De acordo com a exposição apresentada no vídeo, pode-se
perceber o quanto o Portfólio, associado a uma concepção de avaliação que
considera a participação ativa e autônoma do aluno, contribui para que ambos
estabeleçam uma relação mais harmoniosa entre si, com mais interação e
aprendizagem.
À avaliação que considera esses pressupostos mencionados
dá-se o nome de avaliação formativa. Mas não é só isso, este tipo de avaliação,
como o próprio nome diz, tem um olhar mais voltado ao processo de formação do
estudante, uma vez que considera: seus conhecimentos; estruturas cognitivas, ritmo
de aprendizagem, progresso individual; considera os “erros” como fornecedores
de informações diagnósticas e os alunos são vistos como corresponsáveis por sua
própria aprendizagem. Além disso, a avaliação formativa evidencia um caráter
qualitativo ao invés de quantitativo, quando considera a individualidade de
cada aluno e seu desenvolvimento.
Nesse processo, o portfólio, enquanto registro físico dos
conteúdos e atividades desenvolvidas, possibilita ao aluno uma autoavaliação de
sua aprendizagem durante todo o processo, na qual ele pode ver o seu próprio
progresso e tomando decisões que favoreçam o seu desenvolvimento durante todo o
processo; e ao professor, um acompanhamento do aluno, pautado em evidências de
aprendizagem, o que torna mais justa de avaliar o trabalho e o progresso de
cada aluno em sua individualidade.
Enfim, a compreensão sobre o que é a avaliação formativa
somada ao uso do portfólio em sala de aula como um dispositivo para este tipo
de avaliação, seja ela presencial ou virtual, é mais uma forma de promover a
democratização do acesso ao conhecimento e possibilitar que professor e aluno
sejam parceiros neste objetivo comum, aprender.
REFERÊNCIAS
BANAT, Ana Kalassa El. Metodologia e Prática do Ensino da
Arte Educação I. Ana Kalassa El Banat. Santos: Núcleo de
Educação a Distância da UNIMES, 2007. p. (Material didático. Curso de
Licenciatura em Artes Visuais).
PRIGOL, Edna. Portfólio e avaliação. Vídeo do site
YouTube. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=wF9B-n9tTsE>
Acesso em: 10 maio 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário