Translate

Inscreva-se no canal ProAlex

8.9.20

Eis a vírgula pequenina – Borboleta pequenina - Marisa Monte – Paródias Pedagógicas – ProAlex

Se assistir, por favor, dê um clique no "curtir". 



Eis a vírgula pequenina – Borboleta pequenina - Marisa Monte – Paródias Pedagógicas – ProAlex

1.9.20

A Vaca, o Passarinho e o Gato na Neve


A Vaca, o Passarinho e o Gato na Neve

Imagem disponível em:  https://www.folha1.com.br/_midias/wp/blogs/blogdacoluna/files/2014/01/Filosofia-do-Pardal.jpg Acesso em: 1 de setembro de 2020.


Um passarinho passava por um inverno congelante. Nevava muito, suas penas estavam congeladas e suas asas já não podiam se movimentar por causa do frio. Na verdade, seu corpo todo já não se mexia mais. O frio fez com que o passarinho não conseguisse sair do lugar.

Uma vaca, que passava por ali resolveu cagar bem em cima do passarinho... Por mais nojento que isso pareça, o passarinho foi descongelando toda aquela neve que o impedia de voar. Em breve, ao se livrar de todo aquele frio, ele conseguiria voar.

Muito feliz, começou a cantar e mexer suas asas no meio da merda da vaca. Um gato faminto que passava por ali, ficou muito mais feliz em achar um passarinho naquele lugar. Tirou o passarinho da merda, lavou ele inteiro e almoçou o pobre coitado.

Moral da história:
Nem sempre quem te põe na merda é seu inimigo; nem sempre quem te tira da merda é seu amigo; e, se um dia, mesmo que esteja na merda e esteja muito feliz, não cante muito alto, pois seu inimigo pode estar por perto.

28.8.20

Meus eBooks na Amazon

Olá!

Esta é uma postagem de divulgação dos meus três eBooks que estão na Loja Amazon.
Visite os links abaixo para receber uma amostra grátis:

Segredinhos para vencer a procrastinação com os estudos: Em busca de seus sonhos: https://amzn.to/3b86kQo

NOS TRILHOS DA APRENDIZAGEM: Em busca do saber: https://amzn.to/31AHLs6

A MÚSICA COMO RECURSO PREVENTIVO ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA: https://amzn.to/31CeXiG


ATUALIZAÇÃO DE EBOOK:
Segredinhos para vencer a procrastinação com os estudos

Em breve, as pessoas que compraram o livro gratuito em Agosto de 2020 terão uma atualização do eBook (com correções ortográficas) no site da Amazon. Basta seguir os passos das imagens abaixo para baixar a versão atualizada.





23.8.20

*Dois eBooks Grátis!*


Olá!...

Diante do contexto de pandemia, muitas dificuldades surgiram para os professores, alunos, pais e responsáveis. Todos estamos nos esforçando para fazer o melhor para a educação das crianças, adolescentes e jovens, mas tenho andando muito incomodado com a baixa devolutiva dos alunos com relação às atividades propostas. Então fiz dois livrinhos digitais para tentar compartilhar minhas experiências, não como escritor, mas como amigo que sabe que, independente do isolamento social, o aprendizado continuará sendo importante. Por isso, os textos escritos na urgência do momento podem até ter alguma incoerência ou ser muito coloquial, mas gostaria que, se for possível, você desse uma olhadinha e um feedback para mim quanto tiver um tempinho. Pode ser?... E, se possível, compartilhe. 

Obrigado

*”Nos trilhos da aprendizagem - Em busca do saber” de Alex Santos* No blog ProAlex, clique no link abaixo da imagem para acessar o site com o PDF para ler gratuitamente. Link: https://bit.ly/ebook-nostrilhosdaaprendizagem-proalex

*”Segredinhos para vencer a procrastinação com os estudos: Em busca de seus sonhos" de Alex Santos.*  Baixe gratuitamente no site da Amazon: 

CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE MEU OUTRO LIVRO NA AMAZON,
GRÁTIS ATÉ 27 DE AGOSTO DE 2020



22.8.20

Ebook: Nos trilhos da aprendizagem - Em busca do saber - ProAlex

Olá a todos!

Este ebook é resultado de uma proposta de trabalho para conclusão do Curso Aprendendo a aprender: ferramentas mentais poderosas para ajudá-lo a dominar assuntos difíceis (em Português) [Learning How to Learn] . O objetivo do trabalho era ensinar alguém sobre o que foi aprendido no curso de uma forma criativa. Optei por fazer um podcast falando sobre algumas ideias, conceitos e experiências adquiridas durante o curso. Mas, durante a preparação do roteiro para o podcast, acabei transformando o texto em um ebook.
Ele estará disponível até o dia 26 de agosto de 2020.
Espero que gostem.
Por favor, deixem seu feedback.
Obrigado

PDF Grátis:
NOS TRILHOS DA APRENDIZAGEM - Em busca do saber - ProAlex de Alex Santos

Versão Kindle, compre aqui na Amazon: https://amzn.to/3jtlLpb


CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA ACESSAR O MEU OUTRO LIVRINHO 
NA AMAZON, 
GRÁTIS ATÉ O DIA 27 DE AGOSTO DE 2020. 
APROVEITE!...



Além dos dois livros citados, a seguir o livro A MÚSICA COMO RECURSO PREVENTIVO ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA: 

https://amzn.to/31CeXiG


21.8.20

eBook Grátis: "Segredinhos para vencer a procrastinação com os estudos - Em busca de seus sonhos"

Dois eBooks Grátis!🤳📚📚📲 Por tempo limitado!...

📝Olá, amigo(a)!...

Diante do contexto de pandemia, muitas dificuldades surgiram para os professores, alunos, pais e responsáveis. Todos estamos nos esforçando para fazer o melhor para a educação das crianças, adolescentes e jovens, mas tenho andando muito incomodado com a baixa devolutiva dos alunos com relação às atividades propostas. Então fiz dois livrinhos digitais para tentar compartilhar minhas experiências, não como escritor, mas como amigo que sabe que, independente do isolamento social, o aprendizado continuará sendo importante. Por isso, os textos escritos na urgência do momento podem até ter alguma incoerência ou serem muito coloquiais, mas gostaria que, se for possível, você desse uma olhadinha e um feedback quando tiver um tempinho. Pode ser?... E, se possível, compartilhe!...


Obrigado🙂🙏


📕”Segredinhos para vencer a procrastinação com os estudos: Em busca de seus sonhos" de Alex Santos.  Clique na imagem abaixo e baixe gratuitamente no site da Amazon até o dia 27ago: 🗝️ Você pode dar ⭐⭐⭐⭐⭐5 estrelas ao avalia-lo.

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA ACESSAR O LIVRO NA AMAZON, 
GRÁTIS ATÉ O DIA 27 DE AGOSTO DE 2020.


📗”Nos trilhos da aprendizagem - Em busca do saber” de Alex Santos No blog ProAlex, clique no link abaixo da imagem para acessar o site com o PDF para ler gratuitamente. 🗝️ https://bit.ly/ebook-nostrilhosdaaprendizagem-proalex

19.8.20

A decolonização como forma de valorizar a cultura local e romper com a segregação étnica e cultural


A decolonização como forma de valorizar a cultura local e romper com a segregação étnica e cultural

Decolonial é um processo de valorização da cultura local que não despreza as demais culturas. Consiste em uma teoria, mas vai além, buscando formas práticas de romper com a segregação étnica e cultural. Nesse sentido, é uma forma de ser e atuar no mundo valorizando sua própria cultura, consequentemente, causando o rompimento com a colonialidade - pensamentos, atitudes e práticas culturais provenientes da colonização - que persiste em meio a modernidade.


Um exemplo prático de decolonização é dado por Joaquim Torres Garcia, em sua obra Nuestro norte el er sur, na qual apresenta o mapa da América do Sul invertido. Ao fazer isso, o autor provoca uma reflexão sobre as influências europeias sobre os países americanos, ajudando-nos a pensar sobre como a dominação política, econômica e religiosa – muitas vezes, com a violência justificada pelo direito de “civilizar” - segrega étnica e culturalmente outros povos de forma a subjugá-los.

De acordo com Souza (2019) e em conformidade com o que diz Mignolo (2007, p. 301 apud SOUZA 2019), a segregação étnica e cultural proveniente do Eurocentrismo - termo que “não dá nome a um lugar geográfico, mas à hegemonia de uma forma de pensar”, está presente em nossa história, em nossa Arte, principalmente na dimensão visual - a qual, muitas vezes, é aceita de maneira dócil e acrítica pelos profissionais da educação, e reflete os ideias estéticos colonizadores.

Enfim, considerando todo esse contexto de segregação étnica e cultural e a necessidade de valorização da cultura local, é possível, justo e necessário que as instituições responsáveis pela Educação reflitam sobre estas questões relacionadas à decolonização e invistam na formação contínua de estudantes e professores, de modo que possam atuar de forma menos dócil e mais acrítica e promovam uma Educação que vai de encontro ao rompimento da ignorância, do desprezo e do silenciamento sobre a segregação étnica e cultural que ainda persiste em nossos dias. 

Referências:

OLIVEIRA, L. F. de, CANDAU, V. M. F. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no brasil. v.26. n.01. Belo Horizonte: Educação em Revista. Abril de 2010, p.15-40. Acesso em: < http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n1/02.pdf> Acesso em: 11 abril 2020

SOUZA, Rubens. Arte, Cultura Visual e Educação das Relações Étnico-Raciais. Santos: Núcleo de Educação a Distância da UNIMES, 2019. (Material didático. Curso de Licenciatura em Artes Visuais). Disponível em: Acesso em: 11 abril 2020



14.8.20

Como encurtar e personalizar links com o Bitly - Hora de Estudar - ProAlex

 

Olá, tudo bem?

Estou aqui novamente para trazer mais uma apresentação sobre uma ferramenta que pode te ajudar muito na produção de imagens, de tutoriais, de roteiros,... mapas mentais e o que mais a sua criatividade permitir. Venho aqui não como especialista, mas como usuário do sistema, e posso dizer que é uma ferramenta muito útil e versátil. Se você ainda não a conhece ou não a utiliza ainda, vai gostar muito. Em breve, devo gravar o vídeo. Então, se quiser saber mais sobre o assunto, assistir à gravação que farei, acesse este link: https://bit.ly/proalex , inscreva-se no canal e ative as notificações. Quando eu postar o vídeo você será avisado. Lembre-se de deixar um comentário abaixo do vídeo no YouTube dizendo o que você achou da minha apresentação, ok?... Por fim,  acesse o canal e fique por dentro de tudo que tem por lá. Curta, comente e compartilhe os vídeos. Acredito que pode ser útil a você e a outras pessoas!

Desde já, muito obrigado e até breve!!!...

Link para download do PDF da apresentação:


13.8.20

Aprenda sobre um poderoso sistema de captura de tela e criação de imagens: LightShot – ProAlex

Olá, professor! Olá estudante!

Trago aqui um vídeo sobre uma ferramenta que pode auxiliar muito nas suas produções escolares, seja em provas ou trabalhos ou ainda em qualquer produção que exija a produção de imagens que não estão disponíveis facilmente em algum banco de dados da internet.  O assunto do vídeo é o LightShot, um sistema que te dará várias funções muitos úteis em seu dia a dia, na produção de conteúdos.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre:

1:14 - O que é LightShot?

1:48 - Funcionalidades do LightShot.

4:04 - Instalação do LightShot no seu computador.

6:50 - Usos e demonstração do LightShot.

10:50 - Instalação da extensão LightShot no seu navegador de internet.

Espero que gostes do vídeo, curta, comente e compartilhe.

Fique atento ao canal, inscreva-se clicando aqui, se não for inscrito ou inscrita, pois, em breve, trarei novos vídeos de dicas e ferramentas que estou utilizando em meu dia a dia para produção de e que também podem ser muitos para você.

Agradeço por assistir ao vídeo e te aguardo no próximo.

Muito obrigado!

Um abraço e até breve!....

PDF com os links para instalação do LightShot:


Vídeo sobre o LightShot no YouTube: 
Link de inscrição no canal: https://bit.ly/proalex



12.8.20

Atividade - PodCasts Fabulosos

Atividade complementar aos conteúdos propostos no CMSP. Para esta atividade, vamos fazer a gravação de um PodCast.

 PODCAST = iPod (dispositivo de áudio da Apple) + Broadcast (transmissão de informações por rádio ou tv)

Em termos gerais, PODCAST é um programa de rádio disponível online, com conteúdo que pode ser escolhido pelos interessados, de acordo com o tema que desejarem.

