GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE SÃO JOSÉ DOS
CAMPOS
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR _______________________________
Professor: Alex
|
Disciplina: Língua Portuguesa
|
Turma (s): 6º anos
|
PLANO DE AULA – CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
De 04 a 08 de maio de 2020.
|
||
Data
|
Conteúdos
|
Desenvolvimento
|
04/05/2020
(1 aula )
|
LIVROS QUE EU LI – Registro
no app PADLET
EF69LP53 - Ler em voz
alta tetos literários diversos, bem como leituras orais capituladas (compartilhadas
ou não com o professor) de livros, contar- recontar histórias tanto da
tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do teto
por meio de uma leitura ou fala expressiva fluente gravando essa
leitura ou esse conto – reconto, seja para análise posterior.
Produção de texto oral e
escrito.
|
ATIVIDADE 1:
Escolha uma narrativa e leia,
em voz alta, um capítulo. Ou acesse o livro disponível neste link: https://bit.ly/livroopprincipe
e leia um capítulo em voz alta.
Acesse o PADLET pelo
navegador do seu celular ou computador usando o link disponibilizado pelo
professor.
Vai abrir uma página onde
você deve postar um comentário sobre o texto lido.
Para fazer sua postagem:
1 - Clique no sinal de "+" 2 - Digite TÍTULO e AUTOR do livro (inteiro, capítulo ou parte) que você leu. 3 - Inicie um COMENTÁRIO dizendo o que você leu. Continue dizendo se gostou ou não, e o porquê de ter gostado ou não do que leu. Convide as pessoas para lerem o livro.
4 - No final, escreva seu
NOME e TURMA.
ATENÇÃO:
É muito importante que a sua
postagem siga as informações contidas no passo a passo acima para que possa
ser bem avaliada pelo professor.
|
05/05/2020
(1 aulas )
|
LEITURA, ORALIDADE E ANÁLISE
LINGUÍSTICA
(ELEMENTOS DA NARRATIVA)
EF69LP53 - Ler em voz
alta tetos literários diversos, bem como leituras orais capituladas
(compartilhadas ou não com o professor) de livros, contar- recontar histórias
tanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e
interpretação do teto por meio de uma leitura ou fala expressiva
fluente gravando essa leitura ou esse conto – reconto, seja para análise
posterior.
Leitura e produção de texto
escrito e oral.
|
FAÇA TUDO EM SEU CADERNO
ATIVIDADE 1
Escolha um livro que seja do
gênero narrativo ou a sugestão de livro dada no link da atividade anterior - O
PEQUENO PRÍNCIPE neste link: https://bit.ly/livroopprincipe
Observe e anote as seguintes
informações:
1 – Título
2 – Autor
3 – Editora
ATIVIDADE 2
Leia um capítulo do livro sugerido
ou de outro que seja do gênero narrativo e faça um comentário de um único
parágrafo, no caderno, sobre ele. No comentário deve conte:
- O que você leu? O que você
mais gostou? Por que gostou de determinado trecho ou capítulo? Você indica
essa leitura para alguém? Por quê?
FAÇA TUDO EM SEU CADERNO
ATIVIDADE 3
Leia em volta alta o seu
comentário para seus familiares e peça opinião sobre o texto. Caso digam que
pode melhorar, é a hora de fazer isso.
ATIVIDADE 4
A seguir, leia e grave um
áudio do seu comentário com seu celular.
ATIVIDADE 5
Entre no grupo de Whatsapp
criado pelo professor e digite o comentário que você fez sobre o texto lido
e, junto, envie o áudio gravado anteriormente.
As atividades devem ser feitas
em conformidade com as normas da língua portuguesa, respeitando ortografia
(pontuação, acentuação, nomes próprios e início de frases em letra maiúscula),
e mostradas para o professor quando voltarem as aulas.
|
06/05/2020
(1 aula)
|
DIÁRIO DE BORDO – ESCREVENDO
OPINIÕES
Registros escritos e orais
sobre o gênero notícia
EF69LP16B - Utilizar as
formas de composição dos gêneros textuais do campo jornalístico.
EF 69LP03A - Identificar, em
notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais
decorrência.
|
ATIVIDADE 1 – SÍNTESE DE
NOTÍCIA
Acompanhe 5 notícias pela TV
ou rádio, uma por dia, e faça uma lista no caderno com o assunto principal de
cada uma delas. Sua lista deve conter:
1-Título/Assunto da notícia –
Canal de TV/Rádio em que foi transmitida – Data
2-Título/Assunto da notícia –
Canal de TV/Rádio em que foi transmitida – Data
3-Título/Assunto da notícia –
Canal de TV/Rádio em que foi transmitida – Data
4-Título/Assunto da notícia –
Canal de TV/Rádio em que foi transmitida – Data
5-Título/Assunto da notícia –
Canal de TV/Rádio em que foi transmitida – Data
OBSERVAÇÃO: Esta atividade
deve ser mostrada para o professor quando voltarem as aulas.
ATIVIDADE 2 – PRODUÇÃO DE TEXTO DE OPINIÃO
Após registrar as cinco
notícias, escolha uma delas e dê sua opinião sobre ela, escrevendo no caderno
a respeito do que assistiu ou ouviu.
OBSERVAÇÃO: Esta atividade
deve ser mostrada para o professor quando voltarem as aulas.
|
07/05/2020
(1 aula)
|
DIÁRIO DE BORDO – ESCREVENDO
OPINIÕES
Registros escritos e orais
sobre o gênero notícia
EF69LP16B - Utilizar as
formas de composição dos gêneros textuais do campo jornalístico.
EF 69LP03A - Identificar, em
notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais
decorrência.
|
ATIVIDADE 1 – REESCRITA DE
NOTÍCIA
Faça a rescrita da notícia
que você escolheu na atividade anterior (atividade 2, do dia 0605). Você pode
fazer pequenas modificações no texto para registrar as informações da notícia
em seu caderno.
INFORMAÇÕES QUE DEVEM CONSTAR
EM SUA NOTÍCIA:
1 - Título da notícia:
2 - No primeiro parágrafo (3
a 5 linhas):
O que aconteceu?
Com quem aconteceu?
Quando aconteceu?
Onde aconteceu?
3 - A partir do segundo
parágrafo (5 a 10 linhas):
Como aconteceu?
Por que aconteceu?
OBSERVAÇÃO: Esta atividade
deve ser mostrada para o professor quando voltarem as aulas.
|
08/05/2020
( 1 aula )
|
ELEMENTOS DA NARRATIVA
Resumo
EF69LP53 - Ler em voz
alta tetos literários diversos, bem como leituras orais capituladas
(compartilhadas ou não com o professor) de livros, contar- recontar histórias
tanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e
interpretação do teto por meio de uma leitura ou fala expressiva
fluente gravando essa leitura ou esse conto – reconto, seja para análise
posterior.
|
ATIVIDADE 1 – PESQUISA SOBRE
OS ELEMENTOS DA NARRATIVA
Acesse o vídeo: Elementos da
Narrativa - Zen - Anitta - Paródias Pedagógicas - ProAlex disponível no link:
https://youtu.be/bHvVgXigfho
- ou faça uma pesquisa na internet ou em livros didáticos sobre elementos da
narrativa e registre as informações mais importantes.
ATIVIDADE 2 – QUESTIONÁRIO
SOBRE OS ELEMENTOS DA NARRATIVA
Em seguida, copie o
questionário abaixo e responda em seu caderno:
– Quais os elementos da
narrativa?
– O que é o enredo?
– Quais as partes do enredo?
OBSERVAÇÃO: Esta atividade
deve ser mostrada para o professor quando voltarem as aulas.
|