Translate

Inscreva-se no canal ProAlex

24.7.20

A arquitetura barroca e rococó brasileira como reflexo de espiritualidade e poder


No decorrer da história brasileira, a Arte tem acompanhado a vida do homem como reflexo de seus desejos, de seus anseios, de sua espiritualidade e universo interior, numa relação de poder e submissão entre o homens, e foi traduzida nas mais diversas formas de expressão, como: a pintura, a escultura, a música e a arquitetura. Esta, uma das formas artísticas mais marcantes do período colonial brasileiro, que, por meio de estilos como o Barroco e o Rococó, refletiu não apenas o contexto social, político e econômico como também a espiritualidade vivida na época.

Na arquitetura do século XVI, foram construídas igrejas e conventos de extrema rusticidade, visto que os recursos eram limitados. O uso de folhas de palmeiras sustentadas por traves de madeira, paredes de pau-a-pique  e taipa de pilão eram comuns.
Já no final do século XVII, a arquitetura brasileira já apresentava com mais frequência o ouso de tijolos, alvenaria e cantaria, e as construções adquiriam maior exuberância na decoração, apresentando características Barrocas, como: o uso do movimento, a aplicação da curva em oposição à ideia estática dos prédios. As igrejas do período foram marcadas por abóbadas, arcos e contrafortes na tentativa de levar o observador a se imaginar no infinito, o que denotava a forte influência religiosa na arquitetura do período. Aleijadinho e Francisco Xavier de Brito (? – 1751) foram grandes representantes da arquitetura desta época.

Em meados do século XVIII, já era marcante a presença do estilo Rococó na arquitetura brasileira, e isso pôde ser percebido nas igrejas de cidades como Minas Gerais, Belém e Pernambuco. O Rococó apresentou características como: o uso de cores luminosas e suaves, em contraposição às cores fortes do barroco; linhas curvas, suaves, sutis e delicadas; temas da natureza e religiosos. A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência é uma representante deste período que recebeu entalhamento de Francisco Xavier de Brito entre 1734-1736.

Enfim, é notável o quanto a religiosidade tem-se feito presente nas construções brasileiras, principalmente em igrejas, e como a arquitetura tem sido o reflexo não apenas da prosperidade econômica e poder de algumas cidades como também da espiritualidade que marcou o estilo Barroco e foi uma característica marcante no Rococó brasileiro em relação ao estilo praticado no resto do mundo.


CONSTRUÇÃO COMENTADA
Igreja com cruz no topo

Descrição gerada automaticamente

A igreja escolhida para esse comentário é a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Mariana, e é um dos mais belos cartões postais de Minas Gerais. É uma igreja da Ordem Terceira do Carmo que teve sua construção iniciada em 1784 e terminada em 1835.
A arquitetura da Igreja de Nossa Senhora do Carmo possui características típicas do estilo Rococó. Seu portal de entrada é atribuído a Aleijadinho, embora não exista provas disso.
Como pode ser visto na imagem anexa, a planta da igreja é retangular, com capela única. A porta é alta, e acima dela está o pórtico em pedra-sabão, com o brasão da Ordem do Carmo cercado por querubins. Apresenta duas torres laterais na forma cilíndrica, implantadas em recuo em relação à fachada. As cores claras e pouco contraste nas paredes chama a atenção para os frisos decorativos, em linhas curvas, que aparem acima da porta e das janelas e ainda contornam toda a construção.
A igreja sofreu um incêndio em 1999, durante sua restauração, e perdeu parte de sua estrutura interna. No entanto, as partes perdidas foram reconstituídas e ficaram em exposição.


REFERÊNCIAS

BARROCO Brasileiro. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: < http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo63/barroco-brasileiro >. Acesso em: 21 de Mar. 2020. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7

Rococó. In: Sua pesquia.com Disponível em: < https://www.suapesquisa.com/artesliteratura/rococo.htm > Acesso em: 21 de Mar. 2020.

Rococó. In: História das Artes. Disponível em: < https://www.historiadasartes.com/nomundo/arte-barroca/rococo/ > Acesso em: Acesso em: 21 de Mar. 2020.

Arquitetura rococó no Brasil. In: Site Portal Educação. Disponível em: < https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/arquitetura-rococo-no-brasil/51449 > Acesso em: 22 de Mar. 2020.

Xavier de Brito. In: Brasil Artes Enciclopedias. Disponível em: < http://www.brasilartesenciclopedias.com.br/nacional/xavier_de_brito.htm > Acesso em: 22 de Mar. 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário