Espaço para troca de ideias e informações sobre língua portuguesa, língua inglesa e música.
Você encontrará aqui materiais pedagógicos, vídeos e textos para reflexão e estudo. Espero que seja útil! Visite também o canal ProAlex no YouTube.
Seja bem-vindo(a) e fique à vontade!...
Eu estava preparando uma aula sobre o gênero textual Tirinha
e me veio a pergunta: “Por que não uma paródia?” Então, eu pensei comigo mesmo:
“Mas é claro que sim!” Kkkk.... Logo, preparei mais uma. E espero que você possa
assistir o vídeo, curtir, comentar e compartilhar. Mas, principalmente, que
você cante e aprenda um pouco mais sobre esse assunto, se divertindo. Enfim, te
convido a acompanhar o canal se inscrevendo, se não for inscrito ou inscrita, e
ativando o sininho de notificações para ser avisado(a) sobre os próximos vídeos.
Agradeço por todo apoio e incentivo que estão deixando nos
comentários dos vídeos no YouTube.
MUITO OBRIGADO!!!...
A tira ou tirinha é um gênero
textual assim definido por Sérgio Roberto Costa:
“Segmento ou fragmento de HQs,
geralmente com três ou quatro quadrinhos, apresenta um texto sincrético que
alia o verbal e o visual no mesmo enunciado e sob a mesma enunciação. Circula
em jornais ou revistas, numa só faixa horizontal de mais ou menos 14 cm x 4 cm,
em geral, na seção “Quadrinhos” do caderno de diversões, amenidades ou também
conhecido como recreativo, onde se podem encontrar Cruzadas, Horóscopo, HQs,
etc.”
Já o dicionário Houaiss (versão
eletrônica) apresenta a seguinte definição para “tira”:
“Segmento ou fragmento de
história em quadrinhos, quer. com três ou quatro quadros, e apresentado em
jornais ou revistas numa só faixa horizontal.“
As tirinhas também são muito
comuns na última página dos gibis. Entretanto, nesse espaço, aparecem na
vertical. São principalmente reconhecidas por seu caráter humorístico e pelo
número reduzido de quadrinhos.
É importante o saber – Que nem jiló – Luiz Gonzaga e H.
Teixeira - Paródias Pedagógicas - ProAlex Link: https://youtu.be/2eLXfXFGcAs
Oi, cumadê! Oi, cumpadê!...
Aproveitano esse crima de festa junina em casa, quero
convidá a vosmecê a assiti mais um vídeozinho meu, uai... Sabe por mode de quê?
Por mode de que eu fiz uma parodiazinha aqui e queria que vosmecê curtisse,
uai.... O ritmo é bonzim dimais, sô!... Entom... se ocê dispuzé de um tempim só
pra mode de dá uma zoiadinha no vídeo, eu vo fica contente demais, uai... E se
ocê quisé tamém, cê pode curti, comenta, compartia esse trem! Num se avexe não,
sô!... Se achegue, entoum, no canal!.. Pode se inscreve nele, se já num tá
inscrito ou inscrita. É só crica naquele butão vermeio! E depois cê toca aquele
sininho tamém que é bom, bom pra ocê sabe dus vídeo do canal, uai... É só isso, cumadê, cumpadê!.. Tá bom?...
Cê num sai di casa naum, vice?! É que o bicho tá
peganu!...
Fique em casa e assiti meus vídeo.
Cê se cuida daí, que eu mi cuida daqui, tá boum?...
Artigo de Opinião - O grave bater - Kevinho – Paródias
Pedagógicas - ProAlex
Link: https://youtu.be/VEP-GtMmrWE
Olá, tudo bem? Espero que sim.
Vamos aprender um pouco mais sobre o artigo de opinião? Este
é um gênero textual muito importante para desenvolver suas habilidades
comunicativas, principalmente com relação à capacidade de opinar e defender
suas ideias. Trago aqui uma paródia que aborda alguns elementos deste gênero. Na
descrição do vídeo, vou deixar uma pequena lista com as características gerais
da linguagem e da estrutura do artigo de opinião. Espero que esta paródia te
motive um pouco mais a estudar este gênero, e que você possa opinar e defender
suas ideias de uma forma cada vez mais elaborada. Então, visite o canal no YouTube,
assista, curta, comente e compartilhe este vídeo. Se ainda não se inscreveu no
canal, inscreva-se e ative o sininho de notificações para ser avisado sobre os
próximos vídeos. Desejo sucesso em seus estudos!...
Trouxe aqui pra você mais uma paródia sobre um assunto
importante da nossa língua portuguesa. Nela você vai poder cantar e aprender
sobre os vícios de linguagem; entre eles: o pleonasmo, o barbarismo, o solecismo
e o plebeísmo. Espero que visites o canal no YouTube, assista, curta, comente e
compartilhe o vídeo. E, se não for inscrito ou inscrita, inscreva-se no canal e
ative o sininho de notificações de postagens.
Desde já, agradeço a todos que me acompanham no canal e
dão apoio a esse trabalho educativo que faço com muito amor e carinho, um
trabalho dedicado aos meus alunos presenciais e virtuais, alunos de ontem, de hoje,
de agora e de sempre.
Flores - Titãs - Charles Gavin / Paulo Miklos / Sérgio
Britto / Tony Bellotto – Ukulele Cifra Cover - ProAlex
Link: https://youtu.be/-fIZ08ir698
Olá, amigo(a)!...
Nesse período de quarentena, temos que tomar muito cuidado
com nossas emoções. É um tempo fantástico, no qual podemos olhar com mais calma
para nós mesmos e, muitas vezes, viver pensamentos, sentimentos, comportamentos
que até então não eram tão evidentes por causa da correria do dia a dia. Porém,
esse momento pode se tornar muito difícil para algumas pessoas que têm
dificuldades para lidar com sua verdade interior, e podem experimentar
sentimentos de tristeza, angústia, desanimo, aflição; sentimentos que, por vezes,
podem provocar ações cruéis e prejudiciais a si mesmas e aos outros. Seria este
o “despedaçar as flores do canteiro”? Acredito que sim. Por isso, penso que a
letra da canção possa ser entendida como um convite implícito ao cuidado consigo
mesmo e com os outros. Esta canção trata de um assunto tão delicado, que o
autor procura abordá-lo através de uma linguagem repleta de metáforas. Mas,
penso que seja isso mesmo. Cuide do seu emocional e, se possível, do seu
próximo. Vivemos tempos difíceis, e “despedaçar as flores” é um ato que pode
revelar muito sobre alguém. Pode ser dificuldade de suportar a sua realidade interna
ou em que vive. Então, que possamos ter mais empatia conosco mesmos e com o
próximo, buscando acolher as dores e aflições do coração, através do diálogo
simples e amoroso, ou da maneira que pudermos. Dessa forma, não desistir, mesmo
na dor; acreditar que, mesmo as flores de plástico têm sentido em sua
existência neste mundo. Que Deus abençoe sua vida e a de todos nós!...
Para aprender a contar uma história que prenda a atenção
do leitor existem alguns pontos importantes a serem considerados. Um deles é
sabermos como desenvolver a SEQUÊNCIA DE ACONTECIMENTOS. Pensando nisso, quero
ajudar você que está começando a se interessar pela produção de gêneros como:
conto, fábula, crônica. Neste vídeo, trago uma paródia curtinha que apresenta
uma ESTRUTURA DE ENREDO NARRATIVO bem simples e fácil de ser seguida, e que
pode garantir o sucesso do seu texto. A estrutura aqui apresentada tem 4
partes: SITUAÇÃO INICIAL, CONFLITO, CLÍMAX e DESFECHO. É importante que você
saiba que: a TENSÃO gerada no CONFLITO é um elemento que vai fazer com que o
leitor queira ler a sua história até o fim; então, cuide dela, ela deve ser
finalizada apenas no DESFECHO, que é a solução do CONFLITO.
Espero que esta paródia te ajude a melhorar a qualidade
dos seus textos narrativos!... Desde já, obrigado por curtir, comentar e
compartilhar este vídeo. Inscreva-se no canal, se não for inscrito ou inscrita,
e ative o sininho das notificações para ser receber o aviso sobre as próximas
postagens.
Eis aqui mais um vídeo da playlist UKULELE CIFRA COVER. Desta vez, trago a musica “Too young to burn” – Sonny & The Sunsets. É uma música com um ritmo e uma letra muito interessante. Ela faz parte da trilha sonora do filme The bright places (Por lugares incríveis). Como tenho feito nos últimos vídeos - os quais você também pode acompanhar no canal, disponibilizo: a cifra harmônica, a cifra melódica, a letra em inglês e a tradução. Então, acesse o vídeo e assista-o. Acredito que você vai gostar. Eu espero muito que este cover traga algo de bom pra você e, se for o caso, deixe seu comentário, curta e compartilhe o vídeo. Outra coisa, inscreva-se no canal, se não for inscrito ou inscrita, e ative o sininho de notificações para ser avisado sobre os próximos vídeo ou publicações.
Desde já, agradeço por assistir, comentar e compartilhar.
Muito obrigado!...
Letra, cifra harmônica, cifra melódica e tablatura para ukulele.
Eis aqui mais um vídeo da playlist paródias que disponibilizo
no YouTube. Nesta paródia, vamos cantar juntos sobre um assunto referente ao verbo,
os três modos verbais: indicativo,
subjuntivo e imperativo. Espero que você goste, curta, comente e compartilhe o
vídeo.
Te convido também a inscrever-se no canal, se ainda não
for inscrito ou inscrita, e ativar o sininho de notificações para ser avisado(a)
sobre as próximas publicações.
Eis aqui mais uma paródia pedagógica. Desta vez, o assunto é sobre os tipos textuais: narrativo, descritivo, prescritivo, injuntivo e dissertativo. Na verdade, esta paródia não vem trazer respostas, mas questiona sobre o que são os tipos textuais, assunto tão importante para a compreensão dos textos e para a comunicação em geral. É uma paródia para instigar o interesse pelo assunto. Espero que ela seja útil a você de alguma forma, em seus trabalhos e estudos.
Assim, se, de alguma forma, esse vídeo fizer sentido pra você, por favor, escreva um comentário para mim dizendo o que achou. Desde já, agradeço por dispensar um pouquinho do seu tempo e atenção ao assistir ao vídeo e deixar o seu comentário no YouTube. Meu muito obrigado!!!...
Ah, se não for inscrito ou inscrita, inscreva-se; e ative o sininho para ser avisado(a) sobre as próximas publicações!...
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR(a):
__________________________________________
ROTEIRO DE ESTUDOS – ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ROTEIRO DE ESTUDOS Nº: _____SEMANA: de _____/06 a ____/06TURMA: 8º ANO.
DISCIPLINA: Língua PortuguesaPROFESSOR(a): ________________
HABILIDADES ESSENCIAIS DO 2º BIMESTRE – 2020
CURRÍCULO PAULISTA - LÍNGUA PORTUGUESA – 8º ANO E
DESCRITOR: Revisar
textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de
pesquisas, considerando o contexto de produção e as regularidades dos gêneros
em termos de suas construções composicionais e estilos.
CAMPO DE ATUAÇÃO:Práticas de Estudo e Pesquisa
PRÁTICA DE LINGAUGEM:Produção de textos
CÓDIGO:EF69LP36B
OBJETO DO CONHECIMENTO:Estratégias de escrita: textualização, revisão e edição
DESCRITOR:Utilizar
em apresentações próprias os modos de introdução de outras vozes no texto as
pistas linguísticas responsáveis por introduzir no texto a posição do autor e
dos outros autores citados e os elementos de normatização em textos
científicos.
CAMPO DE ATUAÇÃO:Práticas de Estudo e Pesquisa
PRÁTICA DE LINGAUGEM:Análise Linguística/Semiótica
CÓDIGO:EF69LP43D
OBJETO DO CONHECIMENTO:Marcas linguísticas Intertextualidade
DESCRITOR: Utilizar em apresentações próprias os modos de
introdução de outras vozes no texto as pistas linguísticas responsáveis por
introduzir no texto a posição do autor e dos outros autores citados e os
elementos de normatização em textos científicos.
CAMPO DE ATUAÇÃO: Práticas
de Estudo e Pesquisa
PRÁTICA DE LINGAUGEM:Análise Linguística/Semiótica
CÓDIGO:EF08LP43B
OBJETO DO CONHECIMENTO:Marcas linguísticas Intertextualidade
DESCRITOR:Comparar
as editorias de jornais impressos, digitais e de sites noticiosos.
CAMPO DE ATUAÇÃO:Jornalístico/midiático
PRÁTICA DE LINGAUGEM:Leitura
CÓDIGO:EF08LP01B
OBJETO DO CONHECIMENTO:Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos
DESCRITOR:Ler, de
forma autônoma, textos de gêneros variados.
CAMPO DE ATUAÇÃO:Artístico-literário
PRÁTICA DE LINGAUGEM:Leitura
CÓDIGO:EF89LP33A
OBJETO DO CONHECIMENTO:Estratégias de leitura Apreciação e réplica
DESCRITOR:Identificar recursos estilísticos e semióticos presentes em textos
jornalísticos e publicitários.
CAMPO DE ATUAÇÃO:Jornalístico/midiático
PRÁTICA DE LINGAUGEM:Análise Linguística/Semiótica
CÓDIGO:EF69LP17
OBJETO DO CONHECIMENTO:Estilo
DESCRITOR:Identificar os modos de introdução de outras vozes no texto as pistas linguísticas
responsáveis por introduzir no texto a posição do autor e dos outros autores
citados e os elementos de normatização (tais como as regras de inclusão e
formatação de citações e paráfrases, de organização de referências
bibliográficas) em textos científicos, desenvolvendo reflexão sobre o modo como
a intertextualidade e a retextualização ocorrem nesses textos.
CAMPO DE ATUAÇÃO:Práticas de Estudo e Pesquisa
PRÁTICA DE LINGAUGEM:Análise Linguística/Semiótica
CÓDIGO:EF69LP43A
OBJETO DO CONHECIMENTO:"Marcas linguísticas Intertextualidade"
P.S.: ATIVIDADES ADAPTADAS PARA ESSE CONTEXTO DE ESTUDOS.
nesta
semana, vamos ler uma crônica chamada Tatuagens para todos, de Carol Bensimon[1]
. Também vamos avançar no estudo da Exposição Oral. Para complementar os seus
estudos sobre o gênero Crônica Narrativa, acesse: bit.ly/crônicanarrativa Após
assistir ao vídeo você estará mais preparado para fazer as atividades a seguir.
São atividades para aprofundarmos os estudos sobre esse gênero. Então, faça
tudo com muita dedicação. Anote em seu caderno (Número da Missão, número da
atividade e as letras de cada item, na hora de responder), de forma bem
organizada, isso será bom para sua própria organização e para apresentar o
caderno ao professor quando retornarem as aulas presenciais, ok?.... Qualquer
dúvida, me procure no grupo do WhatsApp Escolar ou no meu e-mail: _______________________________Desejo sucesso em seus estudos! Foco, força e
fé! #tmjunto
Professor(a) _________________
MISSÃO 1 - CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO
1. Leia em silêncio o primeiro parágrafo da Crônica a seguir
e o início do segundo até a frase “Melhor ter certeza”. Depois, responda às
questões propostas.
Sou o último ser humano que se
imaginava com uma tatuagem – a tela em branco entre os amigos, a pessoa que não
muda tanto assim, mas que tem medo do aspecto permanente da tinta. Um belo dia,
no entanto, começo a pensar em carregar para sempre no braço um tipo específico
de árvore, que simbolizaria uma experiência x, muito importante na minha vida,
e blá blá blá. Instantes depois, estou falando sobre essa vontade no Facebook.
Estou pedindo opiniões. Estou recebendo incontáveis incentivos. Um conhecido me
passa o contato de uma tatuadora que está com a agenda cheia pelos próximos 10
meses. Por que agora todo o tipo de gente, de todas as idades, quer rosas,
nomes de filho, frases em alemão ou robôs guerreiros na pele?
Começo a pensar sobre a popularização da tatuagem e deixo
minha árvore meio de lado. Melhor ter certeza.
a. Qual é a situação apresentada no texto? R:
b. De que modo as características atribuídas à narradora
contribuem para essa situação? Que reflexões poderiam ser feitas a partir da
situação levantada? R:
c. Na oração: “Sou o último ser humano que se imaginava com
uma tatuagem – a tela em branco entre os amigos, a pessoa que não muda tanto
assim, mas que tem medo do aspecto permanente da tinta”, explique o sentido da
expressão sublinhada no trecho. R:
d. Sabendo-se que uma metáfora é, segundo definição da
Wikipédia: “uma figura de linguagem que produz sentidos figurados por meio de
comparações”, pode-se dizer que o trecho sublinhado a tela em branco entre os
amigos é uma metáfora? Explique. R:
2. Siga lendo o texto até o final do quarto parágrafo.
Depois, responda às questões propostas.
Sinto que apenas isso – “um tempo para amadurecer a ideia” –
já me coloca anos-luz distante do pessoal de vinte e poucos anos, que
normalmente não frita a cabeça refletindo sobre o desenho perfeito, o mais
significativo entre todas as opções cogitadas, ou se ele vai fazer sentido
depois de uma década ou mais. Segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos
em 2014, 36% dos jovens norte-americanos de 18 a 25 anos tinham ao menos uma
tatuagem.
Quando falamos em tatuagem, não há dúvida de que estamos
falando da construção e da exposição de uma identidade. Nessa segunda metade do
século 21, além de querermos nos sentir muito especiais e únicos, parece que
precisamos estampar o que somos em praça pública – ou na arena virtual – o mais
rápido possível, já que quase ninguém tem tempo ou paciência para se conhecer
de fato. Nesse sentido, etiquetas facilitam e likes são muito bem-vindos. Em
texto para a revista The Atlantic sobre tatuagens, o escritor Chris Weller
resume muito bem essa ideia: “A modernidade nos leva a declarar nossa
identidade com convicção, quer já a tenhamos encontrado ou não”.
Weller acredita, além disso, que o ato de tatuar-se não se
relaciona simplesmente com a busca por esse “eu”; a narrativa que vai se
construindo na pele é a própria identidade. Ler esse acúmulo de desenhos e
frases como uma narrativa da vida de alguém, aliás, pode explicar o fato de que
a maioria dos tatuados consegue lidar com marcas do passado que talvez não
façam tanto sentido hoje, algo semelhante a “essa cicatriz aqui foi de quando
sofri um acidente de moto”. Uma parte de nossa história, em resumo, para o bem
ou para o mal. Ainda assim, segundo uma pesquisa divulgada pelo The Guardian,
23% dos adultos britânicos se dizem arrependidos de ter feito uma tatuagem.
e. Quais reflexões a dúvida “fazer ou não fazer uma
tatuagem” gerou?
f. Que opiniões e dados são apresentados para trazer
diferentes perspectivas sobre o tema? Que outras perspectivas poderiam ser
levantadas?
g. O narrador cita algumas pesquisas que fez sobre o tema da
tatuagem. Que pesquisas são essas? Que impacto essas pesquisas podem ter na
decisão de fazer ou não uma tatuagem, trazida pelo narrador da Crônica?
Explique.
MISSÃO 2 - CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO
3. Leia o último parágrafo e expresse seus entendimentos,
reações e opiniões sobre a Crônica.
Um tempo atrás, eu achava que essa questão da permanência
era de certa forma uma contradição, afinal havia nas tatuagens algo de tão
instantâneo, tão transitório, tão dependente da estética de determinado
período, que o fato de elas serem algo inapagável me parecia uma espécie de
“apesar”. O mesmo para a dor do processo (em uma época em que tentamos a todo
custo evitar dores, físicas ou psicológicas). De maneira que fiquei surpresa
quando, no já citado texto, Weller oferece uma outra chave de interpretação: a
nova geração não está fugindo de um senso de estabilidade e permanência, mas
está buscando isso desesperadamente. Faz sentido. Ela está dizendo que não quer
que o mundo gire tão rápido. Que precisa se definir, ser e ter alguma coisa, no
meio desse turbilhão. Soma-se a isso o fato de que, diferente das anteriores,
essa é uma geração que ainda não conquistou coisas concretas (e alguns deles
simplesmente não estão interessados nisso). Se não há carros, casas, carreiras
sólidas, relacionamentos de décadas, há então tatuagens. Algo que dure.
Precisamos todos de algo que dure.
h. Há uma mudança de opinião da narradora sobre as
tatuagens? Se sim, o que mudou? O que no texto aponta para isso?
i. Você concorda com a conclusão da crônica? Por quê?
j. Até o terceiro parágrafo do texto a narrativa ocorre no tempo
verbal presente. Veja:
“Sou o último ser humano... começo a pensar... Sinto que
apenas isso... Quando falamos em tatuagem... Weller acredita...”. Já no último
parágrafo, a Crônica apresenta um trecho narrado no tempo verbal passado. Veja:
“...eu achava que essa questão... havia nas tatuagens... fiquei surpresa”.
Explique, com suas próprias palavras, as diferenças de
sentido provocadas pelo uso do presente e do passado na Crônica. R:
k. Observe o uso de algumas expressões que indicam TEMPO,
presentes na Crônica:
1º parágrafo
a seguir, um belo dia,
instantes depois, agora
3º parágrafo
nessa segunda metade do
século 21
4º parágrafo
hoje
5º parágrafo
Um tempo atrás
Que relações de sentido pode haver entre estas expressões
temporais e os tempos verbais (presente e passado) utilizados na narrativa?
Complete a resposta da pergunta “i” com essas reflexões. R:
4. Leia o quadro a seguir:
Parágrafo
Características de quem faz uma tatuagem
1
Não ter medo de mudar e não ter medo do que é permanente.
2
Aceitar imperfeições e mudanças de opinião ao longo do
tempo.
3
Querer expor rápida e publicamente o que se é, mesmo que
ainda não se conheça bem (a busca pelo “eu”)
4
Estar construindo a própria identidade a partir da
narrativa das tatuagens.
5
Ser e ter alguma coisa que dure (em um mundo que gira
rápido demais).
l. Como as relações entre tatuagem e identidade são
construídas ao longo do texto? O que fazer uma tatuagem diz sobre as pessoas? R:
MISSÃO 3 - CAMPO DAS PRÁTICAS DE ESTUDO E PESQUISA
5. Imagine que você vai fazer uma EXPOSIÇÃO ORAL, em sua
sala de aula, sobre a Crônica - Tatuagenspara todos. Para tanto, você precisa
identificar e selecionar informações e dados relevantes da Crônica para contar
aos colegas. Faça o que se pede:
m. Grife partes essenciais da Crônica, tendo em vista a
elaboração de slides para a Exposição Oral, que realizará no retorno das aulas.
R:
n. Preencha os slides a seguir com uma síntese da história,
utilizando as partes essenciais da Crônica que você selecionou. R:
Slide 1 – título do trabalho, nome do aluno e turma.
Saudação aos colegas.
Slide 2 – apresentação do tema da crônica. Breve síntese do
enredo.
6. Além de contar um pouco do enredo do texto narrativo,
você precisará elaborar alguns slides que respondam às seguintes perguntas:
o. Que opiniões você tem sobre tatuagens ou outros aspectos
relacionados à aparência (piercing, estilo de cabelo, estilo de vestir, etc.)?
Que valores são associados a esses aspectos em diferentes contextos? Esses
valores mudaram ao longo do tempo? Dê exemplos. R:
Slide 3 – Apresentação da problemática envolvendo a tatuagem
expressa na Crônica. Opinião do expositor sobre o assunto (questão n).
p. Que aspectos expõem as identidades de sua geração? De
outras gerações? R:
q. Que valores são importantes para a sua geração? Para
outras gerações? R:
Slide 4 – Relação entre identidade e geração. Opinião do
expositor sobre o assunto (questões o, p).
r. A partir do seu ponto de vista, que outro final / título
/ tom (poético, bem-humorado, crítico, lírico, crítico etc.) você daria à
crônica? Como ficaria o texto? R:
Slide 5 – Sugestões de alteração à crônica, segundo a
opinião do leitor/ aluno / expositor.
Último slide
MISSÃO 4 - CAMPO DAS PRÁTICAS DE ESTUDO E PESQUISA
Descreva no seu caderno, na forma de tópicos, tudo que você
aprendeu com essas atividades; Depois relate também em seu caderno, suas
dificuldades ou facilidades ao desenvolver as atividades propostas.
As dificuldades transformam pessoas comuns em pessoas
extraordinárias
Bons estudos
[1]Nasceu em Porto Alegre, em 1982. Seu primeiro
livro, Pó de Parede (Não Editora), um tríptico de novelas, foi publicado em
2008, enquanto cursava o mestrado em Escrita Criativa, na PUC-RS. Depois,
publicou três romances, todos pela Companhia das Letras: Sinuca embaixo d’água
(2009), Todos nós adorávamos caubóis (2013) e O clube dos jardineiros de fumaça
(2017). Em 2012, foi incluída na edição “Os Melhores Jovens Escritores
Brasileiros”, da revista britânica Granta. Saiba mais sobre a autora em https://www.carolbensimon.com/bio.
[2]Crônica
publicada no livro Uma estranha na cidade. Porto Alegre: Editora Dubliense,
2016, p. 26-28.
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR(A) _____________________________________
ROTEIRO DE ESTUDOS – ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ROTEIRO DE ESTUDOS Nº: _____SEMANA: de ___/06 a ___/06 TURMA: 6º ANO(s) _____________.
DISCIPLINA: Língua PortuguesaPROFESSOR: _______________
HABILIDADES ESSENCIAIS DO 2º BIMESTRE – 2020
CURRÍCULO PAULISTA - LÍNGUA PORTUGUESA – 6º ANO
DESCRITOR: Produzir
textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de
produção e circulação
CAMPO DE ATUAÇÃO:Jornalístico/midiático
PRÁTICA DE LINGAUGEM:Produção de textos
CÓDIGO:EF69LP07B
OBJETO DO CONHECIMENTO: Textualização
DESCRITOR:Identificar crítica ou ironia/humor presente em tirinhas, memes,
charges, por exemplo.
CAMPO DE ATUAÇÃO:Jornalístico/midiático
PRÁTICA DE LINGAUGEM:Leitura
CÓDIGO:EF69LP03D
OBJETO DO CONHECIMENTO: Estratégia deleitura: apreender
DESCRITOR:Desenvolver atitude crítica frente aos textos jornalísticos.
CAMPO DE ATUAÇÃO:Jornalístico/midiático
PRÁTICA DE LINGAUGEM:Leitura
CÓDIGO:EF06LP01B
OBJETO DO CONHECIMENTO: Reconstrução do contexto de
produção, circulação e recepção de
textos. Caracterização do campo jornalístico e relação entre os gêneros em
circulação, mídias e práticas da
DESCRITOR:Utilizar,
ao produzir textos em diferentes gêneros, conhecimentos
linguísticos e gramaticais: tempos verbais, concordância nominal e verbal,
regras ortográficas, pontuação etc.
CAMPO DE ATUAÇÃO:Todos
PRÁTICA DE LINGAUGEM:Análise Linguística/Semiótica
CÓDIGO:EF06LP11 OBJETO DO CONHECIMENTO: Elementos notacionais
DESCRITOR:Identificar recursos estilísticos e semióticos presentes em textos
jornalísticos e publicitários.
CAMPO DE ATUAÇÃO:Todos PRÁTICA DE LINGAUGEM:Análise Linguística/Semiótica
CÓDIGO:EF69LP17
OBJETO DO CONHECIMENTO: Estilo
DESCRITOR:Justificar, em textos multissemióticos, o efeito de sentido (humor,
ironia ou crítica) produzido pelo uso de palavras, expressões, imagens,
clichês, recursos iconográficos, pontuação, entre outros.
CAMPO DE ATUAÇÃO:Jornalístico/midiático
PRÁTICA DE LINGAUGEM:Leitura
CÓDIGO:EF69LP05B
OBJETO DO CONHECIMENTO: Efeitos de sentido
P.S.: ATIVIDADES ADAPTADAS PARA ESSE CONTEXTO DE ESTUDOS.
Caro aluno,
após
ler e estudar um pouco sobre notícias nos roteiros anteriores, ter assistido e
refletido sobre os textos e vídeos apresentados em: https://bit.ly/noticia-proalex você
deve estar mais preparado para fazer as atividades a seguir. São atividades para
aprofundarmos os estudos sobre o gênero NOTÍCIA. Então, faça tudo com muita
dedicação. Anote em seu caderno (Número da Missão, número da atividade e as letras
de cada item, na hora de responder), de forma bem organizada, isso será bom
para sua própria organização e para apresentar o caderno ao professor quando
retornarem as aulas presenciais, ok?.... Qualquer dúvida, me procure no grupo
do WhatsApp Escolar ou no meu e-mail: ____________________Desejo sucesso em seus estudos! Foco,
força e fé! #tmjunto
Professor(a) ___________________
VÍDEO:
Noticiando na escola (Esperando na janela) - Gilberto Gil -
Paródias Pedagógias - ProAlex
MISSÃO 1 - CAMPO JORNALÍSTICO-MIDIÁTICO
1. Leia o título da NOTÍCIA abaixo, extraída do site G1. Qual
será o assunto da notícia?
2. Rede de Ideias: Você já sabe que todo texto é escrito por
alguém (um autor), com uma finalidade (informar, ensinar, divertir,
orientar...), um assunto (um tema), um destinatário (um leitor, um
público-alvo) e que precisa ser publicado em algum lugar (jornal, revista, mural,
site...), para que o leitor tenha acesso a ele. Já sabe também que esse
conjunto de informações se chama CONTEXTO DE PRODUÇÃO. O contexto de produção
de um texto é muito importante para a sua interpretação, pois ele interfere no
seu conteúdo. A NOTÍCIA é um gênero textual que demonstra facilmente essa
relação entre o contexto de produção e o conteúdo de um texto, já que ela está
diretamente relacionada aos acontecimentos do dia a dia. Lembre-se sempre de
analisar o contexto de produção de qualquer texto que você venha a ler!
Quanto à NOTÍCIA do site G1, identifique o seu contexto de
produção:
a. Quem a escreveu? R:
b. Para quem ela foi escrita? R:
c. Onde ela foi publicada? R:
d. Qual a finalidade da NOTÍCIA, isto é, com que objetivo
você acha que a NOTÍCIA foi escrita? R:
e. Qual o assunto da NOTÍCIA? R:
3. Em relação ao título da notícia – DIGITAL INFLUENCER DE
77 ANOS USA REDE SOCIAL PARA COMPARTILHAR ROTINA DE ISOLAMENTO, responda:
a. É possível antecipar o assunto da notícia apenas pela
leitura do título? Explique. R:
b. Que outras informações sobre o assunto da notícia podem
ser antecipadas pela leitura do subtítulo: CORACY FARIA MANTÉM PÁGINA NO
INSTAGRAM E FAZ LIVES E POSTS COM DICAS DO QUE FAZER EM CASA. INFLUENCER DA
TERCEIRA IDADE TEM 20 MIL SEGUIDORES. R:
c. Qual é a relação de sentidos estabelecida entre as
palavras DIGITAL INFLUENCER – INSTAGRAM – LIVES – POSTS – SEGUIDORES e o
contexto atual em que vivemos? Explique. R:
d. O que as palavras acima significam? Você as conhece? Onde
essas palavras são utilizadas com mais frequência? Você deve ter percebido que
esses termos não são exatamente próprios da Língua Portuguesa. Por que você
acha que “emprestamos” certos termos estrangeiros em nossa comunicação?
Explique. R:
MISSÃO 2 - CAMPO JORNALÍSTICO-MIDIÁTICO
4. Agora leia a LEAD da NOTÍCIA a seguir:
Uma idosa, de 77 anos, de São José dos Campos, usa uma rede
social para mostrar sua rotina durante o isolamento. Coracy Faria dá dicas de
maquiagem, receitas, formas de usar o tempo e até lives com sessões de pilates.
O perfil do blog tem mais de 20 mil seguidores e até patrocinadores.
Você consegue identificar as informações principais da
NOTÍCIA presentes no LEAD? Tente responder às perguntas abaixo:
a. O que aconteceu/ qual é o fato noticiado? R:
b. Quando aconteceu o fato? R:
c. Onde aconteceu o fato noticiado? R:
d. Com quem aconteceu o fato? R:
e. Por quê aconteceu o fato? R:
5. Leia novamente o LEAD da notícia e análise o tipo de
linguagem empregada nesse parágrafo. Você considera esse trecho de fácil
entendimento, escrito com clareza e objetividade? Explique. R:
6. Releia o TÍTULO, o SUBTÍTULO e o LEAD da notícia e
identifique as seguintes informações: a. o tempo verbal empregado em cada parte
da notícia:
() presente ( ) passado( )
futuro . Por que você acha que esse
tempo verbal está sendo utilizado na notícia, ou seja, que sentido o uso desse
tempo verbal provoca no leitor (sentido de ação de ainda pode ocorrer, de ação
concluída, de ação em andamento ou rotineira etc.)? Explique. R:
7. Leia os próximos parágrafos da NOTÍCIA:
Cora conta que sempre foi analógica. Escutava música só de
vinil e o mais tecnológico que tinha contato era a TV. Foi por lá que teve a
ideia de criar o blog depois de perder o marido e a irmã e começar a se sentir
solitária. Com a ajuda do neto, comprou um celular e criou o perfil no
Instagram e o canal no Youtube.
Ela conta que no começo foi difícil aprender, mas o atrativo
de estar conectada com muitas pessoas ao mesmo tempo, ver de perto a rotina de
seus ídolos e encontrar pessoas que tinham passado por sua vida há décadas a
mantiveram firmes.
"O mais legal era que eu podia entrar no perfil do
Leonardo, ver o dia a dia dele. Ele até já me respondeu. Ver minhas amigas pela
tela. Antes, nem WhatsApp eu tinha, pensa como isso tudo foi uma
revolução", conta.
a. Como você explicaria a seguinte oração da NOTÍCIA a um
colega que não tivesse entendido o trecho: Cora conta que sempre foi analógica
? O que seria uma pessoa analógica? R:
b. Qual seria o oposto, o contrário de ANALÓGICO? Das
palavras abaixo, quais você acha que estão relacionadas a esse contexto? Você
acha que a escolha dessas palavras à notícia cria um efeito de sentido de
atualidade ao texto? Explique. VINIL – TV – BLOG – INSTAGRAM – YOUTUBE –
DIGITAL INFLUENCER – LIVES – POSTS – SEGUIDORES – REDES SOCIAIS – CONECTADA –
PERFIL – TELA – WHATSAPPR:
Quanto às informações apresentadas no segundo, terceiro e
quarto parágrafos da NOTÍCIA, responda:
c. As informações contidas nesses parágrafos são mais
importantes do que aquelas apresentadas no LEAD da notícia? Explique. R:
d. A partir da resposta que você deu para a questão acima,
assinale VERDADEIRO ou FALSO às afirmativas a seguir:
() Em uma notícia as informações principais são
apresentadas no primeiro parágrafo do texto, chamado de LEAD, que deve
responder a perguntas como O QUE ACONTECEU, QUANDO, ONDE, COMO, POR QUE, COM
QUEM, entre outras. Isso significa dizer que os demais parágrafos de uma
notícia apresentam informações secundárias, complementares ao fato noticiado no
primeiro parágrafo.
( ) Pode-se afirmar
que a NOTÍCIA emprega uma linguagem objetiva, explícita, segundo a norma padrão
da Língua Portuguesa, mas com uma escolha de vocabulário de conhecimento geral
do público-alvo.
e. Retome o terceiro parágrafo da NOTÍCIA a seguir e observe
o uso de ASPAS (sinal de pontuação). O que esse sinal indica? Explique. R:
"O mais legal era que eu podia entrar no perfil do
Leonardo, ver o dia a dia dele. Ele até já me respondeu. Ver minhas amigas pela
tela. Antes, nem WhatsApp eu tinha, pensa como isso tudo foi uma
revolução", conta.
f. No trecho a seguir: “Antes, nem WhatsApp eu tinha, pensa
como isso tudo foi uma revolução", conta – a palavra destacada, o verbo
contar, refere-se a quem? O que a escolha desse verbo revela sobre o contexto
de produção dessa notícia? Explique. R:
MISSÃO 3 - CAMPO JORNALÍSTICO-MIDIÁTICO
8. Termine de ler a NOTÍCIA:
Coracy Faria mantém página no Instagram e faz lives e posts
com dicas do que fazer em casa e compartilhando sua rotina —
Foto: Reprodução/ Instagram
Hoje, sozinha ela já faz suas lives, storys mostrando os
recebidos enviados por marcas e produtores locais que ela usa o perfil para
divulgar. Com a pandemia, incluiu a agenda de conteúdos storys compartilhando
sua rotina em 60 dias dentro de casa, sem perder o bom humor.
Ligada nas tendências e virais, recentemente fez um vídeo no
estilo 'challenge' com o antes e depois de uma maquiagem feita por ela mesma.
Além de lives para conversar com seus seguidores sobre o isolamento, dar dicas
de receitas de vó para mandar bem na cozinha e falar sobre a importância de
ficar em casa.
"Essa ferramenta é ótima para aproximar as pessoas, a
gente descobre várias possibilidades e não se sente mais tão sozinho. Nesse
tempo distante um do outro, isso pode ser ainda mais importante para pessoas na
minha idade".
Como 'influencer' já foi convidada por uma agência de
viagens em uma parceria paga para fazer um cruzeiro pela costa brasileira.
"Foi algo que eu nunca imaginei viver, Foi mágico". É patrocinada
também por lojas de roupas e cosmético, além de restaurantes da região.
Apesar de toda a tecnologia, diz não se render a plataformas
digitais de som. Seu jeito favorito de ouvir música ainda é na vitrola. Coloca
pelas manhãs no mais alto volume e dança pela casa. "Eu ainda faço coisas
de pessoas da minha idade. Faço bolinho de chuva para o meu neto. Coleciono
vinis, mas não deixo de amar meus amiguinhos da internet".
a. Retome a resposta que você deu à questão E, da atividade 7,
sobre o uso de ASPAS, e observe novamente o uso desse sinal de pontuação em
parágrafos acima. Se achar necessário, corrija, acrescente ou altere sua
resposta. R:
9. Que tal criar um MEME utilizando a fotografia abaixo?!
Crie uma legenda, título ou balão de diálogo, criando um efeito de humor ao
texto. R:
MISSÃO 4 - CAMPO JORNALÍSTICO-MIDIÁTICO
Descreva no seu caderno, na forma de tópicos, tudo que você
aprendeu com essas atividades; Depois relate também em seu caderno, suas
dificuldades ou facilidades ao desenvolver as atividades propostas.
As dificuldades transformam pessoas comuns em pessoas
extraordinárias