ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ______________________________________
ROTEIRO DE ESTUDOS – ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ROTEIRO DE ESTUDOS Nº:____
SEMANA: ____ ATÉ ________ TURMA: 6º Ano
DISCIPLINA: Português PROFESSOR: ___________________
OBJETIVOS: Estratégia e procedimento de leitura, compreensão
em leitura, efeito de sentido, morfossintaxe.
HABILIDADES:
H19 - Identificar, em um texto, marcas relativas à variação
linguística, no que diz respeito às diferenças entre a linguagem oral e escrita, do ponto de vista do léxico, da
morfologia ou da sintaxe.
H01 - Identificar a finalidade de um texto, mobilizando
conhecimentos prévios sobre o formato gênero, tema ou assunto.
H23 - Identificar o conflito gerador de uma narrativa literária,
considerando marcas explícitas no enunciado.
MISSÃO 1
ATIVIDADE 1.1 - Fazer as atividades do caderno Aprender
Sempre – 6º ano, da página 2 até a 6.
MISSÃO 2
ATIVIDADE 2.1 – Assista ao vídeo e responda no caderno as
perguntas abaixo
Vídeo: Stand up sobre os sotaques das regiões do Brasil
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2AYddQ2B_7I
Qual a estratégia utilizada pelo comediante para provocar
risos?
É possível saber de onde a pessoa é somente pelo como ela
fala?
ATIVIDADE 2.2 – Pesquise e registre em seu caderno sobre o
tema: Variações linguísticas.
O que são variações linguísticas?
O que é preconceito linguísticos? Caso necessário, pesquise
aqui: bit.ly/preconceitolinguístico
MISSÃO 3
ATIVIDADE 3.1 – Após
acessar os links, ler e anotar os assuntos em seu caderno, copie e faça as
atividades propostas.
Acesse os links para esta atividade:
Tema e assunto: glo.bo/g1temaeassunto
ATIVIDADE 3.2 – Copie as atividades abaixo em seu caderno e
responda-as.
O que é um título?
O que é um tema?
O que é um assunto?
ATIVIDADE 3.3 - Leia os textos abaixo e responda ao que se
pede a seguir:
O Galo e a Pedra Preciosa – Esopo
Um Galo, que procurava no terreiro, alimento para ele e suas
galinhas, acaba por encontrar uma pedra preciosa de grande beleza e valor. Mas,
depois de observá-la por um instante, comenta desolado:
— Se ao invés de mim, teu dono tivesse te encontrado, ele
decerto não iria se conter diante de tamanha alegria, e é quase certo que iria
te colocar em lugar digno de adoração. No entanto, eu te achei e de nada me
serves. Antes disso, preferia ter encontrado um simples grão de milho, a que
todas as joias do Mundo!
Moral da História:
A necessidade de cada um é o que determina o real valor das coisas.
A necessidade de cada um é o que determina o real valor das coisas.
O tema desse texto é:
a) o alimento preferido de galos e galinhas.
b) o encontro do galo com a pedra.
c) a relação entre valor e necessidade.
d) a beleza e o valor da pedra preciosa.
a) o alimento preferido de galos e galinhas.
b) o encontro do galo com a pedra.
c) a relação entre valor e necessidade.
d) a beleza e o valor da pedra preciosa.
Leia e responda:
Qual a diferença entre a onça, o tigre e o leopardo?
Os três são felinos, carnívoros e ótimos caçadores.
Eles possuem presas grandes e garras que se escondem embaixo da pele. Mas são espécies diferentes. A onça vive nas Américas, tem pêlo cheio de manchas com uma pinta preta no meio. Já o leopardo vive na Ásia e na África e também tem manchas, mas sem a pinta preta no meio. O tigre habita na Ásia e não tem manchas, mas listras. O curioso é que o desenho das manchas ou listras é diferente de um animal para outro, como nossas impressões digitais. Assim, não existem dois tigres, onças ou leopardos iguais.
Eles possuem presas grandes e garras que se escondem embaixo da pele. Mas são espécies diferentes. A onça vive nas Américas, tem pêlo cheio de manchas com uma pinta preta no meio. Já o leopardo vive na Ásia e na África e também tem manchas, mas sem a pinta preta no meio. O tigre habita na Ásia e não tem manchas, mas listras. O curioso é que o desenho das manchas ou listras é diferente de um animal para outro, como nossas impressões digitais. Assim, não existem dois tigres, onças ou leopardos iguais.
Revista Recreio, nº252, 2005
Esse texto trata:
a) das diferenças e semelhanças entre o tigre, a onça e o leopardo
b) dos hábitos dos felinos.
c) das diferenças e semelhanças entre as moradias dos animais.
d) dos hábitos dos carnívoros.
3.4 – Indique o tema e ou o assunto, conforme alternativas:
a) Assunto: A cidade e seus problemas
Tema: _______________________________________
b) Assunto: _________________
b) Assunto: _________________
Tema: Entendemos
que a comunidade internacional deva preocupar-se com os acontecimentos que
envolvam a Península Arábica, já que grande parte do petróleo que o mundo
consome sai desta região.
c) Assunto: A criança e a televisão
Tema: ______________________________________
d) Assunto: ___________________
d) Assunto: ___________________
Tema: Vivendo
a era da comunicação, o homem contemporâneo está cada vez mais só.
3.5 – A partir das tirinhas, comente, em um parágrafo, sobre
seu tema e assunto:
a)
Resposta: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Resposta: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ATIVIDADE 4 – Acesse os links a seguir e anote em seu
caderno as informações importantes:
Elementos da narrativa: https://bit.ly/pentenarrativo
Enredo: https://bit.ly/enredonarrativo
ATIVIDADE 5 – Assista ao vídeo disponível no link abaixo e em seguida, responda as questões propostas em seu
caderno.
VÍDEO: Bullying não! Ser diferente é legal | Canal da
Charlotte
Qual a situação inicial da história? (Onde estão as
personagens?/O que fazem e falam?)
Resposta: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Resposta: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Qual o conflito apresentado no enredo da história?
Resposta: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Resposta: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Como esse conflito foi resolvido?
Resposta: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Resposta: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
MISSÃO 4
ATIVIDADE 4.1 - Descreva no seu caderno, na forma de
tópicos, tudo que você aprendeu com essas atividades; Depois relate também em
seu caderno, suas dificuldades ou facilidades ao desenvolver as atividades
propostas.
Resposta: ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Resposta: ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
As dificuldades transformam pessoas comuns em pessoas
extraordinárias
Bons estudos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário