Translate

Inscreva-se no canal ProAlex

24.7.20

Retábulo e a image da Mãe Peregrina de Shoenstatt


As artes plásticas religiosas são sempre ricas em suas formas de expressão, as quais buscam chamar a atenção para o estético mas também para o divino, a fim de atender às necessidades humanas de espiritualidade. E isso sempre ficou muito claro para mim, desde a infância.

Lembro-me que um dos meus primeiros contatos com o que hoje reconheço como retábulo foi a imagem da Mãe Peregrina de Shoenstatt, pois, quando criança, todos em minha casa eram ensinados a receber essa imagem, que representa Maria – a Mãe de Jesus, com um beijo, uma expressão de amor e carinho que poucos cristãos ainda praticam na atualidade.

A imagem da Mãe Peregrina de Shoenstatt é envolta por um retábulo de madeira que representa o santuário de Shoenstatt, na Alemanhã. O nome Shoenstatt, por sua vez, significa “Belo Lugar”. E, dizem que este lugar fica ainda mais belo pela presença do Divino que irrompe o humano durante as orações junto à imagem da Mãe Peregrina.

Enfim, reconheço a imagem da Mãe Peregrina de Shoenstatt como um belo exemplo de retábulo. E Shoenstatt é um lugar que eu gostaria de conhecer fisicamente, não só pela internet, e poder apreciar a riqueza de detalhes que envolvem o santuário e me marcaram desde a infância por meio da pequena imagem. É um sonho, especialmente agora que conheço um pouquinho mais sobre a arte religiosa através deste curso.

Referências

Site Mãe Peregrina. Mãe Peregrina de Shoenstatt. Disponível em: https://bit.ly/maeperegrinadeshoenstatt Acesso em: 07 maio 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário