Translate

Inscreva-se no canal ProAlex

12.5.20

ROTEIRO DE ESTUDOS – ATIVIDADES COMPLEMENTARES - LÍNGUA PORTUGUESA - 6ºANO


ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ______________________________________
ROTEIRO DE ESTUDOS – ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ROTEIRO DE ESTUDOS Nº:____         SEMANA: ____ ATÉ ________  TURMA: 6º Ano
DISCIPLINA: Português                          PROFESSOR: ___________________

OBJETIVOS: Estratégia e procedimento de leitura, compreensão em leitura, efeito de sentido, morfossintaxe.

HABILIDADES:

H19 - Identificar, em um texto, marcas relativas à variação linguística, no que diz respeito às diferenças entre a linguagem oral e escrita, do ponto de vista do léxico, da morfologia ou da sintaxe.

H01 - Identificar a finalidade de um texto, mobilizando conhecimentos prévios sobre o formato gênero, tema ou assunto.

H23 - Identificar o conflito gerador de uma narrativa literária, considerando marcas explícitas no enunciado.

MISSÃO 1 
ATIVIDADE 1.1 - Fazer as atividades do caderno Aprender Sempre – 6º ano, da página 2 até a 6.

MISSÃO 2
ATIVIDADE 2.1 – Assista ao vídeo e responda no caderno as perguntas abaixo
Vídeo: Stand up sobre os sotaques das regiões do Brasil
Qual a estratégia utilizada pelo comediante para provocar risos?
É possível saber de onde a pessoa é somente pelo como ela fala?

ATIVIDADE 2.2 – Pesquise e registre em seu caderno sobre o tema: Variações linguísticas.
O que são variações linguísticas?
O que é preconceito linguísticos? Caso necessário, pesquise aqui:  bit.ly/preconceitolinguístico

MISSÃO 3
ATIVIDADE 3.1  – Após acessar os links, ler e anotar os assuntos em seu caderno, copie e faça as atividades propostas.
Acesse os links para esta atividade:
Tema e assunto: glo.bo/g1temaeassunto

ATIVIDADE 3.2 – Copie as atividades abaixo em seu caderno e responda-as.

O que é um título?
O que é um tema?
O que é um assunto?

ATIVIDADE 3.3 - Leia os textos abaixo e responda ao que se pede a seguir:

O Galo e a Pedra Preciosa – Esopo
Um Galo, que procurava no terreiro, alimento para ele e suas galinhas, acaba por encontrar uma pedra preciosa de grande beleza e valor. Mas, depois de observá-la por um instante, comenta desolado:
— Se ao invés de mim, teu dono tivesse te encontrado, ele decerto não iria se conter diante de tamanha alegria, e é quase certo que iria te colocar em lugar digno de adoração. No entanto, eu te achei e de nada me serves. Antes disso, preferia ter encontrado um simples grão de milho, a que todas as joias do Mundo!
Moral da História: 
A necessidade de cada um é o que determina o real valor das coisas.

O tema desse texto é:
a) o alimento preferido de galos e galinhas.
b) o encontro do galo com a pedra.
c) a relação entre valor e necessidade.
d) a beleza e o valor da pedra preciosa.

Leia e responda:
Qual a diferença entre a onça, o tigre e o leopardo?

Os três são felinos, carnívoros e ótimos caçadores.

 Eles possuem presas grandes e garras que se escondem embaixo da pele. Mas são espécies diferentes. A onça vive nas Américas, tem pêlo cheio de manchas com uma pinta preta no meio. Já o leopardo vive na Ásia e na África e também tem manchas, mas sem a pinta preta no meio. O tigre habita na Ásia e não tem manchas, mas listras. O curioso é que o desenho das manchas ou listras é diferente de um animal para outro, como nossas impressões digitais. Assim, não existem dois tigres, onças ou leopardos iguais.

Revista Recreio, nº252, 2005

Esse texto trata:
a) das diferenças e semelhanças entre o tigre, a onça e o leopardo
b) dos hábitos dos felinos.
c) das diferenças e semelhanças entre as moradias dos animais.
d) dos hábitos dos carnívoros.


3.4 – Indique o tema e ou o assunto, conforme alternativas:
a) Assunto: A cidade e seus problemas
        Tema: _______________________________________

b) Assunto: _________________
         Tema: Entendemos que a comunidade internacional deva preocupar-se com os acontecimentos que envolvam a Península Arábica, já que grande parte do petróleo que o mundo consome sai desta região.

c) Assunto: A criança e a televisão 
         Tema: ______________________________________

d) Assunto: ___________________
         Tema: Vivendo a era da comunicação, o homem contemporâneo está cada vez mais só. 

3.5 – A partir das tirinhas, comente, em um parágrafo, sobre seu tema e assunto:
a)


Resposta: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


b) 

Resposta: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ATIVIDADE 4 – Acesse os links a seguir e anote em seu caderno as informações importantes:
Elementos da narrativa: https://bit.ly/pentenarrativo

ATIVIDADE 5 – Assista ao vídeo disponível no link abaixo e em seguida, responda as questões propostas em seu caderno.
VÍDEO: Bullying não! Ser diferente é legal | Canal da Charlotte

Qual a situação inicial da história? (Onde estão as personagens?/O que fazem e falam?)
Resposta: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Qual o conflito apresentado no enredo da história?
Resposta: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Como esse conflito foi resolvido?
Resposta: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  
MISSÃO  4
ATIVIDADE 4.1 - Descreva no seu caderno, na forma de tópicos, tudo que você aprendeu com essas atividades; Depois relate também em seu caderno, suas dificuldades ou facilidades ao desenvolver as atividades propostas.
Resposta: ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


As dificuldades transformam pessoas comuns em pessoas extraordinárias

Bons estudos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário