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24.7.20

O domínio da técnica em Arte e os desafios e demandas de um novo século


De acordo com os PCNs de Arte (pp.22;25), na primeira metade do século XX, havia uma disciplina, o Desenho, na qual valorizavam-se habilidades manuais, os “dons artísticos”, numa visão utilitarista e imediatista da arte. Porém, esta forma de enxergar a Arte tem passado por transformações desde a virada do século, e atualmente é entendida de uma maneira mais abrangente, na qual a resolução de problemas ganha destaque - PCNs (p. 69) e influencia as práticas de ensino e aprendizagem no espaço escolar. Isso faz com que tanto professores quanto alunos não se limitem ao desenvolvimento e aprimoramento técnico mas sejam desafiados a desenvolverem também outras habilidades relacionadas ao uso da linguagem visual.

De acordo com Dondis (1997, p. 228), no ensino do alfabetismo visual, o aprendizado dos elementos básicos - como o ponto, a linha e seus tipos, o plano, a luz, a sombra, entre outros - devem ser explorados e aprendidos sob todos os pontos de vista de suas qualidades e capacidades expressivas no ensino de Arte. E isso leva à conclusão de que é fundamental o professor de Arte ser capaz de transmitir o conhecimento técnico relacionado ao desenho e compreender à sintaxe da linguagem visual.

No entanto, é importante lembrar que novas propostas pedagógicas têm enfatizado uma aprendizagem que vá além de um ensino tecnicista, e entre elas está a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa - uma proposta que considera o processo artístico através do fazer, da apreciação e da contextualização das obras de arte. Esta abordagem, em conformidade com os PCNs, possibilita ao professor estruturar sua prática pedagógica, de modo a viabilizar a aprendizagem por meio de situações que permitam aos estudantes novas descobertas sobre o processo criativo em Arte.

Tais mudanças na forma de abordar o ensino e aprendizagem em Artes refletem as demandas de uma sociedade que é cada vez mais tecnicista, tecnológica, industrializada, porém, desumana. No entanto, a Arte persiste, primordialmente, para isso, apropria-se da técnica e ir além dela, humanizando as relações entre as pessoas, dando-lhes inspiração e motivos para sonhar, criar, viver e serem felizes. São estes uns dos objetivos que se conseguem através da Arte ao propor situações que desafiem os alunos a acessarem seus conhecimentos prévios e os relacionem com os conceitos, técnicas e recursos que dispõem, ajudando-os a desenvolverem novas habilidades e alcançarem suas intenções comunicativas.

Finalmente, como consequência de tais contextos e mudanças na forma de pensar o ensino e aprendizagem em Arte, percebe-se que o papel do professor é fundamental para que se atenda às demandas de ensino e aprendizagem atuais. Da mesma forma, é imprescindível que a sociedade em geral, especialmente a comunidade escolar, tenha clareza sobre o papel docente no ensino da Arte na atualidade e apoie este professor em sua formação e prática pedagógica, entendendo que o ensino e aprendizagem pela qual ele é o principal responsável vai além da técnica e constitui-se em um desafio tanto para quem ensina quanto para quem aprende. 

REFERÊNCIAS

- DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. 240p.

- Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : arte / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. 130p.


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