Hello, student!..
Tudo bem com você? Espero que
sim.
Seja bem-vindo a este espaço
de aprendizagem. Aqui você encontrará os conteúdos e habilidades a serem
desenvolvidos durante o primeiro bimestre de 2020. Para tanto,
disponibilizo também, orientações e vídeos. Se você fizer todas as atividades
estará em dia com sua aprendizagem e preparado para futuras avaliações.
Você deve estar consciente de
que este não é um período de férias; é hora de ser um estudante autônomo
e aproveitar o tempo.
Distribua suas atividades
durante a semana, de forma que você não se canse de estudar, mas não deixe de
fazê-las e ter períodos de pausa entre as atividades.
Saiba que, mesmo na distância, estamos juntos na luta pelo conhecimento, pela vida!
Se cuide e bons estudos!
Teacher Alex Santos
ATIVIDADE 1 – PESQUISA:
CONTEÚDOS BIMESTRAIS
Material necessário:
- lápis
- caneta
- borracha
- caderno
- folha almaço
- celular ou computador com
internet
- livros
Orientações:
- Faça uma pesquisa na
internet ou em livros sobre os assuntos abaixo.
- Anote o que considerar
importante em seu caderno para a produção de um texto nas próximas atividades.
O mundo do trabalho
Trabalho voluntário
• Características do trabalho
voluntário
• Trabalho voluntário ×
emprego
• Habilidades e oportunidades
de aprendizagem no trabalho voluntário
• Construção de opinião
• O uso dos tempos verbais:
presente e presente perfeito
Atenção: Pesquise na internet por
relatos de experiência, sites, boletins informativos, depoimento de experiência
de trabalho voluntário (testimonial)
ATIVIDADE 2 – PRODUÇÃO ESCRITA
DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO
Assista ao vídeo e responda,
no caderno, a pergunta abaixo:
O que é um argumento?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
Agora, com base nos
conhecimentos adquiridos na pesquisa sobre os assuntos bimestrais e na reflexão
sobre o assunto: trabalho voluntário, produza um texto
dissertativo-argumentativo defendendo sua opinião sobre o tema: O trabalho
voluntário no Brasil. Lembre-se de criar um título para o seu texto.
Material
- caderno
- folha de almaço
- caneta azul ou preta
- lápis
- borracha
Orientações gerais para a produção do texto:
Com base nos conhecimentos já
adquiridos, nas reflexões realizadas e nos assuntos estudados, produza um
artigo de opinião sobre o assunto: O trabalho voluntário no Brasil. Siga as orientações abaixo:
1 - Em uma folha de caderno,
planeje o que e como irá escrever.
2 – Ainda na folha de caderno,
escreva o rascunho - a primeira versão do texto (mínimo 15 linhas)
3 – Lembre-se de usar algum
tipo de argumento em seu texto
4 – Convide um colega para
fazerem a revisão textual. (O que pode ser melhorado no texto? O que não pode
faltar no texto para que haja coerência entre as ideias?). Fique atento ao
início de frases e nomes próprios com letra maiúscula, pontuação, palavras
repetidas desnecessariamente, parágrafo.
5 - Em uma folha
de caderno, passe o rascunho a limpo
6 - Revise novamente
7 - Na folha de almaço, a
caneta azul ou preta, faça o cabeçalho contendo: nome, número, ano, turma,
professor, disciplina e data; e passe o texto a limpo.
8 - Entregue ao professor
quando voltarem as aulas
Para revisão do artigo de
opinião, observe o quadro a seguir:
Critérios
|
Está OK
|
Deve mudar
|
1 – Adequação do título
|
||
2 – Adequação ao contexto de
produção de linguagem:
|
||
● A
questão discutida é mesmo controversa e de relevância social?
|
||
● Você,
enquanto autor, se colocou como alguém que discute a questão racionalmente,
considerou o leitor e o veículo de publicação do texto?
|
||
● Considera
que conseguiu atingir seu objetivo de tentar convencer seus leitores?
|
||
3 – Estrutura do texto:
|
||
● Presença
de uma contextualização adequada da questão discutida.
|
||
● Explicitação
da posição defendida perante a questão.
|
||
● Uso
de argumentos para defender a posição assumida.
|
||
● Presença
de uma conclusão adequada.
|
||
4 – Argumentação:
|
||
● Seleção
de informações relevantes.
|
||
● Emprego
adequado de organizadores textuais.
|
||
5 – Marcas linguísticas:
|
||
● Emprego
adequado de unidades coesivas (além dos organizadores textuais típicos da
argumentação).
|
||
● Adequação
às normas gramaticais.
|
||
● Legibilidade
(aspectos da grafia, ausência de rasuras, formatação adequada do texto).
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário