Translate

Inscreva-se no canal ProAlex

24.7.20

Arte e processo de criação - volume e dimensão


Sabemos que o elemento da linguagem visual “volume ou dimensão” pode ser representada através da utilização da técnica de perspectiva. 
Entretanto, existem outros elementos da linguagem visual que podem indicar “Volume ou dimensão” em uma obra. A “linha e superfície” em alguns de seus aspectos dinâmicos, como exemplo: a linha diagonal e a superfície em superposição elaboram esse volume.
 Uma imagem contendo elefante, janela, cama, branco

Descrição gerada automaticamente
A partir dos exercícios de desenho apresentados acima, elabore um texto respondendo as seguintes questões:
1- Indique qual elemento da linguagem visual desenvolve o volume e dimensão nesses trabalhos
Ao observarmos atentamente as três imagens, percebe-se que o elemento da linguagem visual predominante é a linha. Posto que ela, segundo Dondis (2015, p.55), é um elemento visual originado do fato de os pontos estarem tão próximos entre si que se torna impossível identificá-los individualmente. E é essa proximidade entre os pontos que, completa a autora, aumenta a sensação de direção e faz com que a cadeia de pontos se transforme em outro elemento visual, a linha. Entretanto, importa salientar que há um tipo de linha que predomina nas imagens, e é a linha ondulada que, desta maneira, desenvolve o volume e a dimensão em ambas as imagens.

2- Como esse elemento está articulado para dar a sensação de volume? O texto deve ser autoral e as fontes de pesquisas, se utilizadas devem ser citadas no final.
Na primeira imagem, as linhas retas dão a ideia do plano e ao mesmo tempo da forma da mão, criando a ilusão de contorno que dá o formato dela. Essas linhas retas são combinadas com linhas onduladas que contribuem para criar o volume e a dimensão da mão evidenciando ainda mais o formato dela. 
Nas outras duas imagens, a presença de linhas, predominantemente onduladas, em combinação com luzes e sombras dão a ideia de um tecido com dobras. Assim, as linhas onduladas superiores, em maior ou menor dimensão, aliadas a uma maior quantidade de luz, dão a ideia de volumes superiores ou dobras superiores do suposto tecido. De maneira oposta, as linhas onduladas inferiores combinadas com o uso de sombras – menos luz, dão a ideia de volumes inferiores ou dobras inferiores. 
Enfim, como pode se perceber, em ambos os casos temos a ideia de volume, dado o uso predominante do elemento visual: linha. Esta, em sua forma reta e ondulada, criando a ilusão de altura, de comprimento e de forma, contrastando com luzes e sombras e produzindo profundidade.

REFERÊNCIAS
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual / Donis A. Dondis: tradução Jefferson Luiz Camargo. - 3.ed. - São Paulo: Martins Fontes-selo Martins, 2015. 240p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário