Translate

Inscreva-se no canal ProAlex

15.10.16

Dia dos Professores - ProAlex

Desde pequeno, meus pais, Maria e José, me ensinaram o respeito ao próximo, a boa convivência. Compartilharam comigo suas vivências, conhecimentos e experiências. Aprendi muito do que sei e sou em família, com meus pais e irmãos e irmã. Graças a Deus, em família, fui preparado para chegar na escola e ajudar os colegas, para respeitá-los, para não ofender ninguém, para ser educado com todos, para não fazer qualquer coisa sem a permissão do professor. Claro que meus pais não me orientavam a todo momento como proceder dentro da sala de aula, mas pela forma como eu era educado em casa eu já sabia como devia me comportar em qualquer ambiente. No meu primeiro dia de aula na escola pública, na primeira série, a professora Marluce perguntou o que eu e todos os colegas queríamos ser quando crescêssemos e por quê. Respondi que gostaria de ser bombeiro para salvar vidas. O tempo passou. A vida me trouxe novas experiências e transformações pessoais. Até a idade adulta, nunca tinha pensado em ser professor, mas foi isso que aconteceu, esta foi a minha escolha. E a escolhi não pelo prestígio que ela tem na sociedade, pois este já se perdeu há muito tempo, mas por saber que, através dela, de uma forma não tão direta como faz um bombeiro, salvo vidas; ou pelo menos, ajudo a preservá-las. É uma forma encontrada de ser um agente transformador da sociedade, uma ponte entre o conhecimento e a aprendizagem; de modo que hajam pessoas melhores e mais felizes no mundo. Essa foi e é uma das coisas que mais me fazem feliz, essa é minha missão. Mas, se hoje sou professor, devo muito a minha família, aos meus amigos e  a todos os professores que me apoiaram e apoiam até hoje.
Antes de terminar, gostaria de dizer que, se por um lado me sinto muito feliz, por outro, também trago escondida no peito uma tristeza, mas uma tristeza daquelas bem tristes mesmo. Vejo que, em muitos casos, a família não é mais uma referência para a educação dos filhos. Muitos pais, por diversos motivos, não os educam em casa e não se importam a não ser, e quando se importam, com a alimentação e a roupa que lhes darão, tratando-os, como verdadeiros bichinhos de estimação. Não se preocupam com o futuro que os filhos terão, deixando-os à mercê das "oportunidades" que a vida há de apresentar-lhes. E veja que, eu acredito na transformação; mas naquela que vem, principalmente, de baixo, da classe trabalhadora, das famílias, dos pais e de cada um de nós. Se quisermos mudar as nossas vidas, se quisermos mudar a nossa escola pra melhor, o nosso bairro, ou qualquer outra coisa, precisamos fazer alguma coisa. Precisamos agir, fazendo escolhas conscientes; sem deixar que tudo fique sob a responsabilidade dos outros. Não basta só reclamar e ficar esperando e acreditar que a prioridade, por exemplo, dos governantes seja melhorar a vida de quem tem menos educação, menos saúde. Cada um tem que fazer a sua parte, e o que os poderosos fizerem será "lucro". Mas o pior de tudo é ver e ouvir pais e muitos alunos fazerem justamente apenas isto: reclamar, reclamar, só reclamar. E esta é uma das coisas mais tristes para um professor!...
Enfim, este, assim como todos os dias na vida de um professor, é um dia para ser feliz, refletir sobre a vida e agradecer a Deus por cada nova oportunidade que temos de ensinar e aprender. Portanto, vamos nos alegrar. Que Deus te abençoe, que abençoe a todos os professores, pais e alunos. E que as famílias entendam que os professores estão do seu lado na educação dos filhos!...

FELIZ DIA DO PROFESSOR!...

Para conhecer um pouquinho do meu trabalho além da sala de aula, acesse: Canal ProAlex no YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário