alguns deles simplesmente não estão interessados nisso). Se não há carros, casas, carreiras sólidas, relacionamentos de décadas, há então tatuagens. Algo que dure. Precisamos todos de algo que dure.

h. Há uma mudança de opinião da narradora sobre as tatuagens? Se sim, o que mudou? O que no texto aponta para isso?
i. Você concorda com a conclusão da crônica? Por quê?
j. Até o terceiro parágrafo do texto a narrativa ocorre no tempo verbal presente. Veja:

Sou o último ser humano... começo a pensar... Sinto que apenas isso... Quando falamos em tatuagem... Weller acredita...”. Já no último parágrafo, a Crônica apresenta um trecho narrado no tempo verbal passado. Veja: “...eu achava que essa questão... havia nas tatuagens... fiquei surpresa”.

Explique, com suas próprias palavras, as diferenças de sentido provocadas pelo uso do presente e do passado na Crônica. R:

k. Observe o uso de algumas expressões que indicam TEMPO, presentes na Crônica:

1º parágrafo
a seguir, um belo dia, instantes depois, agora
3º parágrafo 
nessa segunda metade do século 21
4º parágrafo
hoje
5º parágrafo
Um tempo atrás



Que relações de sentido pode haver entre estas expressões temporais e os tempos verbais (presente e passado) utilizados na narrativa? Complete a resposta da pergunta “i” com essas reflexões.  R:

4. Leia o quadro a seguir:
Parágrafo
Características de quem faz uma tatuagem
1
Não ter medo de mudar e não ter medo do que é permanente.
2
Aceitar imperfeições e mudanças de opinião ao longo do tempo.
3
Querer expor rápida e publicamente o que se é, mesmo que ainda não se conheça bem (a busca pelo “eu”)
4
Estar construindo a própria identidade a partir da narrativa das tatuagens.
5
Ser e ter alguma coisa que dure (em um mundo que gira rápido demais).

l. Como as relações entre tatuagem e identidade são construídas ao longo do texto? O que fazer uma tatuagem diz sobre as pessoas? R:


MISSÃO 3 - CAMPO DAS PRÁTICAS DE ESTUDO E PESQUISA

5. Imagine que você vai fazer uma EXPOSIÇÃO ORAL, em sua sala de aula, sobre a Crônica - Tatuagens para todos. Para tanto, você precisa identificar e selecionar informações e dados relevantes da Crônica para contar aos colegas. Faça o que se pede:

m. Grife partes essenciais da Crônica, tendo em vista a elaboração de slides para a Exposição Oral, que realizará no retorno das aulas. R:

n. Preencha os slides a seguir com uma síntese da história, utilizando as partes essenciais da Crônica que você selecionou. R:

Slide 1 – título do trabalho, nome do aluno e turma. Saudação aos colegas.



Slide 2 – apresentação do tema da crônica. Breve síntese do enredo.



6. Além de contar um pouco do enredo do texto narrativo, você precisará elaborar alguns slides que respondam às seguintes perguntas:

o. Que opiniões você tem sobre tatuagens ou outros aspectos relacionados à aparência (piercing, estilo de cabelo, estilo de vestir, etc.)? Que valores são associados a esses aspectos em diferentes contextos? Esses valores mudaram ao longo do tempo? Dê exemplos. R:

Slide 3 – Apresentação da problemática envolvendo a tatuagem expressa na Crônica. Opinião do expositor sobre o assunto (questão n). 

p. Que aspectos expõem as identidades de sua geração? De outras gerações? R:

q. Que valores são importantes para a sua geração? Para outras gerações? R:

  
Slide 4 – Relação entre identidade e geração. Opinião do expositor sobre o assunto (questões o, p). 


r. A partir do seu ponto de vista, que outro final / título / tom (poético, bem-humorado, crítico, lírico, crítico etc.) você daria à crônica? Como ficaria o texto? R:
  
Slide 5 – Sugestões de alteração à crônica, segundo a opinião do leitor/ aluno / expositor.




 Último slide




MISSÃO 4 - CAMPO DAS PRÁTICAS DE ESTUDO E PESQUISA

Descreva no seu caderno, na forma de tópicos, tudo que você aprendeu com essas atividades; Depois relate também em seu caderno, suas dificuldades ou facilidades ao desenvolver as atividades propostas.

  

As dificuldades transformam pessoas comuns em pessoas extraordinárias
Bons estudos



[1] Nasceu em Porto Alegre, em 1982. Seu primeiro livro, Pó de Parede (Não Editora), um tríptico de novelas, foi publicado em 2008, enquanto cursava o mestrado em Escrita Criativa, na PUC-RS. Depois, publicou três romances, todos pela Companhia das Letras: Sinuca embaixo d’água (2009), Todos nós adorávamos caubóis (2013) e O clube dos jardineiros de fumaça (2017). Em 2012, foi incluída na edição “Os Melhores Jovens Escritores Brasileiros”, da revista britânica Granta. Saiba mais sobre a autora em https://www.carolbensimon.com/bio.

[2]  Crônica publicada no livro Uma estranha na cidade. Porto Alegre: Editora Dubliense, 2016, p. 26-28.

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