Translate

Inscreva-se no canal ProAlex

7.5.20

ATIVIDADES COMPLEMENTARES - 6 ANOS - (ADAPTADAS)



GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR _______________________________


Professor: Alex
Disciplina: Língua Portuguesa
Turma (s): 6º anos

PLANO DE AULA – CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

De 04 a 08 de maio de 2020.
Data
Conteúdos
Desenvolvimento
04/05/2020

(1 aula )
LIVROS QUE EU LI – Registro no app PADLET

EF69LP53  - Ler em voz alta tetos literários diversos, bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros, contar- recontar histórias tanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do teto por meio de uma leitura ou fala  expressiva fluente gravando essa leitura ou esse conto – reconto, seja para análise posterior.

Produção de texto oral e escrito.

ATIVIDADE 1:
Escolha uma narrativa e leia, em voz alta, um capítulo. Ou acesse o livro disponível neste link: https://bit.ly/livroopprincipe e leia um capítulo em voz alta.
Acesse o PADLET pelo navegador do seu celular ou computador usando o link disponibilizado pelo professor.
Vai abrir uma página onde você deve postar um comentário sobre o texto lido.

Para fazer sua postagem:

1 - Clique no sinal de "+"
2 - Digite TÍTULO e AUTOR do livro (inteiro, capítulo ou parte) que você leu.
3 - Inicie um COMENTÁRIO dizendo o que você leu. Continue dizendo se gostou ou não, e o porquê de ter gostado ou não do que leu. Convide as pessoas para lerem o livro.
4 - No final, escreva seu NOME e TURMA.

ATENÇÃO:
É muito importante que a sua postagem siga as informações contidas no passo a passo acima para que possa ser bem avaliada pelo professor.

Link do aplicativo, caso necessário:
https://bit.ly/padlet-android


05/05/2020

(1 aulas  )
LEITURA, ORALIDADE E ANÁLISE LINGUÍSTICA
(ELEMENTOS DA NARRATIVA)

EF69LP53  - Ler em voz alta tetos literários diversos, bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros, contar- recontar histórias tanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do teto por meio de uma leitura ou fala  expressiva fluente gravando essa leitura ou esse conto – reconto, seja para análise posterior.

Leitura e produção de texto escrito e oral.
FAÇA TUDO EM SEU CADERNO

ATIVIDADE 1
Escolha um livro que seja do gênero narrativo ou a sugestão de livro dada no link da atividade anterior - O PEQUENO PRÍNCIPE neste link: https://bit.ly/livroopprincipe

Observe e anote as seguintes informações:
1 – Título
2 – Autor
3 – Editora

ATIVIDADE 2
Leia um capítulo do livro sugerido ou de outro que seja do gênero narrativo e faça um comentário de um único parágrafo, no caderno, sobre ele. No comentário deve conte:
- O que você leu? O que você mais gostou? Por que gostou de determinado trecho ou capítulo? Você indica essa leitura para alguém? Por quê?
FAÇA TUDO EM SEU CADERNO

ATIVIDADE 3
Leia em volta alta o seu comentário para seus familiares e peça opinião sobre o texto. Caso digam que pode melhorar, é a hora de fazer isso.

ATIVIDADE 4
A seguir, leia e grave um áudio do seu comentário com seu celular.
Se precisar instale um aplicativo de gravação de áudio: https://bit.ly/vocerecorder

ATIVIDADE 5
Entre no grupo de Whatsapp criado pelo professor e digite o comentário que você fez sobre o texto lido e, junto, envie o áudio gravado anteriormente.

As atividades devem ser feitas em conformidade com as normas da língua portuguesa, respeitando ortografia (pontuação, acentuação, nomes próprios e início de frases em letra maiúscula), e mostradas para o professor quando voltarem as aulas.


06/05/2020

(1 aula)
DIÁRIO DE BORDO – ESCREVENDO OPINIÕES
Registros escritos e orais sobre o gênero notícia

EF69LP16B - Utilizar as formas de composição dos gêneros textuais do campo jornalístico.
EF 69LP03A - Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrência.


ATIVIDADE 1 – SÍNTESE DE NOTÍCIA
Acompanhe 5 notícias pela TV ou rádio, uma por dia, e faça uma lista no caderno com o assunto principal de cada uma delas. Sua lista deve conter:
1-Título/Assunto da notícia – Canal de TV/Rádio em que foi transmitida – Data
2-Título/Assunto da notícia – Canal de TV/Rádio em que foi transmitida – Data
3-Título/Assunto da notícia – Canal de TV/Rádio em que foi transmitida – Data
4-Título/Assunto da notícia – Canal de TV/Rádio em que foi transmitida – Data
5-Título/Assunto da notícia – Canal de TV/Rádio em que foi transmitida – Data

OBSERVAÇÃO: Esta atividade deve ser mostrada para o professor quando voltarem as aulas.

ATIVIDADE 2 – PRODUÇÃO DE TEXTO DE OPINIÃO
Após registrar as cinco notícias, escolha uma delas e dê sua opinião sobre ela, escrevendo no caderno a respeito do que assistiu ou ouviu.

OBSERVAÇÃO: Esta atividade deve ser mostrada para o professor quando voltarem as aulas.


07/05/2020

(1 aula)
DIÁRIO DE BORDO – ESCREVENDO OPINIÕES
Registros escritos e orais sobre o gênero notícia

EF69LP16B - Utilizar as formas de composição dos gêneros textuais do campo jornalístico.
EF 69LP03A - Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrência.


ATIVIDADE 1 – REESCRITA DE NOTÍCIA

Faça a rescrita da notícia que você escolheu na atividade anterior (atividade 2, do dia 0605). Você pode fazer pequenas modificações no texto para registrar as informações da notícia em seu caderno.
Para conhecer um pouco mais sobre o gênero notícia, acesse: https://bit.ly/noticia-proalex

INFORMAÇÕES QUE DEVEM CONSTAR EM SUA NOTÍCIA:

1 - Título da notícia:
2 - No primeiro parágrafo (3 a 5 linhas):
O que aconteceu?
Com quem aconteceu?
Quando aconteceu?
Onde aconteceu?
3 - A partir do segundo parágrafo (5 a 10 linhas):
Como aconteceu?
Por que aconteceu?

OBSERVAÇÃO: Esta atividade deve ser mostrada para o professor quando voltarem as aulas.


08/05/2020

( 1 aula )
ELEMENTOS DA NARRATIVA
Resumo

EF69LP53  - Ler em voz alta tetos literários diversos, bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros, contar- recontar histórias tanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do teto por meio de uma leitura ou fala  expressiva fluente gravando essa leitura ou esse conto – reconto, seja para análise posterior.


ATIVIDADE 1 – PESQUISA SOBRE OS ELEMENTOS DA NARRATIVA
Acesse o vídeo: Elementos da Narrativa - Zen - Anitta - Paródias Pedagógicas - ProAlex disponível no link: https://youtu.be/bHvVgXigfho - ou faça uma pesquisa na internet ou em livros didáticos sobre elementos da narrativa e registre as informações mais importantes.

ATIVIDADE 2 – QUESTIONÁRIO SOBRE OS ELEMENTOS DA NARRATIVA
Em seguida, copie o questionário abaixo e responda em seu caderno:
– Quais os elementos da narrativa?
– O que é o enredo?
– Quais as partes do enredo?

OBSERVAÇÃO: Esta atividade deve ser mostrada para o professor quando voltarem as aulas.






3.5.20

Roteiro de estudos - Língua Inglesa - 27/04-08/05 - Adaptado para 1-2-3 anos Regular e EJA - ProAlex

Roteiro de estudos - Língua Inglesa - 2704-0805 - Adaptado para 1 2 3 anos Regular e EJA - ProAlex


ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ____________________
ROTEIRO DE ESTUDOS – ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ROTEIRO DE ESTUDOS Nº: ________                            

SEMANA: ______/_______  até _____/______   
TURMAS: ______________________                           
TEMPO: __4_AULAS__
DISCIPLINA: _LÍNGUA INGLESA______                          
PROFESSOR: ___________________________



HABILIDADES:
1 - Ler, compreender, analisar e interpretar: páginas da internet; usar formas verbais do presente simples e do passado simples. 2 - Ler, compreender, analisar e interpretar: sinopses e resenhas; reconhecer expressões que mostram uma opinião contrária. 3 - Ler, compreender, analisar e interpretar: relatos de experiência; localizar e interpretar informações em um texto para apresentar

ATIVIDADES

Você pode registrar as atividades propostas em seu caderno ou baixar este arquivo e, após realizar as atividades, enviar o arquivo preenchido para o e-mail do professor. Isso é de extrema importância, pois essas são as formas pelas quais o professor poderá avaliar a sua participação e desempenho nas aulas e atribuir os créditos bimestrais para você.

MISSÃO 1 (1 aula):  Acesse os links abaixo, pesquise e registre em seu caderno sobre o (s) tema (s) propostos. Em seguida, copie também as perguntas e responda-as: 


TEXTO: G1. Imersão no inglês: como a quarentena pelo coronavírus pode servir para jovens ampliarem o estudo do idioma. Disponível em: https://bit.ly/Imersãonoinglês
VÍDEO 1: CANAL KURZGESAGT – IN A NUTSHELL. O Coronavírus Explicado e O Que Você Deve Fazer (ative a legenda em português ou inglês, como preferir). Disponível em: https://bit.ly/coronavirusecuidados

VÍDEO2:  BBC NEWS BRASIL. Coronavírus: 'Vai acontecer uma tragédia nacional', prevê Drauzio Varella. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rl8_nmXFOBA

JOGO: Stop contagio. Disponível em:  https://www.stopcontagio.pt/

QUESTIONÁRIO:
1 – Das dicas dadas pela professora de inglês Fernanda Surian, qual delas você achou mais interessante para a imersão no inglês?
R:

2 – Quais os cuidados apresentados no vídeo 1 para evitar a transmissão do Coronavírus?
R:

3 – No vídeo 2, qual a crítica feita por Drauzio Varela aos “elefantes brancos”?
R:

4 – Registre uma informação  importante apresentada no jogo Stop Contagio.
R:

MISSÃO 2 (1 aula):  Leia o texto abaixo e responda às perguntas - se precisar, use um tradutor ou dicionário.


What schools will look like when they reopen: Scheduled days home, more online learning, lots of hand-washing
USA TODAY
Published 5:00 a.m. AT Apr. 29,2020



Imagine, for a moment, American children returning to school this fall.

The school week looks vastly different, with most students attending school two or three days a week and doing the rest of their learning at home. At school, desks are spaced apart to discourage touching. Some classrooms extend into unused gymnasiums, libraries or art rooms – left vacant while schools put on hold activities that cram lots of children together.
        
Arrival, dismissal and recess happen on staggered schedules and through specific doors to promote physical distancing. Students eat lunch at their desks. Those old enough to switch classes move with the same cohort every day – or teachers move around while students stay put – to discourage mingling with new groups.

Teachers and other education staff at higher risk of contracting the virus continue to teach from home, while younger or healthier educators teach in-person. 

Everyone washes their hands. A lot.

Frequently touched school surfaces get wiped down. A lot.



PESQUISA:  
Pesquise no livro didático ou utilizando a internet sobre o uso do “Simple Present” e faça os registros em seu caderno. (link para vídeo aula: https://www.youtube.com/watch?v=Bf-oSV3sx_0)

MISSÃO 3 (1 aula):  Copie as atividades abaixo e responda-as em seu caderno:


ATIVIDADES
1 - Copie do texto todas as palavras cognatas (aquelas que se parecem, ao mesmo tempo, na escrita e no significado).
R:

2 – Sobre as demais palavras que forem desconhecidas por você, com a ajuda de um tradutor ou dicionário impresso ou online, faça uma pesquisa e crie uma lista de vocábulos e suas traduções abaixo.
R:

3 - Traduza o título do texto e responda.
R:

4 – Copie, das sugestões dadas pelo autor do texto no segundo parágrafo, duas medidas que ajudam a evitar o contato físico entre os alunos e uma possível contaminação pelo coronavíus na escola?
R:

5 – Analise a seguinte frase e responda às questões: “Everyone washes their hands.”
a) Qual é o verbo da frase?
R:
b) Em que tempo verbal ele se encontra (Simple Present, Past or Future)?
R:
c) De acordo com a terminação do verbo, em que pessoa ele está (1ª, 2ª or 3ª)? Do singular ou do plural?
R:
d) Conjugue o verbo “to wash” nos três tempos verbais:


e) Em: “Everyone washes their hands.”, a quem e a que se refere o pronome “their”?
R:

6 – Você tem lavado suas mãos com mais frequência? Em que momentos?
R:

7 - Que gênero textual é este? (Narrativa / Conto / Anúncio / Notícia)  
R:

8 – Responda:
a) Who is the author of the text? (Quem é o autor do texto?)
A:
b) What is the subject covered in the text? (Qual o assunto tratado no texto?)
A:
c) When was the text published? (Quando o texto foi publicado?)
A:
d) Where was the text published? (Onde o texto foi publicado?)
A:
e) How should people behave? (Como as pessoas devem se comportar?)
A:
f) Why should people behave like that? (Por que as pessoas devem se comportar assim?)
A:

9 - Preencha as lacunas abaixo com a conjugação correta do verbo entre parênteses.
a) The teacher ____________ (continue / continues) to teach from home.
b) Most students _____________ (attend / attends) school two or three days a week.
c) You _________ at home. (stay / stays)
d)  (Do/Does)  ________you _________ (wash/washes ) your hands often?

10 - Complete as lacunas abaixo com o verbo correto dentre as opções.
a- They ____________ the internet. (search /searches)
b-  He ______ (do / does ) all the exercises and _______ (send / sends ) them to the teacher's email.

11 - Altere a estrutura da frase abaixo:
“Everyone washes their hands.”
a) Da forma afirmativa para a negativa.
R:
b) Da forma afirmativa para a interrogativa:
R:
c) Troque “Everyone” por “We”, tanto na forma negativa quanto na afirmativa.
R:

MISSÃO 4 (1 aula): Descreva, no documento do word ou em seu caderno, na forma de tópicos, tudo que você aprendeu com essas atividades; depois, relate também suas dificuldades ou facilidades ao desenvolver as atividades propostas.




Difficulties turn ordinary people into extraordinary people

Good studies



Gênero textual notícia - Hora de Estudar - ProAlex

Gênero textual notícia - Hora de Estudar - ProAlex
Link: https://youtu.be/eARj8ldB-Gw

Estréia em: 03 de maio de 2020, domingo, às 18h00.
Te espero no YouTube.

Olá!
É hora de estudar um pouco mais sobre o gênero textual notícia.
Neste vídeo, apresento suas características principais, como: estrutura, conteúdo, linguagem e função social; além de algumas dicas que podem ajudar na compreensão e análise do gênero. Espero que este vídeo lhe seja útil de alguma forma.
Se gostar, deixe o seu like Inscreva-se se não for inscrito(a), e compartilhe o vídeo.
Qualquer dúvida, deixe nos comentários lá no YouTube.
Enfim, desejo sucesso em seus estudos!
Fique em casa, se possível!
É hora de estudar!
Um abraço!
Até breve!...



Gênero textual notícia - Hora de Estudar - ProAlex
Link: https://youtu.be/eARj8ldB-Gw

HABILIDADES DO 1º BIMESTRE DE 2020, EFII:


SAIBA MAIS:

VÍDEO 1:
Noticiando na escola (Esperando na janela) – Gilberto Gil – Paródias Pedagógicas - ProAlex
Música: Esperando na janela
Artista: Gilberto Gil
Autor da paródia: Professor Alex
Nome do canal: ProAlex


Uma notícia é um jeito de informar
Sobre um fato recente, eu me lembro bem
Será feliz quem informar primeiro
Mas daquele jeito que só ela tem
O tempo verbal que mais predomina,
sempre relatando, no passado vem
Sua linguagem é denotativa
Dessas que o sujeito não pode duvidar, ai...
E eu escrevo em terceira pessoa
Mas um depoimento eu posso colocar
   Por isso eu vou acertar na prova ai ai...   Fazer notícia é tão da hora, ai, ai
to esperando a minha nota, ai ai...    Pois nela, eu sei, vou arrasar       
 Ainda me lembro como estruturar
Tem três partes distintas eu lembro também
Coloque um Título, um Lead e um Corpo
Essa é a estrutura que ela tem
O tempo todo eu tenho que lembrar
São seis “perguntinhas” que ela reponde bem
Mas tem um jeito de escrever direito
Primeiro parágrafo deverá constar, ai...
“O quê” e “Quando”, “Quem” e “Onde” escrevo
No segundo parágrafo, “Como” e “Por quê”


VÍDEO 2:
Discursos direto e indireto (País tropical) - Paródias Pedagógicas - ProAlex Link: https://youtu.be/LgoC-w_b27A

Reconhecendo gêneros textuais - Hora de Estudar - ProAlex Link do vídeo: https://youtu.be/9Q3d6rr4M_s



Acesse o arquivo PDF da apresentação no link abaixo para download: 



A seguir, a notícia formatada no suporte jornal, feita com template do Word (Office 365) e disponível em PDF.

28.4.20

Reconhecendo gêneros textuais - Aula básica - ProAlex

Reconhecendo gêneros textuais - Aula básica - ProAlex
Link do vídeo: https://youtu.be/9Q3d6rr4M_s

Olá! Tudo bem com você? Espero que sim.

Neste vídeo faço uma abordagem básica sobre gêneros textuais, destacando algumas características que nos ajudam a reconhecê-los, dando exemplo muito conhecidos por todos. Espero que o conteúdo seja útil e te ajude de alguma forma.

Bons estudos e até breve!...

24.4.20

Arranjo Vocal - Refrão da música Ninguém explica Deus - Preto no branco - ProAlex

Olá, amigo(a)!

Olha eu aqui mais uma vez!
E agora para compartilhar um arranjinho que fiz do refrão da música Ninguém explica Deus, Preto no branco. Embora eu não tenha estudado muito sobre harmonia e arranjos vocais, como um primeiro experimento, acho que ficou bom. O que você acha?... Aproveito para convidar os músicos que virem esse arranjo a compartilharem suas opiniões sobre as vozes criadas em relação às regras de harmonia. Deixem nos comentários suas orientações e criticas construtivas! Desde já, agradeço. Obrigado

Ah, inscreva-se no canal e ative o sininho para receber os próximos vídeos.

Um abraço e até breve!!!...

Link do vídeo: https://youtu.be/MM_J-BB9nsg




A seguir a partitura no Musescore.com


Arranjo do refrão: Ninguém_explica_Deus_-_Preto_no_Branco by ahlexsss

15.4.20

Fique em casa pra ajudar - Adaptação paródia - Andrà tutto bene - ProAlex


Fique em casa pra ajudar - Adaptação paródia - Andrà tutto bene - ProAlex Link do vídeo: https://youtu.be/giegEosF-Gk

Olá amigos(as)! Tudo bem com vocês? Espero que sim.

Eis aqui um vídeo com estreia agendada para hoje, às 18h45 (UTC-03:00 – Brasília).
Eu e minha enteada Melissa cantamos e gravamos: FIQUE EM CASA PRA AJUDAR, uma adaptação parodiada que fiz da música Andrà tutto bene, do compositor Flávio Cristóvam.
A mensagem principal da letra é justamente esta: #fiqueemcasapraajudar.
Então, quem puder, fique em casa e ajude a diminuir a velocidade de propagação ou transmissão do coronavírus entre as pessoas, principalmente os idosos. Fique em casa pra ajudar, pois muitas pessoas precisam desse gesto de amor e respeito nesse momento.
Enfim, esperamos que gostem do vídeo e curtam, comentem e compartilhem pra ajudar!
Ah, inscrevam-se no canal e ativem o sininho das notificações para serem avisados sobre as próximas publicações.
Muito obrigado a todos!
Fique em casa pra ajudar!!!...

12.4.20

Have you ever seen the rain - Ukulele Cifra Cover - ProAlex

Olá, amigos!

Neste momento de #fiqueemcasa, em decorrência do Coronavírus, eu e minha esposa Adriani gravamos uma música juntos para vocês. É uma música muito conhecida e que pode, a princípio, dar a impressão de transmitir uma mensagem triste, mas, como o próprio autor, John Fogerty (vocalista e guitarrista da banda Creedence) já mencionou uma vez, pode também representar bons presságios. A ideia que queremos deixar pra vocês é de que após essa "tempestade" teremos um lindo "arco-íris", um tempo novo, cheio de coisas boas.
Então, desejamos que este momento de isolamento seja aproveitado por todos da melhor forma possível
E feliz Páscoa a todos!...

Ah, lembrem-se de se inscrever no canal, curtir, comentar e compartilhar o vídeo.

Um abraço e #fiquememcasa !...

Have you ever seen the rain - Ukulele Cifra Cover - ProAlex
Link do vídeo: https://youtu.be/vXI4zhjp1ZU

Para saber mais sobre a música, acesse o link do blog MÚSICA EM PROSA: https://musicaemprosa.wordpress.com/2015/09/02/have-you-ever-seen-the-rain/

7.4.20

Andrà tutto bene - Cristóvam - Ukulele Cifra Cover - UCC - ProAlex


Olá, amigos!

Aqui está minha versão dessa bela música. Espero que as limitações do meu Inglês não impeça você de apreciar a mensagem que a letra traz para todos! De qualquer forma, por favor, assista ao vídeo, inscreva-se no canal, comente e compartilhe. 

Muito obrigado!!!...


Hello, friends!

Here is my version of this beautiful song. I hope that the limitations of my English will not prevent you from enjoying the message that the letter brings to everyone! Anyway, please watch the video, subscribe to the channel, comment and share. 

Thank you very much!!!...


29.3.20

Cristóvam - Andrà Tutto Bene (English)

Let it be - The Beatles - Ukulele Cifra Cover - UCC - ProAlex

Olá, amigo(a)! Tudo bem? Espero que sim.

Neste vídeo, aceitei o convite de  João Tostes​ (@tocaukulele) para me unir a todos do movimento ukulelista no Brasil e no mundo e a todos aqueles que vivem este momento difícil de distanciamento social, quarentena e isolamento por causa da pandemia do Coronavírus, e apresento a minha gravação cover da música Let it be - The Beatles.


Para quem já conhece a música, sabe que, embora a letra sirva para alimentar a fé em Mother Mary - "Mãe Maria" / "Ave Maria" - e na minha opinião isso é ótimo!, a canção foi criada a partir de um sonho que Paul McCartney teve com sua mãe Mary McCartney que havia morrido há uns 10 anos até então.
Mas, enfim,... independente de sua religião, a mensagem que se repete como uma mantra durante toda música, e que acredito ser o mais importante neste letra, é Let it be - "Deixe acontecer" / "Deixe estar", no sentido de que "Tudo vai ficar bem!"... É uma mensagem de motivação para você que vive momentos difíceis em sua vida, em sua família, em sua cidade, em seu país e no mundo. Acredite, tudo vai ficar bem apesar de todos os contra-tempos.

O vídeo terá a "estreia" às 20h00 de hoje, 29 de março de 2020. Espero que goste!

An, deixe seu comentário, inscreva-se no canal ProAlex e ative o sininho para ser avisado na hora em que este vídeo for ao ar e para ser notificado sobre as próximas publicações.

Um abraço virtual e até breve!...

Para sua reflexão: bit.ly/reflexoesobrefe

Link do vídeo: Let it be - The Beatles
#proalex #letitbe #beatles #playforchange #music #musica #musicislife #sameruke  #ukulele #tocaukulele #ukulelebrasil #PaulMcCartney

28.3.20

È importante o saber - Que nem jiló - Karaokê Pedagógico - ProAlex

Olá, estudante! Tudo bem? Espero que sim.

Depois de muito tempo sem postar nenhum vídeo, eis aqui um vídeo, de certa forma, motivacional, para você que precisa estudar e sente as dificuldades do dia a dia te fazendo procrastinar - deixar pra depois. Espero que goste!
Deixe seu like, comente e compartilhe em suas redes sociais.

Obrigado e bons estudos!!!...

Link do vídeo: https://youtu.be/XzkNgB-c0oA

Karaokê - Samba do Approach - Zeca Baleiro


27.3.20

7 PASSOS PARA ACESSAR O GOOGLE SALA DE AULA

Olá, estudante! Tudo bem? Espero que sim.

Para facilitar o entendimento sobre o acesso ao Google Sala de Aula, fiz esse slide.
Espero que possa ajudar você a configurar seu celular ou computador e acessar as atividades propostas para esse período de estudos online.

Qualquer dúvida, entre em contato.

Bons estudos!!!...

7 PASSOS PARA ACESSAR O GOOGLE SALA DE AULA

Tente entrar no Google Sala de Aula com o seu e-mail comum do google + código da turma (dado pelo professor). Caso não consiga, siga os passos abaixo para usar o e-mail escolar do google.

1º PASSO: Peça seu RA para o professor.
2º PASSO: Acesse a SED (Login: seu RA com dígito finalizando com “sp” / Senha: sua data de nascimento com oito números e sem barras
3º PASSO: Copiar o seu E-MAIL ESCOLAR DO GOOGLE que está dentro da SED.
4º PASSO: Acessar o Gmail e inserir o e-mail escolar do Google em “Adicionar outra conta”.
5º PASSO: Acessar o Google Sala de Aula ou instalar o Aplicativo Google Sala de Aula .
6º PASSO: Acessar a Sala de Aula Virtual no Google Sala de Aula com o e-mail escolar do Google.
7º PASSO:  Pedir o código da turma para o professor e inserir em “Participar da turma”.


26.3.20

ORIENTAÇÕES DE ACESSO ÀS ATIVIDADES - CLASSROOM - 6º ANOS - 1 SEMESTRE - 2020 - PROALEX

Estas atividades no Classroom estão disponíveis apenas para os alunos dos 6º anos A, B, C e D, da E.E. Professor João Ferreira dos Santos, durante o período de distanciamento social devido ao Coronavírus.

Orientações sobre como acessar as atividades no Google Classroom.


Olá, estudante! Tudo bem? Espero que sim.
As orientações para acesso ao Classroom podem parecer complicadas, mas garanto que não.
Basta seguir exatamente o que está escrito aqui e você verá que é fácil.

QUATRO ITENS PARA ACESSO AO CLASSROOM

Antes de acessar as atividades no Classroom, você precisa ter em mãos quatro itens:
1 - Número de seu RA
2 - e-Mail escolar
3 – Link ou Aplicativo do Classroom
4 – Código de acesso à turma no Classroom


ATENÇAO:

1- Número de seu RA - número com o qual o aluno é cadastrado no sistema escolar. Esse número, se você não tem ou não sabe qual é, peça para o seu professor.

2- e-Mail escolar do Google (dado pela SEDUC) – é um e-mail que todos os alunos matriculados nas escolas do Estado têm, mas muitos nem sabem que têm, ou sabem e não usam. Ele aparece no seguinte formato:     xxxxxxxxxx@al.educacao.sp.gov.br   (onde "xxxxxx" pode ser seu RA ou nome)

Para saber o seu, acesse a SED – Secretaria Escolar Digital clicando neste link:
https://sed.educacao.sp.gov.br/Inicio  
A seguir, preencha LOGIN e SENHA, desta forma: 
  
LOGIN:  número do RA + dígito do RA + UF do RA          (Exemplo: 123456789sp)

SENHA:  data de nascimento sem as barras                   (Exemplo: 06012009)


Após entrar no site, procure pelo seu e-mail escolar. Ele estará no canto superior direito. Você verá dois e-mails, um do Google e outro da Microsoft. O que você deve copiar é o do Google. Ele aparece neste formato: seunome@al.educacao.sp.gov.br



3 – Link ou Aplicativo do Classroom.

Link do Classrom no navegador: link do Google Classroom
Aplicativo do Classroom disponível em: app Classroom

4 – Código de acesso à turma no Classroom. Esse código é dado pelo professor, portanto, você pode pedir o código de turma entrando em contando com ele por whatsapp, caso tenha, ou mandando um e-mail, assim:

Para:  ahlexsss@gmail.com
Assunto: Código de Acesso Classroom

Texto: Olá, professor Alex!
Sou o aluno (nome completo): ________________, meu RA é o número: _____________ . Gostaria de receber o código de acesso à turma 6º ano___ .

Obrigado



ACESSO ÀS ATIVIDADES NO CLASSROOM

Com os quatro itens em mãos, é hora de acessar o Classroom! Sem muitos detalhes, você pode acessar a sua turma pelo navegador de internet ou pelo aplicativo.

Pelo navegador:
- acesse o Google Classroom no navegador
- insira seu email escolar e senha
- digite o código de acesso a turma.


Pelo aplicativo: 
- após instalar o Classroom
- abra o app e insira seu email escolar e senha
- digite o código de acesso a turma.







Desejo que você aproveite o tempo e não desanime com os estudos. O futuro te recompensará por isso.

Até breve!...


18.3.20

ATIVIDADES DE LÍNGUA INGLESA - 3º ANO D e E – E.M. - 1º BIM - PERÍODO DE PARALISAÇÃO (CORONAVÍRUS)

Hello, student!..

Tudo bem com você? Espero que sim.
Seja bem-vindo a este espaço de aprendizagem. Aqui você encontrará os conteúdos e habilidades a serem desenvolvidos durante o primeiro bimestre de 2020.  Para tanto, disponibilizo também, orientações e vídeos. Se você fizer todas as atividades estará em dia com sua aprendizagem e preparado para futuras avaliações.
Você deve estar consciente de que este não é um período de férias; é hora de ser um estudante autônomo e aproveitar o tempo.
Distribua suas atividades durante a semana, de forma que você não se canse de estudar, mas não deixe de fazê-las e ter períodos de pausa entre as atividades.

Saiba que, mesmo na distância, estamos juntos na luta pelo conhecimento, pela vida!

Se cuide e bons estudos!

Teacher Alex Santos

ATIVIDADE 1 – PESQUISA: CONTEÚDOS BIMESTRAIS

Material necessário:
- lápis
- caneta
- borracha
- caderno
- folha almaço
- celular ou computador com internet
- livros

Orientações:
- Faça uma pesquisa na internet ou em livros sobre os assuntos abaixo.
- Anote o que considerar importante em seu caderno para a produção de um texto nas próximas atividades.

O mundo do trabalho
Trabalho voluntário
• Características do trabalho voluntário
• Trabalho voluntário × emprego
• Habilidades e oportunidades de aprendizagem no trabalho voluntário
• Construção de opinião
• O uso dos tempos verbais: presente e presente perfeito

Atenção: Pesquise na internet por relatos de experiência, sites, boletins informativos, depoimento de experiência de trabalho voluntário (testimonial)
  


ATIVIDADE 2 – PRODUÇÃO ESCRITA DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

Assista ao vídeo e responda, no caderno, a pergunta abaixo:

O que é um argumento?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________

Agora, com base nos conhecimentos adquiridos na pesquisa sobre os assuntos bimestrais e na reflexão sobre o assunto: trabalho voluntário, produza um texto dissertativo-argumentativo defendendo sua opinião sobre o tema: O trabalho voluntário no Brasil. Lembre-se de criar um título para o seu texto.


Material
- caderno
- folha de almaço
- caneta azul ou preta
- lápis
- borracha

Orientações gerais para a produção do texto:

Com base nos conhecimentos já adquiridos, nas reflexões realizadas e nos assuntos estudados, produza um artigo de opinião sobre o assunto: O trabalho voluntário no Brasil. Siga as orientações abaixo:
1 - Em uma folha de caderno, planeje o que e como irá escrever. 
2 – Ainda na folha de caderno, escreva o rascunho - a primeira versão do texto (mínimo 15 linhas)
3 – Lembre-se de usar algum tipo de argumento em seu texto
4 – Convide um colega para fazerem a revisão textual. (O que pode ser melhorado no texto? O que não pode faltar no texto para que haja coerência entre as ideias?). Fique atento ao início de frases e nomes próprios com letra maiúscula, pontuação, palavras repetidas desnecessariamente, parágrafo.
5 - Em uma folha de caderno, passe o rascunho a limpo
6 - Revise novamente
7 - Na folha de almaço, a caneta azul ou preta, faça o cabeçalho contendo: nome, número, ano, turma, professor, disciplina e data; e passe o texto a limpo.
8 - Entregue ao professor quando voltarem as aulas

Para revisão do artigo de opinião, observe o quadro a seguir:
                                                                                       
Critérios
Está OK           
Deve mudar
1 – Adequação do título



2 – Adequação ao contexto de produção de linguagem:



A questão discutida é mesmo controversa e de relevância social?



Você, enquanto autor, se colocou como alguém que discute a questão racionalmente, considerou o leitor e o veículo de publicação do texto?



Considera que conseguiu atingir seu objetivo de tentar convencer seus leitores?



3 – Estrutura do texto:



Presença de uma contextualização adequada da questão discutida.



Explicitação da posição defendida perante a questão.



Uso de argumentos para defender a posição assumida.



Presença de uma conclusão adequada.



4 – Argumentação:



Seleção de informações relevantes.



Emprego adequado de organizadores textuais.



5 – Marcas linguísticas:



Emprego adequado de unidades coesivas (além dos organizadores textuais típicos da argumentação).



Adequação às normas gramaticais.



Legibilidade (aspectos da grafia, ausência de rasuras, formatação adequada do texto).