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24.7.20

Avaliação processual e portfólio


PARTE 1: O que é uma avaliação processual?

A avaliação processual é uma pesquisa sobre a qualidade do ensino que está sendo apresentado e o rendimento dos alunos durante o desenvolvimento de um projeto ou estudo, o que deve se dar ao longo de um tempo suficiente para que os alunos tenham se apropriado dos conhecimentos e habilidades propostas em cada atividade.


Diga se também que este é um tipo de avaliação que está em conformidade com o que prevê a Lei 9394/96 com relação a avaliação da educação básica, pois privilegia um acompanhamento contínuo do desenvolvimento dos estudantes, com “prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais”.


Embora esse tipo de avaliação tenha grande impacto na atuação dos professores e na forma de avaliar os alunos, é importante salientar também que a avaliação processual, ou qualquer outra, por si só, não resolve os problemas de aprendizagem – problemas que podem estar relacionados não apenas à condição econômica, social e cultural de cada estudante como também à capacidade gestora e o quanto se investe nela em educação.


Portanto, é necessário que a avaliação processual sirva também às instituições mantenedoras do ensino e seus representantes e agentes, levando-os a refletir sobre possíveis problemas que as próprias instituições escolares podem causar e que possam impactar negativamente tanto na qualidade do ensino quanto da aprendizagem de seus estudantes, tendo como consequência uma restruturação e maior investimento em material, espaço e estrutura que favoreçam o desenvolvimento dos projetos de ensino e aprendizagem em cada instituição.



PARTE 2: Como o portfólio colabora na avaliação processual?


O portfólio é um documento importante no processo de ensino-aprendizagem. Através dele pode-se fazer os registros gráficos, escrituras, desenhos, fotografias, anotações e projetos. Segundo Marisa Szpigel, os portfólios podem ser úteis para realizar a avaliação processual, pois:


“Possibilitam observar o ir e vir, o pensamento presente quando se produz algo, os caminhos percorridos, as descobertas e dificuldades, os projetos, as alterações de rota, as pesquisas e investigações que se ramificam por diferentes campos. Evidenciam a qualidade do inacabado, contrapondo-se às ideias de perfeição tão enraizadas quando se trata da arte.”.


Enfim, o portfólio colabora com a avaliação processual pois é uma forma de torna-la mais coerente, contínua, formativa, compreendida pelos estudantes e absolutamente integrada à prática artística, como sugerem os documentos orientadores das práticas pedagógicas.



REFERÊNCIAS


BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf> Acesso em: 08 abril 2020.
SZPIGEL, Marisa. Instrumentos para a avaliação processual em Arte. Site Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1783/instrumentos-para-a-avaliacao-processual-em-arte> Acesso em: 08 abril 2020.
NICOLIELO, Bruna. Avaliação processual: o raio X do ensino e da aprendizagem na sala de aula. Disponível em: < https://novaescola.org.br/conteudo/1411/avaliacao-processual-o-raio-x-do-ensino-e-da-aprendizagem-na-sala-de-aula> Acesso em: 08 abril 2020.

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