Translate

Inscreva-se no canal ProAlex

7.5.20

ATIVIDADES COMPLEMENTARES - 6 ANOS - (ADAPTADAS)



GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR _______________________________


Professor: Alex
Disciplina: Língua Portuguesa
Turma (s): 6º anos

PLANO DE AULA – CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

De 04 a 08 de maio de 2020.
Data
Conteúdos
Desenvolvimento
04/05/2020

(1 aula )
LIVROS QUE EU LI – Registro no app PADLET

EF69LP53  - Ler em voz alta tetos literários diversos, bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros, contar- recontar histórias tanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do teto por meio de uma leitura ou fala  expressiva fluente gravando essa leitura ou esse conto – reconto, seja para análise posterior.

Produção de texto oral e escrito.

ATIVIDADE 1:
Escolha uma narrativa e leia, em voz alta, um capítulo. Ou acesse o livro disponível neste link: https://bit.ly/livroopprincipe e leia um capítulo em voz alta.
Acesse o PADLET pelo navegador do seu celular ou computador usando o link disponibilizado pelo professor.
Vai abrir uma página onde você deve postar um comentário sobre o texto lido.

Para fazer sua postagem:

1 - Clique no sinal de "+"
2 - Digite TÍTULO e AUTOR do livro (inteiro, capítulo ou parte) que você leu.
3 - Inicie um COMENTÁRIO dizendo o que você leu. Continue dizendo se gostou ou não, e o porquê de ter gostado ou não do que leu. Convide as pessoas para lerem o livro.
4 - No final, escreva seu NOME e TURMA.

ATENÇÃO:
É muito importante que a sua postagem siga as informações contidas no passo a passo acima para que possa ser bem avaliada pelo professor.

Link do aplicativo, caso necessário:
https://bit.ly/padlet-android


05/05/2020

(1 aulas  )
LEITURA, ORALIDADE E ANÁLISE LINGUÍSTICA
(ELEMENTOS DA NARRATIVA)

EF69LP53  - Ler em voz alta tetos literários diversos, bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros, contar- recontar histórias tanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do teto por meio de uma leitura ou fala  expressiva fluente gravando essa leitura ou esse conto – reconto, seja para análise posterior.

Leitura e produção de texto escrito e oral.
FAÇA TUDO EM SEU CADERNO

ATIVIDADE 1
Escolha um livro que seja do gênero narrativo ou a sugestão de livro dada no link da atividade anterior - O PEQUENO PRÍNCIPE neste link: https://bit.ly/livroopprincipe

Observe e anote as seguintes informações:
1 – Título
2 – Autor
3 – Editora

ATIVIDADE 2
Leia um capítulo do livro sugerido ou de outro que seja do gênero narrativo e faça um comentário de um único parágrafo, no caderno, sobre ele. No comentário deve conte:
- O que você leu? O que você mais gostou? Por que gostou de determinado trecho ou capítulo? Você indica essa leitura para alguém? Por quê?
FAÇA TUDO EM SEU CADERNO

ATIVIDADE 3
Leia em volta alta o seu comentário para seus familiares e peça opinião sobre o texto. Caso digam que pode melhorar, é a hora de fazer isso.

ATIVIDADE 4
A seguir, leia e grave um áudio do seu comentário com seu celular.
Se precisar instale um aplicativo de gravação de áudio: https://bit.ly/vocerecorder

ATIVIDADE 5
Entre no grupo de Whatsapp criado pelo professor e digite o comentário que você fez sobre o texto lido e, junto, envie o áudio gravado anteriormente.

As atividades devem ser feitas em conformidade com as normas da língua portuguesa, respeitando ortografia (pontuação, acentuação, nomes próprios e início de frases em letra maiúscula), e mostradas para o professor quando voltarem as aulas.


06/05/2020

(1 aula)
DIÁRIO DE BORDO – ESCREVENDO OPINIÕES
Registros escritos e orais sobre o gênero notícia

EF69LP16B - Utilizar as formas de composição dos gêneros textuais do campo jornalístico.
EF 69LP03A - Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrência.


ATIVIDADE 1 – SÍNTESE DE NOTÍCIA
Acompanhe 5 notícias pela TV ou rádio, uma por dia, e faça uma lista no caderno com o assunto principal de cada uma delas. Sua lista deve conter:
1-Título/Assunto da notícia – Canal de TV/Rádio em que foi transmitida – Data
2-Título/Assunto da notícia – Canal de TV/Rádio em que foi transmitida – Data
3-Título/Assunto da notícia – Canal de TV/Rádio em que foi transmitida – Data
4-Título/Assunto da notícia – Canal de TV/Rádio em que foi transmitida – Data
5-Título/Assunto da notícia – Canal de TV/Rádio em que foi transmitida – Data

OBSERVAÇÃO: Esta atividade deve ser mostrada para o professor quando voltarem as aulas.

ATIVIDADE 2 – PRODUÇÃO DE TEXTO DE OPINIÃO
Após registrar as cinco notícias, escolha uma delas e dê sua opinião sobre ela, escrevendo no caderno a respeito do que assistiu ou ouviu.

OBSERVAÇÃO: Esta atividade deve ser mostrada para o professor quando voltarem as aulas.


07/05/2020

(1 aula)
DIÁRIO DE BORDO – ESCREVENDO OPINIÕES
Registros escritos e orais sobre o gênero notícia

EF69LP16B - Utilizar as formas de composição dos gêneros textuais do campo jornalístico.
EF 69LP03A - Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrência.


ATIVIDADE 1 – REESCRITA DE NOTÍCIA

Faça a rescrita da notícia que você escolheu na atividade anterior (atividade 2, do dia 0605). Você pode fazer pequenas modificações no texto para registrar as informações da notícia em seu caderno.
Para conhecer um pouco mais sobre o gênero notícia, acesse: https://bit.ly/noticia-proalex

INFORMAÇÕES QUE DEVEM CONSTAR EM SUA NOTÍCIA:

1 - Título da notícia:
2 - No primeiro parágrafo (3 a 5 linhas):
O que aconteceu?
Com quem aconteceu?
Quando aconteceu?
Onde aconteceu?
3 - A partir do segundo parágrafo (5 a 10 linhas):
Como aconteceu?
Por que aconteceu?

OBSERVAÇÃO: Esta atividade deve ser mostrada para o professor quando voltarem as aulas.


08/05/2020

( 1 aula )
ELEMENTOS DA NARRATIVA
Resumo

EF69LP53  - Ler em voz alta tetos literários diversos, bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros, contar- recontar histórias tanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do teto por meio de uma leitura ou fala  expressiva fluente gravando essa leitura ou esse conto – reconto, seja para análise posterior.


ATIVIDADE 1 – PESQUISA SOBRE OS ELEMENTOS DA NARRATIVA
Acesse o vídeo: Elementos da Narrativa - Zen - Anitta - Paródias Pedagógicas - ProAlex disponível no link: https://youtu.be/bHvVgXigfho - ou faça uma pesquisa na internet ou em livros didáticos sobre elementos da narrativa e registre as informações mais importantes.

ATIVIDADE 2 – QUESTIONÁRIO SOBRE OS ELEMENTOS DA NARRATIVA
Em seguida, copie o questionário abaixo e responda em seu caderno:
– Quais os elementos da narrativa?
– O que é o enredo?
– Quais as partes do enredo?

OBSERVAÇÃO: Esta atividade deve ser mostrada para o professor quando voltarem as aulas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário