Translate

Inscreva-se no canal ProAlex

18.3.20

ATIVIDADES DE LÍNGUA INGLESA - 3º ANO D e E – E.M. - 1º BIM - PERÍODO DE PARALISAÇÃO (CORONAVÍRUS)

Hello, student!..

Tudo bem com você? Espero que sim.
Seja bem-vindo a este espaço de aprendizagem. Aqui você encontrará os conteúdos e habilidades a serem desenvolvidos durante o primeiro bimestre de 2020.  Para tanto, disponibilizo também, orientações e vídeos. Se você fizer todas as atividades estará em dia com sua aprendizagem e preparado para futuras avaliações.
Você deve estar consciente de que este não é um período de férias; é hora de ser um estudante autônomo e aproveitar o tempo.
Distribua suas atividades durante a semana, de forma que você não se canse de estudar, mas não deixe de fazê-las e ter períodos de pausa entre as atividades.

Saiba que, mesmo na distância, estamos juntos na luta pelo conhecimento, pela vida!

Se cuide e bons estudos!

Teacher Alex Santos

ATIVIDADE 1 – PESQUISA: CONTEÚDOS BIMESTRAIS

Material necessário:
- lápis
- caneta
- borracha
- caderno
- folha almaço
- celular ou computador com internet
- livros

Orientações:
- Faça uma pesquisa na internet ou em livros sobre os assuntos abaixo.
- Anote o que considerar importante em seu caderno para a produção de um texto nas próximas atividades.

O mundo do trabalho
Trabalho voluntário
• Características do trabalho voluntário
• Trabalho voluntário × emprego
• Habilidades e oportunidades de aprendizagem no trabalho voluntário
• Construção de opinião
• O uso dos tempos verbais: presente e presente perfeito

Atenção: Pesquise na internet por relatos de experiência, sites, boletins informativos, depoimento de experiência de trabalho voluntário (testimonial)
  


ATIVIDADE 2 – PRODUÇÃO ESCRITA DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

Assista ao vídeo e responda, no caderno, a pergunta abaixo:

O que é um argumento?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________

Agora, com base nos conhecimentos adquiridos na pesquisa sobre os assuntos bimestrais e na reflexão sobre o assunto: trabalho voluntário, produza um texto dissertativo-argumentativo defendendo sua opinião sobre o tema: O trabalho voluntário no Brasil. Lembre-se de criar um título para o seu texto.


Material
- caderno
- folha de almaço
- caneta azul ou preta
- lápis
- borracha

Orientações gerais para a produção do texto:

Com base nos conhecimentos já adquiridos, nas reflexões realizadas e nos assuntos estudados, produza um artigo de opinião sobre o assunto: O trabalho voluntário no Brasil. Siga as orientações abaixo:
1 - Em uma folha de caderno, planeje o que e como irá escrever. 
2 – Ainda na folha de caderno, escreva o rascunho - a primeira versão do texto (mínimo 15 linhas)
3 – Lembre-se de usar algum tipo de argumento em seu texto
4 – Convide um colega para fazerem a revisão textual. (O que pode ser melhorado no texto? O que não pode faltar no texto para que haja coerência entre as ideias?). Fique atento ao início de frases e nomes próprios com letra maiúscula, pontuação, palavras repetidas desnecessariamente, parágrafo.
5 - Em uma folha de caderno, passe o rascunho a limpo
6 - Revise novamente
7 - Na folha de almaço, a caneta azul ou preta, faça o cabeçalho contendo: nome, número, ano, turma, professor, disciplina e data; e passe o texto a limpo.
8 - Entregue ao professor quando voltarem as aulas

Para revisão do artigo de opinião, observe o quadro a seguir:
                                                                                       
Critérios
Está OK           
Deve mudar
1 – Adequação do título



2 – Adequação ao contexto de produção de linguagem:



A questão discutida é mesmo controversa e de relevância social?



Você, enquanto autor, se colocou como alguém que discute a questão racionalmente, considerou o leitor e o veículo de publicação do texto?



Considera que conseguiu atingir seu objetivo de tentar convencer seus leitores?



3 – Estrutura do texto:



Presença de uma contextualização adequada da questão discutida.



Explicitação da posição defendida perante a questão.



Uso de argumentos para defender a posição assumida.



Presença de uma conclusão adequada.



4 – Argumentação:



Seleção de informações relevantes.



Emprego adequado de organizadores textuais.



5 – Marcas linguísticas:



Emprego adequado de unidades coesivas (além dos organizadores textuais típicos da argumentação).



Adequação às normas gramaticais.



Legibilidade (aspectos da grafia, ausência de rasuras, formatação adequada do texto).






Nenhum comentário:

Postar um comentário