Translate

Inscreva-se no canal ProAlex

18.3.20

ATIVIDADES DE LÍNGUA INGLESA - 1º BIM - E.M. - PERÍODO DE PARALISAÇÃO (CORONAVÍRUS)


Hello, student!..

Tudo bem com você? Espero que sim.
Seja bem-vindo a este espaço de aprendizagem. Aqui você encontrará alguns conteúdos e habilidades a serem desenvolvidos durante o primeiro bimestre de 2020.  Para tanto, disponibilizo também, orientações e vídeos. Se você fizer todas as atividades estará em dia com sua aprendizagem e preparado para futuras avaliações.
Você deve estar consciente de que este não é um período de férias; é hora de ser um estudante autônomo e aproveitar o tempo.
Distribua suas atividades durante a semana, de forma que você não se canse de estudar, mas não deixe de fazê-las e ter períodos de pausa entre as atividades.

Saiba que, mesmo na distância, estamos juntos na luta pelo conhecimento, pela vida!

Se cuide e bons estudos!

Teacher Alex Santos

ATIVIDADE 1 – PESQUISA: CONTEÚDOS BIMESTRAIS

Material necessário:
- lápis
- caneta
- borracha
- caderno
- folha almaço
- celular ou computador com internet
- livros

Orientações:
- Faça uma pesquisa na internet ou em livros sobre os assuntos abaixo.
- Anote tudo no caderno
Informação no mundo globalizado – Anglofonia:
• Mapeamento dos países que usam a língua inglesa como língua materna
• A influência internacional dos usos da língua inglesa como língua estrangeira
• Reconhecimento das variantes linguísticas da língua inglesa
• Conectivos: consequently, when, before
• Expressões com preposições (verbo + preposição, adjetivo + preposição)

ATIVIDADE 2 – PRODUÇÃO ESCRITA DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

Assista ao vídeo e responda, no caderno, a pergunta abaixo:


O que é um argumento?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________

ATIVIDADE 3 – REFLEXÃO SOBRE O ASSUNTO: ESTRANGEIRISMO

Vamos agora refletir sobre o assunto: Estrangeirismo. Para isso, assista ao vídeo a seguir e acompanhe a letra da música Samba do Approach, de Zeca Baleiro: 

SAIBA MAIS: https://armazemdetexto.blogspot.com/2018/06/musica-samba-do-approach-zeca-baleiro.html


Letra da música:

Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat...

Eu tenho savoir-faire
Meu temperamento é light
Minha casa é hi-tech
Toda hora rola um insight
Já fui fã do Jethro Tull
Hoje me amarro no Slash
Minha vida agora é cool
Meu passado é que foi trash...

Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat...(2x)

Fica ligado no link
Que eu vou confessar my love
Depois do décimo drink
Só um bom e velho engov
Eu tirei o meu green card
E fui prá Miami Beach
Posso não ser pop-star
Mas já sou um noveau-riche...

Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat...(2x)

Eu tenho sex-appeal
Saca só meu background
Veloz como Damon Hill
Tenaz como Fittipaldi
Não dispenso um happy end
Quero jogar no dream team
De dia um macho man
E de noite, drag queen...

Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat...(7x).


ATIVIDADE 4 – QUESTÕES SOBRE O ESTRANGEIRISMO:

Agora, copie e responda no caderno:

1 - Em sua opinião, o estrangeirismo é um fenômeno linguístico que contribui para uma melhor comunicação entre as pessoas? Por quê?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 – O estrangeirismo prejudica a identidade cultural de um povo? Justifique.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 – Em que casos o estrangeirismo pode ser considerado importante para a qualidade da comunicação? Por quê?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 – Que fenômenos sócio-político-econômicos têm contribuído para o aumento do estrangeirismo?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


ATIVIDADE 5 - PRODUÇÃO DE TEXTO: REDAÇÃO DISSERTATIVA-ARGUMENTATIVA

Agora, com base nos conhecimentos adquiridos na pequisa sobre os assuntos bimestrais e na reflexão sobre o assunto: Estrangeirismo, produza um texto dissertativo-argumentativo defendendo sua opinião sobre o tema: A presença do estrangeirismo no Brasil.


Material
- folha de almaço
- caneta azul ou preta
- lápis
- borracha

Orientações gerais para a produção do texto:

Com base nos conhecimentos já adquiridos, nas reflexões realizadas e nos assuntos estudados, produza seu texto. Siga as orientações abaixo:

1 - No caderno, planeje o que e como irá escrever;
2 – Ainda na folha de caderno, escreva o rascunho - a primeira versão do texto (mínimo 15 linhas);
3 – Lembre-se de usar algum tipo de argumento em seu texto e colocar título;
4 – Convide um colega para fazerem a revisão textual. (O que pode ser melhorado no texto? O que não pode faltar no texto para que haja coerência entre as ideias?). Fique atento ao início de frases e nomes próprios com letra maiúscula, pontuação, palavras repetidas desnecessariamente, parágrafo;
5 - No caderno mesmo, passe o rascunho a limpo;
6 - Revise novamente;
7 - Na folha de almaço, a caneta azul ou preta, faça o cabeçalho contendo: nome, número, ano, turma, professor, disciplina e data; e passe o texto a limpo;
8 - Entregue ao professor quando voltarem as aulas.

Para revisão do artigo de opinião, observe o quadro a seguir: 
                                                                                     
Critérios
Está OK           
Deve mudar
1 – Adequação do título



2 – Adequação ao contexto de produção de linguagem:



A questão discutida é mesmo controversa e de relevância social?



Você, enquanto autor, se colocou como alguém que discute a questão racionalmente, considerou o leitor e o veículo de publicação do texto?



Considera que conseguiu atingir seu objetivo de tentar convencer seus leitores?



3 – Estrutura do texto:



Presença de uma contextualização adequada da questão discutida.



Explicitação da posição defendida perante a questão.



Uso de argumentos para defender a posição assumida.



Presença de uma conclusão adequada.



4 – Argumentação:



Seleção de informações relevantes.



Emprego adequado de organizadores textuais.



5 – Marcas linguísticas:



Emprego adequado de unidades coesivas (além dos organizadores textuais típicos da argumentação).



Adequação às normas gramaticais.



Legibilidade (aspectos da grafia, ausência de rasuras, formatação adequada do texto).






ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA - LP - 8º ANO E - 1º BIM - PERÍODO DE PARALISAÇÃO (CORONAVÍRUS)



Olá, estudante!..

Tudo bem com você? Espero que sim.

Seja bem-vindo a este espaço de aprendizagem. Aqui você encontrará os conteúdos e habilidades a serem desenvolvidos durante o primeiro bimestre de 2020.  Para tanto, disponibilizo também, orientações e vídeos, tendo como referência o Caderno do Aluno que você já tem. Se você fizer todas as atividades estará em dia com sua aprendizagem e preparado para futuras avaliações.

Você deve estar consciente de que este não é um período de férias; é hora de ser um estudante autônomo e aproveitar o tempo. Além das atividades propostas a seguir, você pode: ler um livro, fazer um desenho, ajudar nas tarefas domésticas, escrever histórias de aventura, assistir um filme, brincar e ficar com os familiares. 


Distribua suas atividades durante a semana, de forma que você não se canse de estudar, mas não deixe de fazê-las e ter períodos de pausa entre as atividades.



Saiba que, mesmo na distância, estamos juntos na luta pelo conhecimento, pela vida!



Se cuide e bons estudos!


Professor Alex Santos


A seguir, disponibilizo 5 (cinco) atividades referentes aos conteúdos/habilidades do 1º bimestre a serem feitas em casa e entregues assim que voltarem as aulas.



]ATIVIDADE 1 - CADERNO DO ALUNO

As atividades do Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 8º ano, da página 09 à 20, devem ser finalizadas em casa. As questões que não tiverem espaço para serem respondidas no Caderno do Aluno, devem ser respondidas no caderno comum e apresentadas ao professor assim que voltarem as aulas.

ATIVIDADE 2 – PESQUISA: CONTEÚDOS BIMESTRAIS


Material
- folha de almaço
- caneta azul ou preta
- lápis
- borracha
- celular ou computador com internet
- livros

Orientações gerais para a produção do texto:
Pesquise na internet ou em livros sobre os assuntos abaixo. 
Faça anotações no caderno sobre os assuntos.
À caneta, azul ou preta, na folha almaço, passe a limpo suas anotações.
Entregue ao professor quando voltarem as aulas.

Lembre-se: A pesquisa de conter um cabeçalho com (nome, número, ano, turma, disciplina, professor e data).

- Linguagem formal
- Linguagem informal
- Conjunções (classe de palavra)
- Locuções conjuntivas
- Pessoa do discurso (pessoa verbal 1ª, 2ª e 3ª)
- Argumento de autoridade
- Argumento baseado no consenso
- Argumento baseado em dados concretos
- Argumento com base no raciocínio lógico
- Argumento da competência linguística

ATIVIDADE 3 – PESQUISA E REFLEXÃO

Assista ao vídeo abaixo e responda no caderno a questão a seguir:


O que é um argumento?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________



Agora, converse com amigos e familiares, leia livros e pesquise sobre o assunto “aborto”. Em seguida, no caderno, escreva um parágrafo com cada tipo de argumento sobre o abordo, sendo a favor ou contra. Ao final, deixe sua opinião sobre o tema.

Sugestões de sites para aprofundar suas ideias:

Clique no link e acesse:
9 argumentos que fizeram a diferença no debate pelo aborto legal, seguro e gratuito na Argentina


Os 10 piores (mas populares) argumentos a favor do aborto

Procure aprofundar sua pesquisa, acessando outros sites que tratam do assunto.


Anote no caderno um argumento de cada tipo sobre ser A FAVOR DA PRÁTICA DO ABORTO:

- Argumento de autoridade:
_____________________________________________________________________

- Argumento baseado no consenso
_____________________________________________________________________

- Argumento baseado em dados concretos
_____________________________________________________________________

- Argumento com base no raciocínio lógico
_____________________________________________________________________

- Argumento da competência linguística
_____________________________________________________________________


Anote no caderno um argumento de cada tipo sobre ser CONTRA A PRÁTICA DO ABORTO:

- Argumento de autoridade
_____________________________________________________________________

- Argumento baseado no consenso
_____________________________________________________________________

- Argumento baseado em dados concretos
_____________________________________________________________________

- Argumento com base no raciocínio lógico
_____________________________________________________________________

- Argumento da competência linguística
_____________________________________________________________________

Qual sua opinião sobre o tema:
_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________


ATIVIDADE 4 - PRODUÇÃO DE TEXTO: ARTIGO DE OPINIÃO SOBRE O ABORTO



Material:
- folha de almaço
- caneta azul ou preta
- lápis
- borracha
- celular ou computador com internet
- livros

Orientações gerais para a produção do texto:
Com base nos conhecimentos já adquiridos, nas reflexões realizadas e nos assuntos estudados, produza um artigo de opinião sobre o assunto aborto. Siga as orientações abaixo:
1 - Em uma folha de caderno, planeje o que e como irá escrever. 
2 – Ainda na folha de caderno, escreva o rascunho - a primeira versão do texto (mínimo 15 linhas)
3 – Lembre-se de usar algum tipo de argumento em seu texto
4 – Convide um colega para fazerem a revisão textual. (O que pode ser melhorado no texto? O que não pode faltar no texto para que haja coerência entre as ideias?). Fique atento ao início de frases e nomes próprios com letra maiúscula, pontuação, palavras repetidas desnecessariamente, parágrafo.
5 - Em uma folha de caderno, passe o rascunho a limpo
6 - Revise novamente
7 - Na folha de almaço, a caneta azul ou preta, faça o cabeçalho contendo: nome, número, ano, turma, professor, disciplina e data; e passe o texto a limpo.
8 - Entregue ao professor quando voltarem as aulas

Para revisão do artigo de opinião, observe o quadro a seguir:                                                                                      
Critérios
Está OK           
Deve mudar
1 – Adequação do título



2 – Adequação ao contexto de produção de linguagem:



A questão discutida é mesmo controversa e de relevância social?



Você, enquanto autor, se colocou como alguém que discute a questão racionalmente, considerou o leitor e o veículo de publicação do texto?



Considera que conseguiu atingir seu objetivo de tentar convencer seus leitores?



3 – Estrutura do texto:



Presença de uma contextualização adequada da questão discutida.



Explicitação da posição defendida perante a questão.



Uso de argumentos para defender a posição assumida.



Presença de uma conclusão adequada.



4 – Argumentação:



Seleção de informações relevantes.



Emprego adequado de organizadores textuais.



5 – Marcas linguísticas:



Emprego adequado de unidades coesivas (além dos organizadores textuais típicos da argumentação).



Adequação às normas gramaticais.



Legibilidade (aspectos da grafia, ausência de rasuras, formatação adequada do texto).





ATIVIDADE 5 - FICHA DE LEITURA

A ficha de leitura é um registro sobre os dados de uma obra. Para sua produção, siga o modelo apresentado a seguir: 

Material para rascunho
- lápis
- borracha
- caneta azul ou preta
- no caderno

Material para finalizar a ficha de leitura:
- folha de almaço
- caneta azul ou preta

Orientações:
- Leia o livro e faça anotações no caderno
- No caderno, anote os dados do livro (título da obra, autor, ano de publicação, local de publicação, editora)
- No caderno, faça um rascunho comentando: O que você leu? O que te prendeu mais a sua atenção? Por quê? Você recomenda a leitura desse livro? Por quê?
- Faça correções no texto, caso necessário (Início de frases e nomes próprios com letra maiúscula, pontuação, palavras repetidas desnecessariamente, parágrafo).
- Na folha almoço, à caneta, faça o cabeçalho contendo (nome, número, ano, turma, professor, disciplina e data)
- Passe a limpo o comentário que você criou.
- Entregue ao professor quando voltarem as aulas


Estrutura da ficha de leitura (conforme orientado em sala de aula):

Na folha de almaço:




NOME: ___________________________________________ Nº: ________
Disciplina: _______________________Ano/turma: ________ Data: _______
Professor: _____________________________

                     
FICHA DE LEITURA

Título: ____________________________________
Autor: ____________________________________
Ano de publicação: __________________________
Local de publicação: _________________________
Editora: ___________________________________
Comentário sobre a obra lida: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________







ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA - LP - 6º ANOS - PERÍODO DE PARALISAÇÃO (CORONAVÍRUS)

Olá, estudante!..

Tudo bem com você? Espero que sim.

Seja bem-vindo a este espaço de aprendizagem. Aqui você encontrará os conteúdos e habilidades a serem desenvolvidos durante o primeiro bimestre de 2020.  Para tanto, disponibilizo também, orientações e vídeos, tendo como referência o Caderno do Aluno que você já tem. Se você fizer todas as atividades estará em dia com sua aprendizagem e preparado para futuras avaliações.

Você deve estar consciente de que este não é um período de férias; é hora de ser um estudante autônomo e  aproveitar o tempo. Além das atividades propostas a seguir, você pode: ler um livro, fazer um desenho, ajudar nas tarefas domésticas, escrever histórias de aventura, assistir um filme, brincar e ficar com os familiares. 

Distribua suas atividades durante a semana, de forma que você não se canse de estudar, mas não deixe de fazê-las e ter períodos de pausa entre as atividades.

Saiba que, mesmo na distância, estamos juntos na luta pela conhecimento, pela vida!

Se cuide e bons estudos!

Professor Alex Santos


A seguir, disponibilizo 5 (cinco) atividades referentes aos conteúdos/habilidades do 1º bimestre a serem feitas em casa e entregues assim que voltarem as aulas.




ATIVIDADE 1 - CADERNO DO ALUNO

As atividades do Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 6º ano, da página 09 à 17, devem ser finalizadas. As questões que não tiverem espaço para serem respondidas no Caderno do Aluno, devem ser respondidas no caderno comum e apresentadas ao professor assim que voltarem as aulas.

ATIVIDADE 2 - PESQUISA

Faça uma pesquisa na internet ou em livros sobre os seguintes assuntos:

- Elementos da narrativa (P.E.N.T.E.)
- Foco narrativos em 1ª pessoa
- Foco narrativos em 3ª pessoa
- Discurso direto
- Discurso indireto
- Substantivo
- Adjetivo
- Verbo
- Advérbio
- Marcadores temporais (na narrativa)
- Marcadores espaciais (na narrativa)
- Pretérito perfeito
- Pretérito imperfeito
- Características do gênero HQ
- Linguagem conotativa
- Linguagem denotativa
- Figuras de linguagem: comparação explícita, metáfora, prosopopeia, antítese e metonímia.

ATIVIDADE 3 - VÍDEOS

A seguir, alguns vídeos que fiz para que você possa aprofundar esses assuntos. Faça anotações e tire suas dúvidas:


- Elementos da narrativa (P.E.N.T.E.)

- Foco narrativos em 1ª pessoa
- Foco narrativos em 3ª pessoa

- Discurso direto
- Discurso indireto

- Substantivo

- Adjetivo

- Verbo

- Advérbio
- Marcadores temporais (na narrativa)
- Marcadores espaciais (na narrativa)


- Pretérito perfeito
- Pretérito imperfeito

- Características do gênero HQ
- Línguagem conotativa
- Linguagem denotativa

- Figuras de linguagem: comparação explícita, metáfora, prosopopeia, antítese e metonímia.



ATIVIDADE 4 - PRODUÇÃO DE TEXTO: "Quem reescreve um conto aumenta um ponto"

Orientações gerais para a produção do texto:

Material
- folha de almaço
- caneta azul ou preta
- lápis
- borracha


Siga também as orientações para a reescrita que estão no Caderno do Aluno, da página 17 à 18.

Você deverá realizar uma reescrita do conto apresentado na Atividade 1 (da página 9 à 11) e propor um final diferente para ele. Continue a história a partir do seguinte ponto:

“[...]
E fez suspense – disse, repentinamente, que estava com sede e foi buscar água na cozinha...”

Preste bastante atenção sobre o processo de produção do texto.
1 - Em uma folha de caderno, planeje o que e como irá escrever. 
2 - Em uma folha de  caderno, escreva a primeira versão do texto
3 - Convide um colega para fazerem a revisão textual. (O que pode ser melhorado no texto? O que não pode faltar no texto para que haja coerência entre as ideias?). Fique atento ao início de frases e nomes próprios com letra maiúscula, pontuação, palavras repetidas desnecessariamente, parágrafo.
4 - Em uma folha de caderno, faça a reescrita do texto
5 - Revise novamente
6 - Na folha de almaço, faça o cabeçalho contendo: nome, número, ano, turma, professor, disciplina e data; e passe o texto a limpo.
7 - Entregue ao professor quando voltarem as aulas

ATIVIDADE 5 - FICHA DE LEITURA

A ficha de leitura é um registro sobre os dados de uma obra. Para sua produção, siga o modelo apresentado a seguir: 

Material para rascunho
- lápis
- borracha
- caneta azul ou preta
- no caderno

Material para finalizar a ficha de leitura:
- folha de almaço
- caneta azul ou preta

