Translate

Inscreva-se no canal ProAlex

18.3.20

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA - LP - 8º ANO E - 1º BIM - PERÍODO DE PARALISAÇÃO (CORONAVÍRUS)



Olá, estudante!..

Tudo bem com você? Espero que sim.

Seja bem-vindo a este espaço de aprendizagem. Aqui você encontrará os conteúdos e habilidades a serem desenvolvidos durante o primeiro bimestre de 2020.  Para tanto, disponibilizo também, orientações e vídeos, tendo como referência o Caderno do Aluno que você já tem. Se você fizer todas as atividades estará em dia com sua aprendizagem e preparado para futuras avaliações.

Você deve estar consciente de que este não é um período de férias; é hora de ser um estudante autônomo e aproveitar o tempo. Além das atividades propostas a seguir, você pode: ler um livro, fazer um desenho, ajudar nas tarefas domésticas, escrever histórias de aventura, assistir um filme, brincar e ficar com os familiares. 


Distribua suas atividades durante a semana, de forma que você não se canse de estudar, mas não deixe de fazê-las e ter períodos de pausa entre as atividades.



Saiba que, mesmo na distância, estamos juntos na luta pelo conhecimento, pela vida!



Se cuide e bons estudos!


Professor Alex Santos


A seguir, disponibilizo 5 (cinco) atividades referentes aos conteúdos/habilidades do 1º bimestre a serem feitas em casa e entregues assim que voltarem as aulas.



]ATIVIDADE 1 - CADERNO DO ALUNO

As atividades do Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 8º ano, da página 09 à 20, devem ser finalizadas em casa. As questões que não tiverem espaço para serem respondidas no Caderno do Aluno, devem ser respondidas no caderno comum e apresentadas ao professor assim que voltarem as aulas.

ATIVIDADE 2 – PESQUISA: CONTEÚDOS BIMESTRAIS


Material
- folha de almaço
- caneta azul ou preta
- lápis
- borracha
- celular ou computador com internet
- livros

Orientações gerais para a produção do texto:
Pesquise na internet ou em livros sobre os assuntos abaixo. 
Faça anotações no caderno sobre os assuntos.
À caneta, azul ou preta, na folha almaço, passe a limpo suas anotações.
Entregue ao professor quando voltarem as aulas.

Lembre-se: A pesquisa de conter um cabeçalho com (nome, número, ano, turma, disciplina, professor e data).

- Linguagem formal
- Linguagem informal
- Conjunções (classe de palavra)
- Locuções conjuntivas
- Pessoa do discurso (pessoa verbal 1ª, 2ª e 3ª)
- Argumento de autoridade
- Argumento baseado no consenso
- Argumento baseado em dados concretos
- Argumento com base no raciocínio lógico
- Argumento da competência linguística

ATIVIDADE 3 – PESQUISA E REFLEXÃO

Assista ao vídeo abaixo e responda no caderno a questão a seguir:


O que é um argumento?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________



Agora, converse com amigos e familiares, leia livros e pesquise sobre o assunto “aborto”. Em seguida, no caderno, escreva um parágrafo com cada tipo de argumento sobre o abordo, sendo a favor ou contra. Ao final, deixe sua opinião sobre o tema.

Sugestões de sites para aprofundar suas ideias:

Clique no link e acesse:
9 argumentos que fizeram a diferença no debate pelo aborto legal, seguro e gratuito na Argentina


Os 10 piores (mas populares) argumentos a favor do aborto

Procure aprofundar sua pesquisa, acessando outros sites que tratam do assunto.


Anote no caderno um argumento de cada tipo sobre ser A FAVOR DA PRÁTICA DO ABORTO:

- Argumento de autoridade:
_____________________________________________________________________

- Argumento baseado no consenso
_____________________________________________________________________

- Argumento baseado em dados concretos
_____________________________________________________________________

- Argumento com base no raciocínio lógico
_____________________________________________________________________

- Argumento da competência linguística
_____________________________________________________________________


Anote no caderno um argumento de cada tipo sobre ser CONTRA A PRÁTICA DO ABORTO:

- Argumento de autoridade
_____________________________________________________________________

- Argumento baseado no consenso
_____________________________________________________________________

- Argumento baseado em dados concretos
_____________________________________________________________________

- Argumento com base no raciocínio lógico
_____________________________________________________________________

- Argumento da competência linguística
_____________________________________________________________________

Qual sua opinião sobre o tema:
_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________


ATIVIDADE 4 - PRODUÇÃO DE TEXTO: ARTIGO DE OPINIÃO SOBRE O ABORTO



Material:
- folha de almaço
- caneta azul ou preta
- lápis
- borracha
- celular ou computador com internet
- livros

Orientações gerais para a produção do texto:
Com base nos conhecimentos já adquiridos, nas reflexões realizadas e nos assuntos estudados, produza um artigo de opinião sobre o assunto aborto. Siga as orientações abaixo:
1 - Em uma folha de caderno, planeje o que e como irá escrever. 
2 – Ainda na folha de caderno, escreva o rascunho - a primeira versão do texto (mínimo 15 linhas)
3 – Lembre-se de usar algum tipo de argumento em seu texto
4 – Convide um colega para fazerem a revisão textual. (O que pode ser melhorado no texto? O que não pode faltar no texto para que haja coerência entre as ideias?). Fique atento ao início de frases e nomes próprios com letra maiúscula, pontuação, palavras repetidas desnecessariamente, parágrafo.
5 - Em uma folha de caderno, passe o rascunho a limpo
6 - Revise novamente
7 - Na folha de almaço, a caneta azul ou preta, faça o cabeçalho contendo: nome, número, ano, turma, professor, disciplina e data; e passe o texto a limpo.
8 - Entregue ao professor quando voltarem as aulas

Para revisão do artigo de opinião, observe o quadro a seguir:                                                                                      
Critérios
Está OK           
Deve mudar
1 – Adequação do título



2 – Adequação ao contexto de produção de linguagem:



A questão discutida é mesmo controversa e de relevância social?



Você, enquanto autor, se colocou como alguém que discute a questão racionalmente, considerou o leitor e o veículo de publicação do texto?



Considera que conseguiu atingir seu objetivo de tentar convencer seus leitores?



3 – Estrutura do texto:



Presença de uma contextualização adequada da questão discutida.



Explicitação da posição defendida perante a questão.



Uso de argumentos para defender a posição assumida.



Presença de uma conclusão adequada.



4 – Argumentação:



Seleção de informações relevantes.



Emprego adequado de organizadores textuais.



5 – Marcas linguísticas:



Emprego adequado de unidades coesivas (além dos organizadores textuais típicos da argumentação).



Adequação às normas gramaticais.



Legibilidade (aspectos da grafia, ausência de rasuras, formatação adequada do texto).





ATIVIDADE 5 - FICHA DE LEITURA

A ficha de leitura é um registro sobre os dados de uma obra. Para sua produção, siga o modelo apresentado a seguir: 

Material para rascunho
- lápis
- borracha
- caneta azul ou preta
- no caderno

Material para finalizar a ficha de leitura:
- folha de almaço
- caneta azul ou preta

Orientações:
- Leia o livro e faça anotações no caderno
- No caderno, anote os dados do livro (título da obra, autor, ano de publicação, local de publicação, editora)
- No caderno, faça um rascunho comentando: O que você leu? O que te prendeu mais a sua atenção? Por quê? Você recomenda a leitura desse livro? Por quê?
- Faça correções no texto, caso necessário (Início de frases e nomes próprios com letra maiúscula, pontuação, palavras repetidas desnecessariamente, parágrafo).
- Na folha almoço, à caneta, faça o cabeçalho contendo (nome, número, ano, turma, professor, disciplina e data)
- Passe a limpo o comentário que você criou.
- Entregue ao professor quando voltarem as aulas


Estrutura da ficha de leitura (conforme orientado em sala de aula):

Na folha de almaço:




NOME: ___________________________________________ Nº: ________
Disciplina: _______________________Ano/turma: ________ Data: _______
Professor: _____________________________

                     
FICHA DE LEITURA

Título: ____________________________________
Autor: ____________________________________
Ano de publicação: __________________________
Local de publicação: _________________________
Editora: ___________________________________
Comentário sobre a obra lida: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________







Nenhum comentário:

Postar um comentário