ATIVIDADE

Vamos produzir PodCasts com base em fábulas famosas e muito conhecidas. Escolha uma que você goste ou conheça muito bem. Ou uma das fábulas disponíveis neste link: https://www.refletirpararefletir.com.br/fabulas-pequenas  Chame seu melhor amigo ou amiga, ou familiares, e sigam o roteiro abaixo para produzirem uma gravação em áudio mp3 no celular de uma dessas fábulas no formato PodCast.

 

SUGESTÃO DE FÁBULA:

A Cigarra e a Formiga

    Num dia de Verão, a Cigarra cantava feliz. Enquanto isso, uma Formiga passou por perto. Vinha cansada, carregando penosamente um grão de milho que arrastava para o formigueiro.

               ─ Por que não ficas aqui conversando um pouco comigo, em vez de te cansar tanto? Perguntou-lhe a Cigarra.

                ─ Preciso arrecadar comida para o Inverno ─ respondeu-lhe a Formiga. ─ Aconselho-te a fazer o mesmo.

─ Por que devo me preocupar com o Inverno? Comida não nos falta… ─ respondeu a Cigarra, olhando em redor. A Formiga não respondeu, continuou o seu trabalho e foi embora.

    Quando o Inverno chegou, a Cigarra não tinha nada para comer. No entanto, viu que as Formigas tinham muita comida porque a tinham guardado no Verão. Distribuíam-na diariamente entre si e não tinham fome como ela. A Cigarra compreendeu que tinha feito mal…    

    Moral da história: Não penses só em divertir-te. Estuda, para ter uma vida melhor no futuro.            

(adaptado de http://fabulasinfantis.blogs.sapo.pt/)

 

Na próxima página, criei um roteiro para ajudar você a planejar o seu texto a ser lido e gravado como podcast sobre uma fábula que você gosta ou mais se identifica. Ok?... Qualquer dúvida, me chame no WhatsApp. Desejo sucesso em seus estudos!...

 

 ROTEIRO PARA GRAVAR UM PODCAST FABULOSO

1 – Escolha uma fábula que contenha diálogo. Uma fábula que você goste, que incite a sua imaginação e que tenha um vocabulário fácil de ser lido por você e pelas pessoas que você escolher para participar da criação do PodCast Fabuloso.  Você pode escolher pessoas da sua família ou amigos para gravarem o áudio do PodCast com você.

 2 – Estudem a fábula, procurando identificar o narrador, os personagens, o cenário onde acontece a história, o conflito que os personagens terão que enfrentar.

3 – Pegue régua, caneta, lápis e borracha e, no caderno comum ou de desenho, crie uma tabela, conforme o exemplo abaixo. Despois, separem as vozes do narrador e de cada personagem. (Caso necessário, faça adaptações no texto):

EXEMPLO:

PERSONGAGENS

SONOPLASTIA

FALAS (distribua todas as falas da fábula nesta coluna)

SAUDAÇÃO

Música em outro celular

Olá! Meu nome é (seu nome). Sou aluna do 6° ano (turma). E estou aqui com (nomes dos colaboradores). para apresentarmos o PodCast sobre a fábula (nome da fábula), do autor (nome do autor). Espero que gostem!...

Narrador

Sons imitando a cigarra.

Num dia de verão a cigarra cantava feliz.   Enquanto isso...

 

 

Cigarra

 

─ Por que não ficas aqui conversando um pouco comigo,...

 

 

Formiga

 

─ Preciso arrecadar comida...

 

 

 

 

 

 

 

ENCERRAMENTO

Despedida e agradecimento a todos os ouvintes.

E esta foi a fábula (nome da fábula), do autor (nome do autor). Espero que tenham gostado. Obrigado por ouvir!...

Organize as falas de modo que cada participante do PodCast possa ler na sua vez com mais facilidade.

 4 – Leiam com boa dicção, façam pequenas modulações no tom da voz de cada personagem, de acordo com o sentimento que estão vivenciando (alegria, tristeza, medo, raiva,...), variem o volume da voz (alta/baixa) e a velocidade (lenta/rápida) de acordo com as intenções de cada personagem.

5 – Vocês podem criar um texto de tudo que vão falar na gravação do PodCast. O texto pode conter:

INTRODUÇAO: Saudações – Apresentação dos autores e participantes da gravação – Título e Autor da fábula. 

DESENVOLVIMENTO: Leitura dramática da fábula.

CONCLUSÃO:  Despedida e agradecimento a todos os ouvintes.

Se necessário, cuidem da sonoplastia - produzam e acrescentem sons que ajudem na compreensão dos acontecimentos da história enquanto leem (sons de passos, de pessoas conversando, de tv ligada, de rádio, de risos, de choro,...).

6 – Treinem a leitura do texto e da história em voz alta. Procurem identificar se há algum problema na pronuncia das palavras e vão ajudando uns aos outros a melhorar. 

7 – Escolham um lugar tranquilo e silencioso. Liguem o gravador de áudio do celular e iniciem a gravação de seu PodCast Fabuloso.

8 - Escutem e analisem o áudio para ver se ficou boa a gravação. Caso necessário, repitam a gravação quantas vezes forem necessárias.

  

6.8.20

Acesso ao RA DO ALUNO, às contas de E-MAILS INSTITUCIONAIS, à redefinição de SENHA e alguns BENEFÍCIOS de tudo isso.

📚 Olá! Tudo bem? Espero que sim.

Sou o professor Alex. E neste vídeo, apresento um passo a passo de *como obter o seu RA, os seus e-Mails Institucionais, redefinir sua senha da SED ou dos e-mails institucionais e os benefícios disso tudo*. Durante a gravação, tive alguns problemas no decorrer do vídeo, com o áudio, mas vale a pena acompanhar a transmissão para tirar todas as dúvidas. Então, peço que relevem o áudio e os sons ambientes. Ok?...

Para aproveitar tudo que está vídeo, inscreva-se no canal e acesse os links abaixo:

📌Link do *ARQUIVO PDF DA APRESENTAÇÃO*: https://bit.ly/2Dq7hH2

📌Link do da *SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL – SED*: https://sed.educacao.sp.gov.br/Inicio

📌Link do vídeo no YouTube: https://youtu.be/fotu0B1iNxg

📌Link de inscrição no canal: https://bit.ly/proalex

 

Espero que o vídeo ajude você de alguma forma. Se for o caso, deixe seu comentário, inscreva-se, se já não for inscrito ou inscrita, ative o sininho de notificações e compartilhe o vídeo. Deseja já agradeço por assistires ao vídeo e desejo sucesso em seus estudos!...

Um abraço e até breve!!!...

😃😃😃😃

*Vá direto para a parte do vídeo que mais lhe interessa* clicando sobre os links numéricos:

📎 1 - Links (0:01) - *COMO ACESSAR O RA DO ALUNO*

📎 2 - Link (5:29) - *COMO PEGAR AS CONTAS DE E-MAILS INSTITUCIONAIS*

📎 2.1 - Link (9:18) - *CASO VOCÊ TENHA ESQUECIDO A SENHA DOS E-MAILS E DA SED*

📎 2.2 - Link (10:52) - *ACESSANDO À SED E PEGANDO SEUS E-MAILS INSTITUCIONAIS*

📎 3 - Link (12:35) - *COMO USAR OS DOIS E-MAILS NO CELULAR OU COMPUTADOR*

📎 4 - Link (15:45) - *BENEFÍCIOS DE USAR OS E-MAILS INSTITUCIONAIS*

 

📝*LINK DE INSCRIÇÃO NO CANAL:*  https://bit.ly/proalex

 


30.7.20

Em busca de novos conhecimentos para aprender a aprender e me comunicar ...

Olá, amigos e amigas! Tudo bem com vocês? Espero que sim!...

Este é um vídeo "Não listado" em vídeos do Canal. É um vídeo produzido para postagem em um curso que comecei a fazer há uma semana, o curso Aprendendo a aprender: ferramentas mentais poderosas para ajudá-lo a dominar assuntos difíceis (em Português) [Learning How to Learn]
por McMaster University & University of California San Diego.

Caso você esteja cansado de estudar - e até tirar boas notas - mas percebe que não consegue reter o conhecimento ou guardá-lo por muito tempo, este curso pode te ajudar e muito, pois apresenta teorias e técnicas revolucionárias, cientificamente provadas, que podem ajudar aumentar o seu desempenho nos estudos e na aprendizagem. 

Se quiser acessar o curso e inscrever-se, clique no link disponível na descrição do vídeo no YouTube e aproveite. É um curso gratuito que indico para todos!...

Desejo sucesso em seus estudos!...


24.7.20

Do visível ao invisível: a técnica e os elementos visuais na obra Metamorphosis II de Escher

A obra Metamorphosis II, do artista Maurits Cornelis Escher, chama atenção pela forma primorosa como o artista se apropria de técnicas, como o mosaico, e articula os elementos visuais:  formas, tamanhos, cores e texturas. É uma obra que pode ser considerada atemporal e servir como ponto de partida para reflexões sobre as transformações relacionadas à fauna, à flora e às paisagens urbanas.


Ao primeiro olhar, percebe-se que a técnica utilizada é um tanto inovadora, pois passa a ideia de um mosaico que nesse caso, em tese, sugere uma leitura que pode iniciar-se tanto pela lateral esquerda quanto pela direita, dado o fato de que o movimento dos elementos visuais permite isso. Talvez essa tenha sido uma das intenções do autor, provocar diferentes interpretações.

Na composição geral da obra, nenhum espaço foge a capacidade artística do autor. Em sua lateral esquerda, os elementos visuais representam a fauna que, no decorrer da leitura, vai-se transformando em diferentes espécies até chegar à lateral direita, onde tem-se a representação de uma paisagem tipicamente urbana.

Aliás, em sua lateral direita, como visto no trecho apresentado acima, os elementos da linguagem visual, como formas, tamanhos, cores e texturas, ao mesmo tempo em que contribuem para a formação de representações geométricas - os retângulos, trabalham harmonicamente para chamar a atenção, sem prendê-la em um determinado ponto da obra. Tal efeito se dá pelas extensões relativamente uniformes que percebemos em cada linha, o que contribui para que o olhar do observador possa percorrer toda a obra sem se deter em uma parte apenas. Somado a isso, o jogo de luz e sombra e cor – branco e preto e “marrom” – enfatiza o efeito tridimensional já produzido pelas linhas e dá a impressão de volume em cada bloco.

Em uma interpretação mais subjetiva do último trecho da obra, a ideia que se tem é que o branco seria a luz do sol que atinge as superfícies laterais direitas formadas pelas linhas diagonais e verticais em cada bloco. Já o preto, representa as sombras formadas nas superfícies laterais esquerdas, que seriam as áreas não atingidas pela luz do sol. O “marrom”, por sua vez, remete às superfícies superiores e planas de cada bloco que refletem menos luz.

Enfim,  é notável o quanto a capacidade artística de Escher nesta obra se revela ao valer-se de inovação técnica e da articulação dos elementos visuais:  formas, tamanhos, cores e texturas; tudo em um mesmo suporte, contribuindo para efeitos de tridimensionalidade e volume que não apenas prendem a atenção do leitor mas podem levar à reflexão sobre as transformações decorrentes tanto de efeitos naturais quanto da ação do homem sobre a natureza. Simplesmente, uma obra fantástica!

REFERENCIAS

SANTOS. Marcia Campos dos. Arte e Processo de Criação I.  Marcia Campos dos Santos. Santos: Núcleo de Educação a Distância da UNIMES, 2017. pp. (Material didático. Curso de Licenciatura em Artes Visuais).
ESCHER, Maurits Cornelis. Metamorphosis II. Disponível em: https://uploads8.wikiart.org/images/m-c-escher/metamorphosis-ii-excerpt-5.jpg!Large.jpg Acesso em: 09 maio 2020.



Arte e processo de criação - volume e dimensão


Sabemos que o elemento da linguagem visual “volume ou dimensão” pode ser representada através da utilização da técnica de perspectiva. 
Entretanto, existem outros elementos da linguagem visual que podem indicar “Volume ou dimensão” em uma obra. A “linha e superfície” em alguns de seus aspectos dinâmicos, como exemplo: a linha diagonal e a superfície em superposição elaboram esse volume.
 Uma imagem contendo elefante, janela, cama, branco

Descrição gerada automaticamente
A partir dos exercícios de desenho apresentados acima, elabore um texto respondendo as seguintes questões:
1- Indique qual elemento da linguagem visual desenvolve o volume e dimensão nesses trabalhos
Ao observarmos atentamente as três imagens, percebe-se que o elemento da linguagem visual predominante é a linha. Posto que ela, segundo Dondis (2015, p.55), é um elemento visual originado do fato de os pontos estarem tão próximos entre si que se torna impossível identificá-los individualmente. E é essa proximidade entre os pontos que, completa a autora, aumenta a sensação de direção e faz com que a cadeia de pontos se transforme em outro elemento visual, a linha. Entretanto, importa salientar que há um tipo de linha que predomina nas imagens, e é a linha ondulada que, desta maneira, desenvolve o volume e a dimensão em ambas as imagens.

2- Como esse elemento está articulado para dar a sensação de volume? O texto deve ser autoral e as fontes de pesquisas, se utilizadas devem ser citadas no final.
Na primeira imagem, as linhas retas dão a ideia do plano e ao mesmo tempo da forma da mão, criando a ilusão de contorno que dá o formato dela. Essas linhas retas são combinadas com linhas onduladas que contribuem para criar o volume e a dimensão da mão evidenciando ainda mais o formato dela. 
Nas outras duas imagens, a presença de linhas, predominantemente onduladas, em combinação com luzes e sombras dão a ideia de um tecido com dobras. Assim, as linhas onduladas superiores, em maior ou menor dimensão, aliadas a uma maior quantidade de luz, dão a ideia de volumes superiores ou dobras superiores do suposto tecido. De maneira oposta, as linhas onduladas inferiores combinadas com o uso de sombras – menos luz, dão a ideia de volumes inferiores ou dobras inferiores. 
Enfim, como pode se perceber, em ambos os casos temos a ideia de volume, dado o uso predominante do elemento visual: linha. Esta, em sua forma reta e ondulada, criando a ilusão de altura, de comprimento e de forma, contrastando com luzes e sombras e produzindo profundidade.

REFERÊNCIAS
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual / Donis A. Dondis: tradução Jefferson Luiz Camargo. - 3.ed. - São Paulo: Martins Fontes-selo Martins, 2015. 240p.

Aspectos positivos e negativos das abordagens: Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo.


No decorrer da história, a surdez sempre foi marcada por preconceitos, discriminação e violência, como resultado de uma visão que inferioriza, destitui de direitos legais e considera mortal alma dos surdos. Contudo, é a partir do século XIV que começa a surgir os primeiros pedagogos que revelam uma mudança de pensamento com relação às pessoas surdas e, no século XVIII há a fundação de várias escolas para surdos. A partir daí, diferentes teorias têm buscado contribuir para a socialização, aprendizagem e comunicação entre surdos e surdos, ouvintes e surdos.

A seguir, as três teorias mais importantes e os aspectos positivos e negativos de cada uma delas.

ORALISMO
O Oralismo foi o referencial para a educação de surdos difundido a partir de 1880, após o Congresso de Milão - importante evento mundial sobre educação de surdos. Sua obrigatoriedade dominou até a década de 60, quando surgem novos estudos e propostas para a educação dos surdos.

Aspectos negativos
A surdez é tida como uma patologia, uma deficiência a ser minimizada, portanto, obriga o abandono da língua de sinais - com a ideia de que ela seria prejudicial ao aprendizado da fala - e reforça imposição da necessidade de falar por meio de métodos severos de fonoarticulação e treinamento de leitura labial.

Aspectos positivos
Acreditava-se que o método ajudaria no desenvolvimento cognitivo e linguístico do surdo, fundamental para a aquisição de leitura e escrita alfabéticas.

COMUNICAÇÃO TOTAL
A comunicação total ganha espaço na década de 70, após diversos questionamentos sobre a eficácia do oralismo ocorridos durante a década de 60, quando pesquisadores dos EUA começam a investigar as LS e a legitimá-las. Ela propõe fazer uso de todo e qualquer método de comunicação, entre eles: sinais naturais e artificiais, palavras, símbolos e mímicas, de modo que a criança surda tivesse a possibilidade de adquirir uma linguagem.

Aspectos negativos
Quanto aos aspectos negativos, foi considerado um método confuso. Os alunos tinham sérios problemas para expressar sentimentos, ideias em contextos extraescolares. Além disso, havia a proibição dos usos de sinais, um esforço muito grande do aprendiz para as habilidades de escrita e o rendimento dos alunos continuava muito abaixo do esperado.

Aspectos positivos
Já com relação aos aspectos positivos, foi notado um aumento na participação das crianças surdas em conversas com seus professores e familiares de um modo que jamais havia sido visto desde a adoção do oralismo, dado que começaram a criar seu próprio sistema de sinais. Essa criatividade de novos sistemas de sinais teve como característica mais importante o fato de que a ordem de produção dos sinais sempre segue a ordem da produção das palavras da língua falada da comunidade ouvinte, produzida simultaneamente (artificiais).

BILINGUÍSMO
O Bilinguismo surge na década de 80 e busca remover a atenção da fala e concentrar-se na língua de sinais - LS, sua língua materna e natural, e ter como segunda língua - L2, a língua oficial do país, na forma escrita. Atualmente, existem duas vertentes relacionadas a essa abordagem pedagógica. Para a primeira abordagem, a criança deve adquirir a LS e a modalidade oral da língua, o mais cedo possível, separadamente, e posteriormente ela deverá ser alfabetizada na L2. Já a segunda vertente enfatiza que deve-se oferecer apenas a LS e, posteriormente, somente a modalidade escrita da L2; para esta vertente, a língua oral seria, então, descartada.

Aspectos negativos
Quanto aos aspectos negativos, crianças com atrasos ou distúrbios na aquisição e desenvolvimento da linguagem teriam  maior risco na aprendizagem da L2 antes que desenvolvam adequadamente a LS. Ademais, segundo a Drª Cíntia A. S. Azoni (apud Daniel, 2016), doutora em ciências médicas/Unicamp e pesquisadora do Disapre e Ciapre, a experiência bilíngue em uma escola para crianças que já estejam com seus seis aninhos, período em que começa o processo de alfabetização em duas línguas, “pode ser muito constrangedor à criança, uma vez que ela já possui a consciência de que as duas línguas existem e de que os colegas poderão perceber seus erros de pronúncia ou pouco vocabulário”.

Aspectos positivos
Referente aos aspectos positivos, a surdez não é vista como uma doença e sim, diferença linguística. Segundo a especialista Dirce Maioli (apud Daniel, 2016), psicopedagoga vinculada à Secretaria da Educação de São Paulo “entre os dois e quatro anos de idade, toda a estrutura física da criança está em formação, desde o desenvolvimento da fala até o desenvolvimento neurológico, logo, é o momento de favorecer a pronúncia das palavras de forma apropriada”, privilegiando as 'brincadeiras', pois tendem a desenvolver ainda mais a capacidade cognitiva, visto que envolvem práticas com objetos reais que garantem a assimilação do pensamento abstrato. Segundo ela, a limitação física não é uma deficiência, mas uma diferença.


Enfim, o que se pode perceber é que, ao longo da história, a educação de surdos tem sido um tema de extrema necessidade, e precisa ser abordado dentro e fora do espaço escolar, dada a sua complexidade e a necessidade de que a sociedade em geral receba informações sobre os processos educativos e seja capaz de refletir sobre os processos pedagógicos e formativos oferecidos às pessoas com surdez, de modo que possam rever pensamentos e atitudes preconceituosas, discriminatórias, e promovam uma maior inclusão do surdo na sociedade.


REFERÊNCIAS

ARAÚJO, Daniel José de. Escolas bilíngues em tempos de globalização e multiculturalismo mundial. Blog Blasting News Brasil. Publicado em 19 de Janeiro de 2016. Disponível em: https://br.blastingnews.com/educacao/2016/01/pros-e-contras-das-escolas-bilingues-00758373.html Acesso em: 20 abril 2020.

NOGUEIRA, Thaís Faria. Língua Brasileira de Sinais - Libras. (Aula 03_História do Surdo). Thaís Faria Nogueira. Santos: Núcleo de Educação a Distância da UNIMES, 2015. p. (Material didático. Núcleo Básico Pedagógico). Disponível em: < https://campus20201.unimesvirtual.com.br/course/view.php?id=1514 > Acesso em: 20 abril 2020.