*”Nos trilhos da aprendizagem - Em busca do saber” de Alex Santos* No blog ProAlex, clique no link abaixo da imagem para acessar o site com o PDF para ler gratuitamente. Link: https://bit.ly/ebook-nostrilhosdaaprendizagem-proalex
Translate
Inscreva-se no canal ProAlex
23.8.20
*Dois eBooks Grátis!*
*”Nos trilhos da aprendizagem - Em busca do saber” de Alex Santos* No blog ProAlex, clique no link abaixo da imagem para acessar o site com o PDF para ler gratuitamente. Link: https://bit.ly/ebook-nostrilhosdaaprendizagem-proalex
22.8.20
Ebook: Nos trilhos da aprendizagem - Em busca do saber - ProAlex
Este ebook é resultado de uma proposta de trabalho para conclusão do Curso Aprendendo a aprender: ferramentas mentais poderosas para ajudá-lo a dominar assuntos difíceis (em Português) [Learning How to Learn] . O objetivo do trabalho era ensinar alguém sobre o que foi aprendido no curso de uma forma criativa. Optei por fazer um podcast falando sobre algumas ideias, conceitos e experiências adquiridas durante o curso. Mas, durante a preparação do roteiro para o podcast, acabei transformando o texto em um ebook.
Ele estará disponível até o dia 26 de agosto de 2020.
Espero que gostem.
Por favor, deixem seu feedback.
Obrigado
Versão Kindle, compre aqui na Amazon: https://amzn.to/3jtlLpb
Além dos dois livros citados, a seguir o livro A MÚSICA COMO RECURSO PREVENTIVO ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA:
https://amzn.to/31CeXiG
21.8.20
eBook Grátis: "Segredinhos para vencer a procrastinação com os estudos - Em busca de seus sonhos"
19.8.20
A decolonização como forma de valorizar a cultura local e romper com a segregação étnica e cultural
14.8.20
Como encurtar e personalizar links com o Bitly - Hora de Estudar - ProAlex
Olá, tudo bem?
Estou aqui novamente para trazer mais uma apresentação sobre uma ferramenta
que pode te ajudar muito na produção de imagens, de tutoriais, de roteiros,... mapas
mentais e o que mais a sua criatividade permitir. Venho aqui não como
especialista, mas como usuário do sistema, e posso dizer que é uma ferramenta
muito útil e versátil. Se você ainda não a conhece ou não a utiliza ainda, vai
gostar muito. Em breve, devo gravar o vídeo. Então, se quiser saber mais sobre o assunto, assistir à
gravação que farei, acesse este link: https://bit.ly/proalex , inscreva-se no canal e ative as notificações. Quando eu postar o vídeo você será avisado. Lembre-se de deixar um comentário abaixo do vídeo no YouTube dizendo o que você achou
da minha apresentação, ok?... Por fim, acesse o canal e fique por dentro de tudo que tem por lá. Curta, comente e compartilhe os vídeos. Acredito
que pode ser útil a você e a outras pessoas!
Desde já, muito obrigado e até breve!!!...
Link para download do PDF da apresentação:
13.8.20
Aprenda sobre um poderoso sistema de captura de tela e criação de imagens: LightShot – ProAlex
Olá, professor! Olá estudante!
Trago aqui um vídeo sobre uma ferramenta que pode auxiliar
muito nas suas produções escolares, seja em provas ou trabalhos ou ainda em
qualquer produção que exija a produção de imagens que não estão disponíveis
facilmente em algum banco de dados da internet.
O assunto do vídeo é o LightShot, um sistema que te dará várias funções
muitos úteis em seu dia a dia, na produção de conteúdos.
Assista ao vídeo e saiba mais sobre:
1:14
- O que é LightShot?
1:48
- Funcionalidades do LightShot.
4:04
- Instalação do LightShot no seu computador.
6:50
- Usos e demonstração do LightShot.
10:50
- Instalação da extensão LightShot no seu navegador de internet.
Espero que gostes do vídeo, curta, comente e compartilhe.
Fique atento ao canal, inscreva-se clicando aqui, se não for inscrito ou
inscrita, pois, em breve, trarei novos vídeos de dicas e ferramentas que estou
utilizando em meu dia a dia para produção de e que também podem ser muitos para
você.
Agradeço por assistir ao vídeo e te aguardo no próximo.
Muito obrigado!
Um abraço e até breve!....
12.8.20
Atividade - PodCasts Fabulosos
Atividade complementar aos conteúdos propostos no CMSP. Para esta atividade, vamos fazer a gravação de um PodCast.
Em termos gerais, PODCAST é um programa de rádio
disponível online, com conteúdo que pode ser escolhido pelos interessados, de
acordo com o tema que desejarem.
ATIVIDADE
Vamos produzir PodCasts com base em fábulas famosas e muito conhecidas. Escolha uma que você goste ou conheça muito bem. Ou uma das fábulas disponíveis neste link: https://www.refletirpararefletir.com.br/fabulas-pequenas Chame seu melhor amigo ou amiga, ou familiares, e sigam o roteiro abaixo para produzirem uma gravação em áudio mp3 no celular de uma dessas fábulas no formato PodCast.
SUGESTÃO DE FÁBULA:
A Cigarra e a Formiga
Num dia de Verão, a Cigarra cantava feliz.
Enquanto isso, uma Formiga passou por perto. Vinha cansada, carregando
penosamente um grão de milho que arrastava para o formigueiro.
─ Por que não ficas aqui conversando um pouco comigo, em vez de te cansar
tanto? Perguntou-lhe a Cigarra.
─
Preciso arrecadar comida para o Inverno ─ respondeu-lhe a Formiga. ─
Aconselho-te a fazer o mesmo.
─ Por que devo me preocupar com o Inverno? Comida não nos
falta… ─ respondeu a Cigarra, olhando em redor. A Formiga não respondeu,
continuou o seu trabalho e foi embora.
Quando o Inverno chegou, a Cigarra não
tinha nada para comer. No entanto, viu que as Formigas tinham muita comida
porque a tinham guardado no Verão. Distribuíam-na diariamente entre si e não
tinham fome como ela. A Cigarra compreendeu que tinha feito
mal…
Moral da história: Não penses só
em divertir-te. Estuda, para ter uma vida melhor no
futuro.
(adaptado de http://fabulasinfantis.blogs.sapo.pt/)
Na próxima página, criei um roteiro para ajudar você a
planejar o seu texto a ser lido e gravado como podcast sobre uma fábula que
você gosta ou mais se identifica. Ok?... Qualquer dúvida, me chame no WhatsApp.
Desejo sucesso em seus estudos!...
1 – Escolha uma fábula que contenha diálogo. Uma fábula que
você goste, que incite a sua imaginação e que tenha um vocabulário fácil de ser
lido por você e pelas pessoas que você escolher para participar da criação do
PodCast Fabuloso. Você pode escolher pessoas
da sua família ou amigos para gravarem o áudio do PodCast com você.
3 – Pegue régua, caneta, lápis e borracha e, no caderno comum ou de desenho, crie uma tabela, conforme o exemplo abaixo. Despois, separem as vozes do narrador e de cada personagem. (Caso necessário, faça adaptações no texto):
EXEMPLO:
PERSONGAGENS |
SONOPLASTIA |
FALAS (distribua todas as falas da fábula nesta coluna) |
SAUDAÇÃO |
Música em outro celular |
Olá! Meu nome é (seu nome). Sou aluna do 6° ano
(turma). E estou aqui com (nomes dos colaboradores). para apresentarmos o
PodCast sobre a fábula (nome da fábula), do autor (nome do autor). Espero que
gostem!... |
Narrador |
Sons imitando a cigarra. |
Num dia de verão a cigarra cantava feliz. Enquanto isso... |
Cigarra |
|
─ Por que não ficas aqui conversando um pouco comigo,... |
Formiga |
|
─ Preciso arrecadar comida... |
|
|
|
|
|
|
ENCERRAMENTO |
Despedida e agradecimento a todos os ouvintes. |
E esta foi a fábula (nome da fábula), do autor (nome do
autor). Espero que tenham gostado. Obrigado por ouvir!... |
Organize as falas de modo que cada participante do
PodCast possa ler na sua vez com mais facilidade.
5 – Vocês podem criar um texto de tudo que vão falar na gravação do PodCast. O texto pode conter:
INTRODUÇAO: Saudações – Apresentação dos autores e participantes da gravação – Título e Autor da fábula.
DESENVOLVIMENTO: Leitura
dramática da fábula.
CONCLUSÃO:
Despedida e agradecimento a todos os ouvintes.
Se necessário, cuidem da sonoplastia - produzam e
acrescentem sons que ajudem na compreensão dos acontecimentos da história
enquanto leem (sons de passos, de pessoas conversando, de tv ligada, de rádio,
de risos, de choro,...).
6 – Treinem a leitura do texto e da história em voz alta. Procurem identificar se há algum problema na pronuncia das palavras e vão ajudando uns aos outros a melhorar.
7 – Escolham um lugar tranquilo e silencioso. Liguem o gravador de áudio do celular e iniciem a gravação de seu PodCast Fabuloso.
8 - Escutem e analisem o áudio para ver se ficou boa a gravação. Caso necessário, repitam a gravação quantas vezes forem necessárias.
6.8.20
Acesso ao RA DO ALUNO, às contas de E-MAILS INSTITUCIONAIS, à redefinição de SENHA e alguns BENEFÍCIOS de tudo isso.
📚 Olá! Tudo bem? Espero que sim.
Sou o professor Alex. E neste vídeo, apresento um passo a passo de *como obter o seu RA, os seus e-Mails Institucionais, redefinir sua senha da SED ou dos e-mails institucionais e os benefícios disso tudo*. Durante a gravação, tive alguns problemas no decorrer do vídeo, com o áudio, mas vale a pena acompanhar a transmissão para tirar todas as dúvidas. Então, peço que relevem o áudio e os sons ambientes. Ok?...
Para aproveitar tudo que está vídeo, inscreva-se no canal e acesse os links abaixo:
📌Link do *ARQUIVO PDF DA APRESENTAÇÃO*: https://bit.ly/2Dq7hH2
📌Link do da *SECRETARIA
ESCOLAR DIGITAL – SED*: https://sed.educacao.sp.gov.br/Inicio
📌Link do vídeo no
YouTube: https://youtu.be/fotu0B1iNxg
📌Link de inscrição no
canal: https://bit.ly/proalex
Espero que o vídeo ajude você de
alguma forma. Se for o caso, deixe seu comentário, inscreva-se, se já não for
inscrito ou inscrita, ative o sininho de notificações e compartilhe o vídeo.
Deseja já agradeço por assistires ao vídeo e desejo sucesso em seus estudos!...
Um abraço e até breve!!!...
😃😃😃😃
*Vá direto para a parte do vídeo
que mais lhe interessa* clicando sobre os links numéricos:
📎 1 - Links (0:01) - *COMO
ACESSAR O RA DO ALUNO*
📎 2 - Link (5:29) - *COMO
PEGAR AS CONTAS DE E-MAILS INSTITUCIONAIS*
📎 2.1 - Link (9:18) - *CASO
VOCÊ TENHA ESQUECIDO A SENHA DOS E-MAILS E DA SED*
📎 2.2 - Link (10:52) - *ACESSANDO
À SED E PEGANDO SEUS E-MAILS INSTITUCIONAIS*
📎 3 - Link (12:35) - *COMO
USAR OS DOIS E-MAILS NO CELULAR OU COMPUTADOR*
📎 4 - Link (15:45) - *BENEFÍCIOS
DE USAR OS E-MAILS INSTITUCIONAIS*
📝*LINK DE INSCRIÇÃO NO
CANAL:* https://bit.ly/proalex
30.7.20
Em busca de novos conhecimentos para aprender a aprender e me comunicar ...
24.7.20
Do visível ao invisível: a técnica e os elementos visuais na obra Metamorphosis II de Escher
Arte e processo de criação - volume e dimensão
Aspectos positivos e negativos das abordagens: Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo.
Aspectos positivos e negativas nas abordagens de educação dos surdos
Linguagens e línguas: comunidades surdas e as relações interpessoais em foco
ABORDAGENS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO DA PESSOA COM SURDEZ
ABORDAGENS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO DA PESSOA COM SURDEZ
Rosimar Bortoline Poker
|
||
ORALISMO
|
COMUNICAÇÃO TOTAL
|
BILINGUISMO
|
Goldfield (1997) - Integração do surdo à comunidade
ouvinte.
|
Incorporação de modelos auditivos, manuais e orais para
assegurar a comunicação eficaz entre as pessoas com surdez.
|
Aquisição da Língua de Sinais como primeira língua da
comunidade surda.
|
Desenvolvimento da língua oral.
|
Visa a comunicação entre surdos e surdos, e entre
surdos e ouvinte
|
Uso autônomo desde a idade mais cedo possível
|
Língua oral, única forma de comunicação dos surdos.
|
Aprendizagem da língua oral aliada aos aspectos
cognitivos, emocionais e sociais.
|
Língua portuguesa como segunda língua, modalidade
escrita e se possível oral.
|
Proibição de gestos, língua de sinais e alfabeto
digital.
|
Favorável a utilização de recursos espaço-visuais como
facilitadores da comunicação.
|
A estrutura da Língua de Sinais sobrepõe-se à estrutura
da língua oral.
|
Surdez tida como deficiência.
|
Utilização de diversos recursos linguísticos (língua de
sinais, oral ou códigos manuais)
|
Brito (1993), a Língua de Sinais tem de suporte do
pensamento e de estimulador do desenvolvimento cognitivo e social.
|
Língua oral do país
|
Ciccone (1990), surdo visto como pessoa e a surdez como
uma marca que repercute em suas relações sociais, afetivas e comunicativas.
|
Os surdos formam uma comunidade, com cultura e língua
próprias, tendo assim, uma forma peculiar de pensar e
agir que devem ser respeitadas.
|
Dedicação plena dos convivas para reabilitação oral do
surdo.
|
Língua oral como insuficiente para o desenvolvimento
pleno da criança.
|
Vertente 1: a criança surda deve adquirir a Língua de
Sinais e a Modalidade Oral da Língua o mais precocemente possível,
separadamente.
|
O surdo deve ser reabilitação para a normalidade.
|
Valoriza o papel da família de compartilhar valores e
significados e de formar a subjetividade da criança.
|
Vertente 2: num primeiro momento, apenas a língua de
sinais e, num segundo momento, só a modalidade escrita da língua. A língua
oral neste caso fica descartada.
|
Leitura orofacial.
|
Valoriza a comunicação, a interação e a língua.
|
Quadros (1997), estudos têm apontado para essa proposta
como sendo a mais adequada para o ensino das crianças surdas, tendo em vista
que considera a língua de sinais como língua natural e parte desse
pressuposto para o ensino da língua escrita.
|
Educação oral com participação ativa na família,
especialmente da mãe, e na escola.
|
Uso simultâneo de diferentes códigos de linguagem
(língua de sinais, datilologia, português sinalizado etc.), bimodalismo.
|
Respeita a autonomia das línguas de sinais.
|