Translate

Inscreva-se no canal ProAlex

18.3.20

ATIVIDADES DE LÍNGUA INGLESA - 1º BIM - E.M. - PERÍODO DE PARALISAÇÃO (CORONAVÍRUS)


Hello, student!..

Tudo bem com você? Espero que sim.
Seja bem-vindo a este espaço de aprendizagem. Aqui você encontrará alguns conteúdos e habilidades a serem desenvolvidos durante o primeiro bimestre de 2020.  Para tanto, disponibilizo também, orientações e vídeos. Se você fizer todas as atividades estará em dia com sua aprendizagem e preparado para futuras avaliações.
Você deve estar consciente de que este não é um período de férias; é hora de ser um estudante autônomo e aproveitar o tempo.
Distribua suas atividades durante a semana, de forma que você não se canse de estudar, mas não deixe de fazê-las e ter períodos de pausa entre as atividades.

Saiba que, mesmo na distância, estamos juntos na luta pelo conhecimento, pela vida!

Se cuide e bons estudos!

Teacher Alex Santos

ATIVIDADE 1 – PESQUISA: CONTEÚDOS BIMESTRAIS

Material necessário:
- lápis
- caneta
- borracha
- caderno
- folha almaço
- celular ou computador com internet
- livros

Orientações:
- Faça uma pesquisa na internet ou em livros sobre os assuntos abaixo.
- Anote tudo no caderno
Informação no mundo globalizado – Anglofonia:
• Mapeamento dos países que usam a língua inglesa como língua materna
• A influência internacional dos usos da língua inglesa como língua estrangeira
• Reconhecimento das variantes linguísticas da língua inglesa
• Conectivos: consequently, when, before
• Expressões com preposições (verbo + preposição, adjetivo + preposição)

ATIVIDADE 2 – PRODUÇÃO ESCRITA DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

Assista ao vídeo e responda, no caderno, a pergunta abaixo:


O que é um argumento?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________

ATIVIDADE 3 – REFLEXÃO SOBRE O ASSUNTO: ESTRANGEIRISMO

Vamos agora refletir sobre o assunto: Estrangeirismo. Para isso, assista ao vídeo a seguir e acompanhe a letra da música Samba do Approach, de Zeca Baleiro: 

SAIBA MAIS: https://armazemdetexto.blogspot.com/2018/06/musica-samba-do-approach-zeca-baleiro.html


Letra da música:

Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat...

Eu tenho savoir-faire
Meu temperamento é light
Minha casa é hi-tech
Toda hora rola um insight
Já fui fã do Jethro Tull
Hoje me amarro no Slash
Minha vida agora é cool
Meu passado é que foi trash...

Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat...(2x)

Fica ligado no link
Que eu vou confessar my love
Depois do décimo drink
Só um bom e velho engov
Eu tirei o meu green card
E fui prá Miami Beach
Posso não ser pop-star
Mas já sou um noveau-riche...

Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat...(2x)

Eu tenho sex-appeal
Saca só meu background
Veloz como Damon Hill
Tenaz como Fittipaldi
Não dispenso um happy end
Quero jogar no dream team
De dia um macho man
E de noite, drag queen...

Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat...(7x).


ATIVIDADE 4 – QUESTÕES SOBRE O ESTRANGEIRISMO:

Agora, copie e responda no caderno:

1 - Em sua opinião, o estrangeirismo é um fenômeno linguístico que contribui para uma melhor comunicação entre as pessoas? Por quê?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 – O estrangeirismo prejudica a identidade cultural de um povo? Justifique.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 – Em que casos o estrangeirismo pode ser considerado importante para a qualidade da comunicação? Por quê?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 – Que fenômenos sócio-político-econômicos têm contribuído para o aumento do estrangeirismo?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


ATIVIDADE 5 - PRODUÇÃO DE TEXTO: REDAÇÃO DISSERTATIVA-ARGUMENTATIVA

Agora, com base nos conhecimentos adquiridos na pequisa sobre os assuntos bimestrais e na reflexão sobre o assunto: Estrangeirismo, produza um texto dissertativo-argumentativo defendendo sua opinião sobre o tema: A presença do estrangeirismo no Brasil.


Material
- folha de almaço
- caneta azul ou preta
- lápis
- borracha

Orientações gerais para a produção do texto:

Com base nos conhecimentos já adquiridos, nas reflexões realizadas e nos assuntos estudados, produza seu texto. Siga as orientações abaixo:

1 - No caderno, planeje o que e como irá escrever;
2 – Ainda na folha de caderno, escreva o rascunho - a primeira versão do texto (mínimo 15 linhas);
3 – Lembre-se de usar algum tipo de argumento em seu texto e colocar título;
4 – Convide um colega para fazerem a revisão textual. (O que pode ser melhorado no texto? O que não pode faltar no texto para que haja coerência entre as ideias?). Fique atento ao início de frases e nomes próprios com letra maiúscula, pontuação, palavras repetidas desnecessariamente, parágrafo;
5 - No caderno mesmo, passe o rascunho a limpo;
6 - Revise novamente;
7 - Na folha de almaço, a caneta azul ou preta, faça o cabeçalho contendo: nome, número, ano, turma, professor, disciplina e data; e passe o texto a limpo;
8 - Entregue ao professor quando voltarem as aulas.

Para revisão do artigo de opinião, observe o quadro a seguir: 
                                                                                     
Critérios
Está OK           
Deve mudar
1 – Adequação do título



2 – Adequação ao contexto de produção de linguagem:



A questão discutida é mesmo controversa e de relevância social?



Você, enquanto autor, se colocou como alguém que discute a questão racionalmente, considerou o leitor e o veículo de publicação do texto?



Considera que conseguiu atingir seu objetivo de tentar convencer seus leitores?



3 – Estrutura do texto:



Presença de uma contextualização adequada da questão discutida.



Explicitação da posição defendida perante a questão.



Uso de argumentos para defender a posição assumida.



Presença de uma conclusão adequada.



4 – Argumentação:



Seleção de informações relevantes.



Emprego adequado de organizadores textuais.



5 – Marcas linguísticas:



Emprego adequado de unidades coesivas (além dos organizadores textuais típicos da argumentação).



Adequação às normas gramaticais.



Legibilidade (aspectos da grafia, ausência de rasuras, formatação adequada do texto).






Nenhum comentário:

Postar um comentário