Olá, estudante!..
Tudo bem com você? Espero que sim.
Seja bem-vindo a este espaço de aprendizagem. Aqui você encontrará os conteúdos e habilidades a serem desenvolvidos durante o primeiro bimestre de 2020. Para tanto, disponibilizo também, orientações e vídeos, tendo como referência o Caderno do Aluno que você já tem. Se você fizer todas as atividades estará em dia com sua aprendizagem e preparado para futuras avaliações.
Você deve estar consciente de que este não é um período de férias; é hora de ser um estudante autônomo e aproveitar o tempo. Além das atividades propostas a seguir, você pode: ler um livro, fazer um desenho, ajudar nas tarefas domésticas, escrever histórias de aventura, assistir um filme, brincar e ficar com os familiares.
Distribua suas atividades durante a semana, de forma que você não se canse de estudar, mas não deixe de fazê-las e ter períodos de pausa entre as atividades.
Saiba que, mesmo na distância, estamos juntos na luta pela conhecimento, pela vida!
Se cuide e bons estudos!
Distribua suas atividades durante a semana, de forma que você não se canse de estudar, mas não deixe de fazê-las e ter períodos de pausa entre as atividades.
Saiba que, mesmo na distância, estamos juntos na luta pela conhecimento, pela vida!
Se cuide e bons estudos!
Professor Alex Santos
A seguir, disponibilizo 5 (cinco) atividades referentes aos conteúdos/habilidades do 1º bimestre a serem feitas em casa e entregues assim que voltarem as aulas.
ATIVIDADE 1 - CADERNO DO ALUNO
As atividades do Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 6º ano, da página 09 à 17, devem ser finalizadas. As questões que não tiverem espaço para serem respondidas no Caderno do Aluno, devem ser respondidas no caderno comum e apresentadas ao professor assim que voltarem as aulas.
Faça uma pesquisa na internet ou em livros sobre os seguintes assuntos:
- Elementos da narrativa (P.E.N.T.E.)
- Foco narrativos em 1ª pessoa
- Foco narrativos em 3ª pessoa
- Discurso direto
- Discurso indireto
- Substantivo
- Adjetivo
- Verbo
- Advérbio
- Marcadores temporais (na narrativa)
- Marcadores espaciais (na narrativa)
- Pretérito perfeito
- Pretérito imperfeito
- Características do gênero HQ
- Linguagem conotativa
- Linguagem denotativa
- Figuras de linguagem: comparação explícita, metáfora, prosopopeia, antítese e metonímia.
ATIVIDADE 3 - VÍDEOS
A seguir, alguns vídeos que fiz para que você possa aprofundar esses assuntos. Faça anotações e tire suas dúvidas:
- Elementos da narrativa (P.E.N.T.E.)
- Foco narrativos em 1ª pessoa
- Foco narrativos em 3ª pessoa
- Discurso direto
- Discurso indireto
- Substantivo
- Adjetivo
- Verbo
- Advérbio
- Marcadores temporais (na narrativa)
- Marcadores espaciais (na narrativa)
- Pretérito perfeito
- Pretérito imperfeito
- Características do gênero HQ
- Línguagem conotativa
- Linguagem denotativa
- Figuras de linguagem: comparação explícita, metáfora, prosopopeia, antítese e metonímia.
ATIVIDADE 4 - PRODUÇÃO DE TEXTO: "Quem reescreve um conto aumenta um ponto"
Orientações gerais para a produção do texto:
Material
- folha de almaço
- caneta azul ou preta
- lápis
- borracha
Siga também as orientações para a reescrita que estão no Caderno do Aluno, da página 17 à 18.
Você deverá realizar uma reescrita do conto apresentado na Atividade 1 (da página 9 à 11) e propor um final diferente para ele. Continue a história a partir do seguinte ponto:
“[...]
E fez suspense – disse, repentinamente, que estava com sede e foi buscar água na cozinha...”
Preste bastante atenção sobre o processo de produção do texto.
1 - Em uma folha de caderno, planeje o que e como irá escrever.
2 - Em uma folha de caderno, escreva a primeira versão do texto
3 - Convide um colega para fazerem a revisão textual. (O que pode ser melhorado no texto? O que não pode faltar no texto para que haja coerência entre as ideias?). Fique atento ao início de frases e nomes próprios com letra maiúscula, pontuação, palavras repetidas desnecessariamente, parágrafo.
4 - Em uma folha de caderno, faça a reescrita do texto
5 - Revise novamente
6 - Na folha de almaço, faça o cabeçalho contendo: nome, número, ano, turma, professor, disciplina e data; e passe o texto a limpo.
7 - Entregue ao professor quando voltarem as aulas
ATIVIDADE 5 - FICHA DE LEITURA
A ficha de leitura é um registro sobre os dados de uma obra. Para sua produção, siga o modelo apresentado a seguir:
Material para rascunho
- lápis
- borracha
- caneta azul ou preta
- no caderno
Material para finalizar a ficha de leitura:
- folha de almaço
- caneta azul ou preta
Estrutura da ficha de leitura (conforme orientado em sala de aula):
Na folha de almaço:
NOME: ___________________________________________ Nº: ________
Disciplina: _______________________Ano/turma: ________ Data: _______
Professor: _____________________________
FICHA DE LEITURA
Título: ____________________________________
Autor: ____________________________________
Ano de publicação: __________________________
Local de publicação: _________________________
Editora: ___________________________________
Comentário sobre a obra lida: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Orientações:
- Leia o livro e faça anotações no caderno
- No caderno, anote os dados do livro (título da obra, autor, ano de publicação, local de publicação, editora)
- No caderno, faça um rascunho comentando: O que você leu? O que te prendeu mais a sua atenção? Por quê? Você recomenda a leitura desse livro? Por quê?
- Faça correções no texto, caso necessário (Início de frases e nomes próprios com letra maiúscula, pontuação, palavras repetidas desnecessariamente, parágrafo).
- Na folha almoço, à caneta, faça o cabeçalho contendo (nome, número, ano, turma, professor, disciplina e data)
- Passe a limpo o comentário que você criou.
- Entregue ao professor quando voltarem as aulas
Na folha de almaço:
NOME: ___________________________________________ Nº: ________
Disciplina: _______________________Ano/turma: ________ Data: _______
Professor: _____________________________
FICHA DE LEITURA
Título: ____________________________________
Autor: ____________________________________
Ano de publicação: __________________________
Local de publicação: _________________________
Editora: ___________________________________
Comentário sobre a obra lida: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário