Translate

Inscreva-se no canal ProAlex

18.3.20

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA - LP - 8º ANO E - 1º BIM - PERÍODO DE PARALISAÇÃO (CORONAVÍRUS)



Olá, estudante!..

Tudo bem com você? Espero que sim.

Seja bem-vindo a este espaço de aprendizagem. Aqui você encontrará os conteúdos e habilidades a serem desenvolvidos durante o primeiro bimestre de 2020.  Para tanto, disponibilizo também, orientações e vídeos, tendo como referência o Caderno do Aluno que você já tem. Se você fizer todas as atividades estará em dia com sua aprendizagem e preparado para futuras avaliações.

Você deve estar consciente de que este não é um período de férias; é hora de ser um estudante autônomo e aproveitar o tempo. Além das atividades propostas a seguir, você pode: ler um livro, fazer um desenho, ajudar nas tarefas domésticas, escrever histórias de aventura, assistir um filme, brincar e ficar com os familiares. 


Distribua suas atividades durante a semana, de forma que você não se canse de estudar, mas não deixe de fazê-las e ter períodos de pausa entre as atividades.



Saiba que, mesmo na distância, estamos juntos na luta pelo conhecimento, pela vida!



Se cuide e bons estudos!


Professor Alex Santos


A seguir, disponibilizo 5 (cinco) atividades referentes aos conteúdos/habilidades do 1º bimestre a serem feitas em casa e entregues assim que voltarem as aulas.



]ATIVIDADE 1 - CADERNO DO ALUNO

As atividades do Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 8º ano, da página 09 à 20, devem ser finalizadas em casa. As questões que não tiverem espaço para serem respondidas no Caderno do Aluno, devem ser respondidas no caderno comum e apresentadas ao professor assim que voltarem as aulas.

ATIVIDADE 2 – PESQUISA: CONTEÚDOS BIMESTRAIS


Material
- folha de almaço
- caneta azul ou preta
- lápis
- borracha
- celular ou computador com internet
- livros

Orientações gerais para a produção do texto:
Pesquise na internet ou em livros sobre os assuntos abaixo. 
Faça anotações no caderno sobre os assuntos.
À caneta, azul ou preta, na folha almaço, passe a limpo suas anotações.
Entregue ao professor quando voltarem as aulas.

Lembre-se: A pesquisa de conter um cabeçalho com (nome, número, ano, turma, disciplina, professor e data).

- Linguagem formal
- Linguagem informal
- Conjunções (classe de palavra)
- Locuções conjuntivas
- Pessoa do discurso (pessoa verbal 1ª, 2ª e 3ª)
- Argumento de autoridade
- Argumento baseado no consenso
- Argumento baseado em dados concretos
- Argumento com base no raciocínio lógico
- Argumento da competência linguística

ATIVIDADE 3 – PESQUISA E REFLEXÃO

Assista ao vídeo abaixo e responda no caderno a questão a seguir:


O que é um argumento?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________



Agora, converse com amigos e familiares, leia livros e pesquise sobre o assunto “aborto”. Em seguida, no caderno, escreva um parágrafo com cada tipo de argumento sobre o abordo, sendo a favor ou contra. Ao final, deixe sua opinião sobre o tema.

Sugestões de sites para aprofundar suas ideias:

Clique no link e acesse:
9 argumentos que fizeram a diferença no debate pelo aborto legal, seguro e gratuito na Argentina


Os 10 piores (mas populares) argumentos a favor do aborto

Procure aprofundar sua pesquisa, acessando outros sites que tratam do assunto.


Anote no caderno um argumento de cada tipo sobre ser A FAVOR DA PRÁTICA DO ABORTO:

- Argumento de autoridade:
_____________________________________________________________________

- Argumento baseado no consenso
_____________________________________________________________________

- Argumento baseado em dados concretos
_____________________________________________________________________

- Argumento com base no raciocínio lógico
_____________________________________________________________________

- Argumento da competência linguística
_____________________________________________________________________


Anote no caderno um argumento de cada tipo sobre ser CONTRA A PRÁTICA DO ABORTO:

- Argumento de autoridade
_____________________________________________________________________

- Argumento baseado no consenso
_____________________________________________________________________

- Argumento baseado em dados concretos
_____________________________________________________________________

- Argumento com base no raciocínio lógico
_____________________________________________________________________

- Argumento da competência linguística
_____________________________________________________________________

Qual sua opinião sobre o tema:
_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________


ATIVIDADE 4 - PRODUÇÃO DE TEXTO: ARTIGO DE OPINIÃO SOBRE O ABORTO



Material:
- folha de almaço
- caneta azul ou preta
- lápis
- borracha
- celular ou computador com internet
- livros

Orientações gerais para a produção do texto:
Com base nos conhecimentos já adquiridos, nas reflexões realizadas e nos assuntos estudados, produza um artigo de opinião sobre o assunto aborto. Siga as orientações abaixo:
1 - Em uma folha de caderno, planeje o que e como irá escrever. 
2 – Ainda na folha de caderno, escreva o rascunho - a primeira versão do texto (mínimo 15 linhas)
3 – Lembre-se de usar algum tipo de argumento em seu texto
4 – Convide um colega para fazerem a revisão textual. (O que pode ser melhorado no texto? O que não pode faltar no texto para que haja coerência entre as ideias?). Fique atento ao início de frases e nomes próprios com letra maiúscula, pontuação, palavras repetidas desnecessariamente, parágrafo.
5 - Em uma folha de caderno, passe o rascunho a limpo
6 - Revise novamente
7 - Na folha de almaço, a caneta azul ou preta, faça o cabeçalho contendo: nome, número, ano, turma, professor, disciplina e data; e passe o texto a limpo.
8 - Entregue ao professor quando voltarem as aulas

Para revisão do artigo de opinião, observe o quadro a seguir:                                                                                      
Critérios
Está OK           
Deve mudar
1 – Adequação do título



2 – Adequação ao contexto de produção de linguagem:



A questão discutida é mesmo controversa e de relevância social?



Você, enquanto autor, se colocou como alguém que discute a questão racionalmente, considerou o leitor e o veículo de publicação do texto?



Considera que conseguiu atingir seu objetivo de tentar convencer seus leitores?



3 – Estrutura do texto:



Presença de uma contextualização adequada da questão discutida.



Explicitação da posição defendida perante a questão.



Uso de argumentos para defender a posição assumida.



Presença de uma conclusão adequada.



4 – Argumentação:



Seleção de informações relevantes.



Emprego adequado de organizadores textuais.



5 – Marcas linguísticas:



Emprego adequado de unidades coesivas (além dos organizadores textuais típicos da argumentação).



Adequação às normas gramaticais.



Legibilidade (aspectos da grafia, ausência de rasuras, formatação adequada do texto).





ATIVIDADE 5 - FICHA DE LEITURA

A ficha de leitura é um registro sobre os dados de uma obra. Para sua produção, siga o modelo apresentado a seguir: 

Material para rascunho
- lápis
- borracha
- caneta azul ou preta
- no caderno

Material para finalizar a ficha de leitura:
- folha de almaço
- caneta azul ou preta

Orientações:
- Leia o livro e faça anotações no caderno
- No caderno, anote os dados do livro (título da obra, autor, ano de publicação, local de publicação, editora)
- No caderno, faça um rascunho comentando: O que você leu? O que te prendeu mais a sua atenção? Por quê? Você recomenda a leitura desse livro? Por quê?
- Faça correções no texto, caso necessário (Início de frases e nomes próprios com letra maiúscula, pontuação, palavras repetidas desnecessariamente, parágrafo).
- Na folha almoço, à caneta, faça o cabeçalho contendo (nome, número, ano, turma, professor, disciplina e data)
- Passe a limpo o comentário que você criou.
- Entregue ao professor quando voltarem as aulas


Estrutura da ficha de leitura (conforme orientado em sala de aula):

Na folha de almaço:




NOME: ___________________________________________ Nº: ________
Disciplina: _______________________Ano/turma: ________ Data: _______
Professor: _____________________________

                     
FICHA DE LEITURA

Título: ____________________________________
Autor: ____________________________________
Ano de publicação: __________________________
Local de publicação: _________________________
Editora: ___________________________________
Comentário sobre a obra lida: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________







ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA - LP - 6º ANOS - PERÍODO DE PARALISAÇÃO (CORONAVÍRUS)

Olá, estudante!..

Tudo bem com você? Espero que sim.

Seja bem-vindo a este espaço de aprendizagem. Aqui você encontrará os conteúdos e habilidades a serem desenvolvidos durante o primeiro bimestre de 2020.  Para tanto, disponibilizo também, orientações e vídeos, tendo como referência o Caderno do Aluno que você já tem. Se você fizer todas as atividades estará em dia com sua aprendizagem e preparado para futuras avaliações.

Você deve estar consciente de que este não é um período de férias; é hora de ser um estudante autônomo e  aproveitar o tempo. Além das atividades propostas a seguir, você pode: ler um livro, fazer um desenho, ajudar nas tarefas domésticas, escrever histórias de aventura, assistir um filme, brincar e ficar com os familiares. 

Distribua suas atividades durante a semana, de forma que você não se canse de estudar, mas não deixe de fazê-las e ter períodos de pausa entre as atividades.

Saiba que, mesmo na distância, estamos juntos na luta pela conhecimento, pela vida!

Se cuide e bons estudos!

Professor Alex Santos


A seguir, disponibilizo 5 (cinco) atividades referentes aos conteúdos/habilidades do 1º bimestre a serem feitas em casa e entregues assim que voltarem as aulas.




ATIVIDADE 1 - CADERNO DO ALUNO

As atividades do Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 6º ano, da página 09 à 17, devem ser finalizadas. As questões que não tiverem espaço para serem respondidas no Caderno do Aluno, devem ser respondidas no caderno comum e apresentadas ao professor assim que voltarem as aulas.

ATIVIDADE 2 - PESQUISA

Faça uma pesquisa na internet ou em livros sobre os seguintes assuntos:

- Elementos da narrativa (P.E.N.T.E.)
- Foco narrativos em 1ª pessoa
- Foco narrativos em 3ª pessoa
- Discurso direto
- Discurso indireto
- Substantivo
- Adjetivo
- Verbo
- Advérbio
- Marcadores temporais (na narrativa)
- Marcadores espaciais (na narrativa)
- Pretérito perfeito
- Pretérito imperfeito
- Características do gênero HQ
- Linguagem conotativa
- Linguagem denotativa
- Figuras de linguagem: comparação explícita, metáfora, prosopopeia, antítese e metonímia.

ATIVIDADE 3 - VÍDEOS

A seguir, alguns vídeos que fiz para que você possa aprofundar esses assuntos. Faça anotações e tire suas dúvidas:


- Elementos da narrativa (P.E.N.T.E.)

- Foco narrativos em 1ª pessoa
- Foco narrativos em 3ª pessoa

- Discurso direto
- Discurso indireto

- Substantivo

- Adjetivo

- Verbo

- Advérbio
- Marcadores temporais (na narrativa)
- Marcadores espaciais (na narrativa)


- Pretérito perfeito
- Pretérito imperfeito

- Características do gênero HQ
- Línguagem conotativa
- Linguagem denotativa

- Figuras de linguagem: comparação explícita, metáfora, prosopopeia, antítese e metonímia.



ATIVIDADE 4 - PRODUÇÃO DE TEXTO: "Quem reescreve um conto aumenta um ponto"

Orientações gerais para a produção do texto:

Material
- folha de almaço
- caneta azul ou preta
- lápis
- borracha


Siga também as orientações para a reescrita que estão no Caderno do Aluno, da página 17 à 18.

Você deverá realizar uma reescrita do conto apresentado na Atividade 1 (da página 9 à 11) e propor um final diferente para ele. Continue a história a partir do seguinte ponto:

“[...]
E fez suspense – disse, repentinamente, que estava com sede e foi buscar água na cozinha...”

Preste bastante atenção sobre o processo de produção do texto.
1 - Em uma folha de caderno, planeje o que e como irá escrever. 
2 - Em uma folha de  caderno, escreva a primeira versão do texto
3 - Convide um colega para fazerem a revisão textual. (O que pode ser melhorado no texto? O que não pode faltar no texto para que haja coerência entre as ideias?). Fique atento ao início de frases e nomes próprios com letra maiúscula, pontuação, palavras repetidas desnecessariamente, parágrafo.
4 - Em uma folha de caderno, faça a reescrita do texto
5 - Revise novamente
6 - Na folha de almaço, faça o cabeçalho contendo: nome, número, ano, turma, professor, disciplina e data; e passe o texto a limpo.
7 - Entregue ao professor quando voltarem as aulas

ATIVIDADE 5 - FICHA DE LEITURA

A ficha de leitura é um registro sobre os dados de uma obra. Para sua produção, siga o modelo apresentado a seguir: 

Material para rascunho
- lápis
- borracha
- caneta azul ou preta
- no caderno

Material para finalizar a ficha de leitura:
- folha de almaço
- caneta azul ou preta

Orientações:
- Leia o livro e faça anotações no caderno
- No caderno, anote os dados do livro (título da obra, autor, ano de publicação, local de publicação, editora)
- No caderno, faça um rascunho comentando: O que você leu? O que te prendeu mais a sua atenção? Por quê? Você recomenda a leitura desse livro? Por quê?
- Faça correções no texto, caso necessário (Início de frases e nomes próprios com letra maiúscula, pontuação, palavras repetidas desnecessariamente, parágrafo).
- Na folha almoço, à caneta, faça o cabeçalho contendo (nome, número, ano, turma, professor, disciplina e data)
- Passe a limpo o comentário que você criou.
- Entregue ao professor quando voltarem as aulas


Estrutura da ficha de leitura (conforme orientado em sala de aula):

Na folha de almaço:

NOME: ___________________________________________ Nº: ________
Disciplina: _______________________Ano/turma: ________ Data: _______
Professor: _____________________________

                     
FICHA DE LEITURA

Título: ____________________________________
Autor: ____________________________________
Ano de publicação: __________________________
Local de publicação: _________________________
Editora: ___________________________________
Comentário sobre a obra lida: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


24.2.20

What a wonderful world this would be - Sam Cooke



Don't know much about history
Don't know much biology
Don't know much about a science book
Don't know much about the French I took

But I do know that I love you
And I know that if you love me, too
What a wonderful world this would be

Don't know much about geography
Don't know much trigonometry
Don't know much about algebra
Don't know what a slide rule is for

But I do know one and one is two
And if this one could be with you
What a wonderful world this would be

Now, I don't claim to be an A student
But I'm trying to be
For maybe by being an A student, baby
I can win your love for me

Don't know much about history
Don't know much biology
Don't know much about a science book
Don't know much about the French I took

But I do know that I love you
And I know that if you love me, too
What a wonderful world this would be

La tiacha, tiacha, tiacha, tiacha, tiachaaa history
hummmmmmmmmmmmmmmm biology
uo la tiacha, tiacha, tiacha, tiacha, science book
hummmmmmmmmmmmmmmm French I took

But I do know that I love you
And I know that if you love me, too
What a wonderful world this would be


Ebony and Ivory - Paul MacCartney and Stevie Wonder





Ebony and ivory live together in perfect harmony
Side by side on my piano keyboard, oh Lord, why don't we?

We all know that people are the same whereever you go
There is good and bad in ev'ryone
We learn to live, when we learn to give
Each other what we need to survive, together alive

Ebony and ivory live together in perfect harmony
Side by side on my piano keyboard, oh Lord why don't we?

Solo

Ebony, ivory, living in perfect harmony
Ebony, ivory, ooh

We all know that people are the same whereever you go
There is good and bad in ev'ryone
We learn to live, when we learn to give
Each other what we need to survive, together alive

Ebony and ivory live together in perfect harmony
Side by side on my piano keyboard, oh Lord…


Stand by me - Ben e King



When the night has come
And the land is dark
And the moon is the only light we'll see
No I won't be afraid
Oh, I won't be afraid
Just as long as you stand, stand by me

So darling, darling
Stand by me, oh stand by me
Oh stand, stand by me
Stand by me

If the sky that we look upon
Should tumble and fall
Or the mountain should crumble to the sea
I won't cry, I won't cry
No, I won't shed a tear
Just as long as you stand, stand by me

And darling, darling
Stand by me, oh stand by me
Oh stand now,…


23.2.20

Days Of The Week Song


Cifra melódica:

Ré, mi, fá#, sol, lá, fá#,
Fá#-sol, mi,, sol-lá, fá#,
Ré, mi, fá#, sol, lá, lá, fá#,
Sol, sol, mi, mi, ré...


G A7 D


D                           D
Sunday, Monday, Tuesday,
G           A7
Wednesday, Thursday,
D
Friday and Saturday
G           A7           D
Sunday, comes again.


Can an elephant jump?


Cifra melódica:

Si,…lá,… sol#, fá#, sol#. Sol#, lá, lá, lá
Fá#, mi, fá#, mi, fá#, fá#. Sol#, sol#, sol#
Sol#, fá#, sol#, fá#, sol#, sol#. Lá, si, dó#
Si, si, fá#, fá#, fá#, mi.

B7         E                       A                             B7                  E                                                                        
Can an elephant jump? No, it can’t! Can an elephant fly? No, it can’t!
              E                       A                     B7                 E         E                                
Can an elephant walk? Yes, it can! An elephant can walk. Walk (12x) Stop!


Can a kangaroo walk? No, it can’t! Can a kangaroo run? No, it can’t!
Can a kangaroo hop? Yes, it can! A kangaroo can hop. Hop (12x) Stop!

Can an octopus clap? No, it can’t! Can an octopus clap? No, it can’t!
Can an octopus swim? Yes, it can! An octopus can swim. Swim (12x) Stop!

Can a koala swim? No, it can’t! Can a koala dance? No, it can’t!
Can a koala sleep? Yes, it can! A koala can sleep. Zzzzzzzzzzzz… Wake up!!

B7            B7
Ohhhhhh, ohhhhh…
E                    A                          B7               E
I can jump,… jump, jump, jump. I can fly,… fly, fly, fly.
E                    A                         B7      E
I can walk,… walk, walk, walk. Yes, I can!

I can run,… run, run, run. I can hop,… hop, hop, hop.
I can clap,… clap, clap, clap. Yes, I can!

I can swim,… swim, swim, swim. I can dance,… dance, dance, dance.
I can sleep,… sleep, sleep, sleep. Good night, everyone!...zzzzzzzzzzz

Wake up!!... uh…



Prepositions song


Cifra melódica:

sol, dó, dó, ré, mi, dó, mi, ré...
sol, dó, dó, ré, mi, dó, si....
sol, dó, dó, ré, mi, fá,
mi, ré, dó, si, sol, lá, si, dó, dó...
lá, si, lá, sol, lá, si, dó...
sol, lá, sol, fá, mi, sol...
lá, si, lá, sol, lá, si, dó...
sol, fá, lá, sol, ré, dó, dó, dó...


   C                   C       G7                                                     
Above, across, after, at.
    C                       C G7                                
Around, before, behind.
    C                      F                             
Below, beside, between.
       G7                 C                          
By, down, during, for, from,
F                                                              
In, inside, onto of
C                                                             
Off, on, out, through.
 F                        C                                     
To, under, up, with,
           F          G7    C C     C                               
And that's the prepositions song!


Past, Present, and Future Tense


G                            D7      D7    G                             D7                G                 
Yesterday I was! Today I am... or I am now!... Tomorrow I will!

Yesterday I had!...Today I have… or I am having!...Tomorrow I will have!

          G                                               C                    G                                                                          
Past tense is yesterday! Present tense… is today!
G                                               D7                  G                  
Future tense is tomorrow! Tenses are OK!

Yesterday I did! Today I do… or I am doing! Tomorrow I will do!

Yesterday I said! Today I say… or I am saying! Tomorrow I will say!

CHORUS

Yesterday I went! Today I go… or I am going! Tomorrow I will go!

Yesterday I saw! Today I see… or I am seeing! Tomorrow I will see!

CHORUS

Sometimes add an “ed.” To make a word past tense.

Yesterday I played! Today I play… or I am playing! Tomorrow I will play!

Yesterday I worked! Today I work…r I am working! Tomorrow I will work!

Sometimes add an “ed.” To make a word past tense.
If you want it future tense, then you add word “will.”

CHORUS



Helping verbs


D                          D
Helping verbs! Helping verbs!
A7                            D    D7
There are twenty-three
G                   D
Am, is, are, was and were!
E7                         A7
Being, been and be!

D                           D
Have, has, had! Do, does, did!
A7                                   D      D7
Shall, should, will and would!
G                        D
There are five more helping verbs:
            A7                                D
May, might, must, can and could!


I like food song



Cifra melódica:

dó, ré… mi, fá… fá, ré, mi, fá, ré, sol, lá…
dó, lá, lá, sol, sol, fá… fá, lá, sol, fá, mi, mi, fá…
dó, mi… mi, sol… sol, dó, sol, sol, dó... lá, sol, fá...
fá, mi, ré, dó, fá, mi, ré, dó...



F                            Gm                           C7                                                                                             
Yellow, yellow, my favourite food is yellow.
      Dm            Bb          Gm         C7       F                                                            
It’s very, very good, my favourite food is yellow.
C7                                            Gm    C7      F                        
I like, I like… I like bananas… yum, yum, yum.
F                                    F                          Gm C7 F                  
Yum, yum, yum, yum, yum, yum, yum, yum.



Brown – biscuits.
Red – apples.
Green – pears.
White – cakes.
Orange – oranges.


Uncountable and countable nouns


(Country lento)

   C                                        F                                                                      
I can’t count food, but I can count fish.
  G                                         C
I can’t count peace, but I can for all I wish.
   C                                         F               Bb                                                   
I can’t count water, but I can count glasses.
  G                                         C
I can’t count bread, but I can count slices.
   C                                                   F                                                                      
I can’t count knowledge, but I can count subjects.
   G                                   C
I can’t count art, but I can count pieces.
  C                                           F                   Bb
I can’t count advice, and I can’t count help.
      G                                                     C
But I can count the times I hear my dog yelp.
C                                          F                                             
How many fingers am I holding up?
G                                              C                                        
How much money do you have?
C                                            F                      Bb                     
How much water do you have in that cup?
G                                                  C                                    
How many people make you laugh?

I can’t count dishware but I can count plates.
I can’t count love only that which she hates.
I can’t count butter but I can count chairs.
I can’t count clothes only the items that the wears.
I can’t count money but I can count coins.
I can’t count sugar but I can tenderloins.
I can’t count salt but I can count years.
I can’t count pepper but I can count beers.
C                        F                          G                              C
I want some I don’t have any. She has a few and he has many.
C                           F                             G                                              C
I will take 3 and he will take a lot. Open up your hands and show me that you’ve got.
C                                     F                       G                            C
How many fingers am I holding up? How much water in that cup?
C                                     F              Bb    G                            C
How many fingers am I holding up? How much water in that cup?
C              C                                          C          C              C                                          C                                                                                            
Uh,… uncountable and countable nouns. Uh,… uncountable and countable nouns.


Do You Like Broccoli Ice Cream?


Cifra melódica:
lá, ré, ré, si, ré... fá# sol, lá.... fá#, mi, ré....



      D                               D    G  A      D   A7  D                                                                                 
Do you like broccoli?...   Yes, I do!... Yes, I do!...
      D                                D    G  A       D   A7  D                                                                       
Do you like ice cream?... Yes, I do!... Yes, I do!
Do you like broccoli ice cream?
No, I don't. Yucky!

Do you like donuts? Yes, I do! Yes, I do!
Do you like juice? Yes, I do! Yes, I do!
Do you like donut juice?
No, I don't. Yucky!

Do you like popcorn? Yes, I do! Yes, I do!
Do you like pizza? Yes, I do! Yes, I do!
Do you like popcorn pizza?
No, I don't. Yucky!

Do you like bananas? Yes, I do! Yes, I do!
Do you like soup? Yes, I do! Yes, I do!
Do you like banana soup?
No, I don't. Yucky!


I like chicken


Cifra melódica (Country slow):

mi, mi, dó#, mi,…
lá, lá, lá, lá,...
mi, mi, dó#, mi,…
sol#, sol#,…
dó#, lá, mi,….
dó#, lá, dó#, lá,...
dó#, mi, dó#, lá,….

fá#, fá#, sol#, sol#, lá, lá, lá,….
lá, fá#, dó#, lá,…
What’s this?
fá#, fá#, lá,….
fá#, fá#, lá,….
dó#, lá, dó#, lá, dó#, sol#,...


A
I like chicken!
A
I like fish!

I like ice cream!
E
What’s this?
A
This is juice.

Uh, oh! Uh, oh!
    E              A                                      A7
I don’t like juice!

D
Chicken, chicken, ice cream, fish!
A
I like ice cream! 

What’s this?
D
This is juice.
D
This is juice.
B7                              E7
Uh, oh! Uh, oh! Uh, oh!



Please be quiet


One, two, three, four.




F
…Please be quiet!
Bb
…Please be quiet!
Eb
…Please be quiet!
Bb
Please be quiet!
F
Please be quiet!, Please be quiet!
Bb
Please be quiet! XXX
F(9)
Please be quiet!
F
Ok, I am sorry.
F
Thanks.


Plural of fruits


Cifra melódica:

mi, mi, mi, mi,, dó, dó, dó, dó,, mi, mi, mi, mi, sol,…
ré, ré, ré, ré,, si, si, si, si,, ré, ré, ré, ré, fá,...
mi, mi, mi, mi,, dó, dó, dó, dó,, mi, mi, mi, mi, sol,…
ré, mi, fá, mi, ré,,… and I like you.



A banana ---- or banana(s).

C                                                                                                               
One banana, two bananas, three bananas, four.
G7                                                                                     
Five bananas, six bananas, seven bananas, more.
C
Eight bananas, nine bananas, ten bananas, too.
G7                           C
I like bananas and I like you.






A peach ---- or peach(es)


An orange ---- or orange(s)


A apple --- or apple(s)


Plural regular song


Cifra melódica:

dó#, dó#,, ré, mi,, mi1, ré, dó#...
ré, ré,, mi, fá#,, lá, ré, dó#...
mi, mi,, mi, ré,, mi1, si, lá…


A                                                          
One cat, two cats and one dog.
D                                          A
One hat, two hats and one dog.
       E               D                  A
Two hats, two cats and one dog.

A                                                         
One boy, two boys and one dog.
D                                          A
One girl, two girls and one dog.
        E              D                  A              
Two boys, two girls and one dog…
               A
and one dog.


Nouns rock


Cifra melódica (country rock):

Sol, si, ré, ré, ré, mi, mi, ré... Sol, si, ré, ré, ré, mi, mi, ré...
Ré, ré, ré, ré, mi, mi,... fá#, mi, ré, ré..... Sol, si, ré, ré, ré, mi, mi, ré...

Sol, si, ré, ré, ré, mi, mi, ré... Sol, sol, ré, ré, ré, ré, mi, mi, mi, mi, fá#, mi, ré...
Sol, si, ré, ré, ré, mi, mi, ré... Sol, sol, ré, ré, ré, ré, mi, mi, mi, mi,... fá#, mi, ré, ré...
Sol, si, ré, ré, ré, mi, mi, ré... Sol, sol, ré, ré, ré, ré, mi, mi, mi, mi, fá#, mi, ré... 


    G                                C              G
A person, a place or thing is a noun.
    G                                C              G
A person, a place or thing is a noun.
 G                    C        D(stop the rhythm)                                                                                                                      
If you listen closely,… I will tell you how  (slow)
    G                                C              G
A person, a place or thing is a noun.
                                                                                                                       

    G                           C             G(stop the rhythm)                          
A noun can be any kind of person                 (slow)
                  G                     C             D(stop the rhythm)
Like your mom or your dad or a… policeman

    G                           C            G(stop the rhythm)
A noun can be any kind of place                    (slow)
                    G                     C                D(stop the rhythm)
Like your school or your city or the… United States
                                                                                                                       
    G                           C           G (stop the rhythm)
A noun can be any kind of thing                     (slow)
            G           C             D(stop the rhythm)
Like a car, or a T.V or a… scary dream… (because)


Number song


Cifra melódica:

dó, ré, mi,...
ré, mi, fá,...
dó, ré, mi,...
ré,...


C
1-One, 2-two, 3-three,
G7
4-Four, 5-five, 6-six,
C
7-Seven, 8-eight, 9-nine,
G7
10-Ten…

C
10-Ten, 9-nine, 8-eight,
G7
7-Seven, 6-six, 5-five,
C
4-Four, 3-three, 2-two,
G7
1-One…


The rainbow collors


Cifra melódica:

dó, dó, ré, mi, mi, sol,...
ré, mi, ré, dó...
dó, si, lá, fá… si, lá, sol, mi…       
dó, sol, sol, sol, lá, sol, fá, mi, ré
dó, si, lá, fá…  si, lá, sol, mi…       
sol, mi, mi, mi, ré, ré, mi, ré, dó
mi,…   fá, ré,…    mi, dó,…   ré,…   mi,…   fá, ré,…  mi,…


C                                         
Red, orange, yellow, green, 
G7                  C
blue, purple, pink. (2x)
          F                         C             
It is a rainbow; it is a rainbow,
   C                                        G7   
a beautiful rainbow in the sky
          F                           C                
It is a rainbow; it is a rainbow,
   C             G7                       C
a beautiful rainbow in the sky
C       F           C         G        
Red, orange, yellow, green, 
C       F          C  G7 C F/C C      
blue, purple, pink.


REPEAT

   C                G7                C         C F C G7 C
A beautiful rainbow in the sky (2x)