No Brasil, os retábulos representam uma das primeiras
manifestações artísticas realmente nacional. São expressões de fé, arte e
cultura religiosa que, por suas características estruturais e substanciais,
podem revelar mais do que aparentam a um primeiro olhar, como: o contexto
político, a realidade econômica e a organização social de um povo.
Como exemplo, os retábulos construídos no século XVIII,
no interior de São Paulo, que, grosso modo, eram feitos de madeira talhada e
pintada; com mão de obra indígena, talhadores e pintores modestos. E, embora
guardem semelhanças em relação aos moldes europeus - especialmente o estilo
rococó francês, revelam certa modéstia com relação aos elementos e cores. Tal
modéstia, segundo arquiteto e pesquisador da USP Mateus Rosada (apud FERREIRA,
2018), em nada diminui o valor da riqueza dos traços que compõem essas
construções se comparadas à retábulos de outras regiões do Brasil. Esses
retábulos refletem um momento de estagnação e pobreza; mas, ainda assim, rico
em suas diferenças e singularidade artística.
Já em Minas Gerias, por sua vez, os retábulos eram
construídos com colunas profusamente retorcidas e ornamentadas com elementos do
rococó francês: conchas, laços, guirlandas, flores e aves; coroamento formado
por arcos concêntricos; revestimento em talha dourada. Um exemplo é a Capela de
Santana, em Ouro Preto, na qual pode se perceber uma riqueza de elementos em
sua composição. Ela é o reflexo de um momento de prosperidade econômica e sócio
cultural mineira naquele momento.
Enfim, pode se notar como os retábulos, além de
contribuírem para as práticas e expressões religiosas de um povo, vão além do
físico-visível e revelam aspectos imateriais e históricos da vida social,
cultural e econômica, em determinado período da história. Eles são, de fato, revelações,
não apenas de anseios humanos e espirituais como também de parte da
historicidade de um povo.
REFERÊNCIAS
FERREIRA, Ivanir. Arte sacra paulista se destaca pela
exclusividade e valor histórico-cultural. Publicado em 1º de Dezembro de 218 no
site crb8. Disponível em: <http://www.crb8.org.br/arte-sacra-paulista-se-destaca-pela-exclusividade-e-valor-historico-cultural/>
Acesso em: 09 maio 2020.
MARTINI, Fatima Regina Sans. Estética e História da Arte Brasileira I. Fátima Regina
Sans Martini. Santos: Núcleo de Educação a Distância da UNIMES,
2007. p. (Material didático. Curso de Licenciatura em Artes Visuais).
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