Orientações:
- Leia o livro e faça anotações no caderno
- No caderno, anote os dados do livro (título da obra, autor, ano de publicação, local de publicação, editora)
- No caderno, faça um rascunho comentando: O que você leu? O que te prendeu mais a sua atenção? Por quê? Você recomenda a leitura desse livro? Por quê?
- Faça correções no texto, caso necessário (Início de frases e nomes próprios com letra maiúscula, pontuação, palavras repetidas desnecessariamente, parágrafo).
- Na folha almoço, à caneta, faça o cabeçalho contendo (nome, número, ano, turma, professor, disciplina e data)
- Passe a limpo o comentário que você criou.
- Entregue ao professor quando voltarem as aulas


Estrutura da ficha de leitura (conforme orientado em sala de aula):

Na folha de almaço:

NOME: ___________________________________________ Nº: ________
Disciplina: _______________________Ano/turma: ________ Data: _______
Professor: _____________________________

                     
FICHA DE LEITURA

Título: ____________________________________
Autor: ____________________________________
Ano de publicação: __________________________
Local de publicação: _________________________
Editora: ___________________________________
Comentário sobre a obra lida: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


24.2.20

What a wonderful world this would be - Sam Cooke



Don't know much about history
Don't know much biology
Don't know much about a science book
Don't know much about the French I took

But I do know that I love you
And I know that if you love me, too
What a wonderful world this would be

Don't know much about geography
Don't know much trigonometry
Don't know much about algebra
Don't know what a slide rule is for

But I do know one and one is two
And if this one could be with you
What a wonderful world this would be

Now, I don't claim to be an A student
But I'm trying to be
For maybe by being an A student, baby
I can win your love for me

Don't know much about history
Don't know much biology
Don't know much about a science book
Don't know much about the French I took

But I do know that I love you
And I know that if you love me, too
What a wonderful world this would be

La tiacha, tiacha, tiacha, tiacha, tiachaaa history
hummmmmmmmmmmmmmmm biology
uo la tiacha, tiacha, tiacha, tiacha, science book
hummmmmmmmmmmmmmmm French I took

But I do know that I love you
And I know that if you love me, too
What a wonderful world this would be


Ebony and Ivory - Paul MacCartney and Stevie Wonder





Ebony and ivory live together in perfect harmony
Side by side on my piano keyboard, oh Lord, why don't we?

We all know that people are the same whereever you go
There is good and bad in ev'ryone
We learn to live, when we learn to give
Each other what we need to survive, together alive

Ebony and ivory live together in perfect harmony
Side by side on my piano keyboard, oh Lord why don't we?

Solo

Ebony, ivory, living in perfect harmony
Ebony, ivory, ooh

We all know that people are the same whereever you go
There is good and bad in ev'ryone
We learn to live, when we learn to give
Each other what we need to survive, together alive

Ebony and ivory live together in perfect harmony
Side by side on my piano keyboard, oh Lord…


Stand by me - Ben e King



When the night has come
And the land is dark
And the moon is the only light we'll see
No I won't be afraid
Oh, I won't be afraid
Just as long as you stand, stand by me

So darling, darling
Stand by me, oh stand by me
Oh stand, stand by me
Stand by me

If the sky that we look upon
Should tumble and fall
Or the mountain should crumble to the sea
I won't cry, I won't cry
No, I won't shed a tear
Just as long as you stand, stand by me

And darling, darling
Stand by me, oh stand by me
Oh stand now,…


23.2.20

Days Of The Week Song


Cifra melódica:

Ré, mi, fá#, sol, lá, fá#,
Fá#-sol, mi,, sol-lá, fá#,
Ré, mi, fá#, sol, lá, lá, fá#,
Sol, sol, mi, mi, ré...


G A7 D


D                           D
Sunday, Monday, Tuesday,
G           A7
Wednesday, Thursday,
D
Friday and Saturday
G           A7           D
Sunday, comes again.